Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Desfile Civico - Banda Imperador

  A Banda Marcial Imperador Dom Pedro II, da instituição de ensino Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, se apresentou no Desfile Cívico de 7 de setembro. Os integrantes disseram que estavam nervosos com a apresentação, apesar de ter sido um sucesso!
  Como em todo ano, a banda tocou uma música surpresa, nesse ano a escolhida foi PARTY ROCK do LMFAO. A banda veio com um DJ e dançaram algumas músicas.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dia da Patria

          O Dia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro) é um feriado nacional brasileiro celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.
          Em 1808, tropas francesas comandadas pelo imperador Napoleão Bonaparte invadiram Portugal como forma de retaliação ao país ibérico por sua recusa em participar do embargo comercial contra o Reino Unido. Fugindo da perseguição, a família real portuguesa transferiu a corte portuguesa de Lisboapara o Rio de Janeiro, então capital do Brasil Colônia. Em 1815, o príncipe regente D. João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, elevando o Brasil à condição de reino subordinado a Portugal, aumentando as independências administrativas da colônia.
Em 1820, uma revolução política irrompeu em Portugal, forçando o retorno da família real. O herdeiro de D. João VI, o príncipe D. Pedro de Alcântara, permaneceu no Brasil. Em 1821, a Assembléia Legislativa portuguesa determinou que o Brasil retornasse à sua condição anterior de subordinação, assim como o retorno imediato do príncipe herdeiro do trono português. D. Pedro, influenciado pelo Senado da Câmara do Rio de Janeiro se recusou a retornar em 9 de janeiro de 1822, na data que ficaria conhecida como Dia do Fico.
Em 3 de junho de 1822, dom Pedro convocou a primeira Assembléia Constituinte brasileira. Em 1º de agosto, declarou inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil e, dias depois, assinou o Manifesto às Nações Amigas, justificando o rompimento das relações com a corte de Lisboa e garantindo a independência do país, como reino irmão de Portugal.
Em 2 de setembro de 1822, um novo decreto com as exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a São Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina, atuando como princesa regente, se encontrou com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independência do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 7 de setembro. No mesmo dia, em cena famosa às margens do Riacho Ipiranga, ele declarou a independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal. De acordo com o pesquisador Laurentino Gomes, autor de livro sobre o evento, D. Pedro "não conseguiu esperar a chegada a São Paulo, onde poderia anunciar a decisão".Gomes acrescenta que ele "era um homem temerário em suas decisões mas tinha o perfil do líder que o Brasil precisava na época, pois não havia tempo para se pensar".
Um mês depois, em 12 de outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de Dom
Pedro I. As províncias da Bahia, do Maranhão e do Pará, que tinham juntas governantes de maioria portuguesa, só reconheceram a independência em 1823, depois de muitos conflitos entre a população local e os soldados portugueses.
No início de 1823, houve eleições para a Assembléia Constituinte que elaboraria e aprovaria a Carta constitucional do Império do Brasil, mas, em virtude de divergências com dom Pedro, a Assembléia logo foi fechada. A 1ª Constituição brasileira foi, então, elaborada pelo Conselho de Ministros e outorgada pelo imperador em 25 de março de 1824. Com a Constituição em vigor, a separação entre a colônia e a metrópole foi finalmente concretizada.  Mesmo assim, a independência só é reconhecida por Portugal em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil, por D. João VI.

Desfile Civico

          Na comemoração da