Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Aviso a todos os alunos:

Atenção alunos, os testes, trabalhos e atividades avaliativas já começaram, as provas já estão por vir. Já passou da hora de estudar, estude e se sinta motivado pelas suas notas, que certamente serão muito otimizadas pelos professores.
Atenção 9°(fundamental) e 3°(médio) anos sintam-se motivados pela formatura de vocês, imaginem como seria ruim que vocês repetissem justamente no ano de sua formatura. Demonstrem-se interessados e mostrem a todos que vocês são capazes.
O calendário de provas e as notificações emitidas pela escola, serão exibidas em breve no blog.
A parte responsável pela gráfica (caderneta e pautas) serão entregues nas escolas até o final do mês de Abril.

quinta-feira, 25 de março de 2010

O desafio da indisciplina escolar.

Indisciplina é considerada por educadores como um dos problemas mais recorrentes dentro de sala de aula. Mas será que a escola está lidando corretamente com esta questão?Era uma aula como outra qualquer, mas com uma única e importante diferença: a aula sobre grandes navegações deu lugar a conversas paralelas, alunos dormindo, celulares tocando e jornais abertos sobre a mesa no lugar do livro didático, deixado em casa por algum motivo. Se você é professor, certamente já se viu em uma situação parecida com essa. Mas não se sinta sozinho (a), a indisciplina em sala de aula é um problema mais comum do que você imagina.Uma pesquisa realizada pela revista Nova Escola (editora Abril) e pelo Ibope em 2007 com 500 professores país mostrou que 69% deles apontavam a indisciplina e a falta de atenção como os principais problemas enfrentados dentro de sala de aula. Por muito tempo na história da educação, essas dificuldades foram atribuídas exclusivamente aos estudantes, o que ajudou a construir a famosa imagem do “aluno-problema”, ou seja, aquele aluno que não reconhece limite, que não respeita autoridade e que na gosta de aprender. Mas é preciso reavaliar essa realidade.Segundo especialistas em pedagogia, a indisciplina pode ser vista como a transgressão de dois tipos de regras. Primeiro, as morais, construídas socialmente para alcançar equilíbrio social, baseadas em princípios éticos universais: na xingar, não bater, não roubar, não agredir, etc. Geralmente, quando uma dessas regras é violada, o professor deve procurar a ajuda de outros profissionais, como o gestor pedagógico, a assistente social ou o psicólogo. São as mais graves e exigem uma avaliação conjunto com esses outros profissionais. Em segundo lugar, estão as violações das regras chamadas de “convencionais”. Elas são responsáveis por grande parte dos atos de indisciplina. Trata-se de regras criadas com fins específicos e que, por esse motivo, podem variar de uma instituição para outra: uso do celular, conversas, atrasos, saídas indevidas etc. Nesse caso, o professor deve procurar mais do que nunca compreender e não julgar. É preciso avaliar se as regras fazem sentido para os alunos, se há excesso de regras e se as punições não criam situações constrangedoras ou criam ainda mais insatisfação.Muitos professores acreditam ainda que esse tipo de respeito, de conhecimento moral e ético, deve ser aprendido em casa. Mas as questões ligadas à moral, à ética e a vida em geral também devem ser tratadas como conteúdos de ensino, tal como as grandes navegações ou o iluminismo. Em suma, a indisciplina pode e deve ser vista com um tópico relacionado ao processo de ensino aprendizagem.Segundo Ana Aragão, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), “as crianças não enxergam a utilidade de um regimento ou dos famosos combinados que não se sustentam. Elas não sentem a necessidade de respeitá-los e acabam até se voltando contra essas normas”.

terça-feira, 23 de março de 2010

Competição lançada:

Atenção Campus I e II manhã.
O liceu Campus II arrecadou mais pilhas e sabonetes nas para as aividades pedidas anteriormente, mesmo isso não sendo uma competição, o Campus II foi parabenizado por isso.

Agora, o que será anunciado abaixo, é realmente um competição, mais é uma competição em que o Campus II está agarrando com força e determinação.

A competição é: O Campus que maiores notas houver no boletim, será considerado o Campus mais inteligente.

Agarre você também essa idéia!!!

Queridos alunos...

Queridos alunos do liceu Campus II manhã e tarde, parabéns!!!

Vocês alunos de diferentes turmas, mostraram a solenidade mais uma vez...

No dia 23/03/2010, foi comemorado o aniversário da dirigente de turno da manhã e tarde do Campus II, e a forma que vocês a presentearam, foi a forma mais linda e deslumbrante possível.

Vocês a presentearam, com cestas de chocolates, com músicas românticas, com flores,com diversos outros presentes, e o principal, o carinho e o amor que vocês sentem por ela.

Fiquem sabendo que ela se sente realmente agradecida a vocês.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Queridos alunos...

Queridos alunos do liceu Campus II manhã, nos ajudem a arrecadar dinheiro para o aniversário de sua dirigente de turno.

Iremos parabenizar a D. Márcia, dirigente do liceu Campus II manhã e tarde.

Colabore conosco!!!
Nós lhe agradecemos antecipadamente!!!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Atenção:


50 alunos do 8° ano do liceu campus II fizeram uma visitação ao SESC - Quitandinha para estudarem o projeto Genôma, que foi apresentado a eles como matéria de ciências com a professora Érica.

A visitação aconteceu no dia 18 de março deste ano, no horário de aula.

OBMEP 2010


Atenção alunos, participem da 6ª olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas.

1ª Fase - 08 de junho de 2010
2ª Fase - 11 de setembro de 2010


Para maiores informações acesse:
http://www.obmep.org.br/

OBMEP 2009

Atenção:
Abaixo consta a lista dos alunos classificados na OBMEP 2009.

Campus I

Ana Clara Beck Cunha - 2ª Fase

Caio Marcos Viera da Igreja - 2ª Fase

Júlio Maxell Nelson Correa Urãula - 3ª Fase

Lucas Botelho da Silva - 1ª Fase

Lucas Vihuchi Braga - 1ª Fase

Luiz Felipe Bender - 1ª Fase

Luiza Dideco Antunes Kloh - 1ª Fase

Matheus da Silva Melo - 3ª Fase

Mayara Tesch Carreiro - 3ª Fase

Paulo Ricardo Borre Reis - 2ª Fase

Valter Kloh Júnior - 1ª Fase

Campus II

Lucas Ramos de Oliveira - 1ª Fase

Renan Ferreira Lopes - 1ª Fase

Aos alunos listados acima, Parabéns!!!

Arte na educação escolar...

Queridos alunos, faça do liceu, uma escola melhor.
Para isso, basta você apresentar dicas e sugestões ao seu dirigente de turno, e saber se ele vai aprovar as suas ideias.

Assim você pode tornar o ambiente onde você estuda, muito mais divertido.

Revolução Genômica

As turmas 912, 913 e 914 fizeram uma visitação ao SESC - Quitandinha, para estudarem o projeto "Revolução Genômica", que tem interesse na matéria de ciências. Com a professora Sandra.
Essa visitação apresentou aos alunos temas diversos...

Esperamos que tenham gostado...

Os alunos participantes receberam um CD explicativo sobre o projeto.

Visitação ao cinema:


Os nonos anos do Liceu Campus II fizeram um passeio ao cinema do mercado estação, no dia 10 de março deste ano.

Eles foram assistir ao filme " Invictus", que conta à história de Nelson Mandela. Enteresse na matéria de história.

Os professores concluiram que o comportamento das turmas foram ótimos.
Sendo assim eles estão de parabéns!!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Atenção alunos:

Queridos alunos, comuniquem ao seu dirigente de turno qualquer dano encontrado na escola no seu horário de entrada, pois caso não aja comunicação, os responsáveis serão os alunos no turno em que o inspetor encontrou o dano...
Por exemplo: Um aluno da manhã quebrou uma carteira escolar, já a tarde, os alunos entram e não comunicam, quando o inspetor for fazer a pauta, ele irá ver e culpar justamente o turno e a turma no qual se encontrava o objeto danificado... Já se o aluno se queixasse no início da aula, a culpa certamente seria da turma causadora ao dano...

Alunos, preservem sua escola.

A média de carteiras danificadas chegou a 6 por dia... Tenha cuidado!!!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Campanha do sabonete

Queridos alunos do liceu, parabéns! Vocês mostraram que o liceu é uma escola com pessoas de carater...

Atenção Campus II manhã e tarde: As turmas ganhadoras de uma semana de quadra na hora do recreio foras as turmas 910 e 714.
Parabéns!!!

terça-feira, 9 de março de 2010

RioCard escolar

Atenção alunos dos campus I e II.
As fotos para o cartão RioCard foram tiradas nos dias 12 e 17 de março.
Aos alunos que faltaram, as fotos serão tiradas no dia 18 de março, na própria escola. Não faltem! O uso do uniforme é obrigatório.
Os cartões ainda não tem data definida para a entrega.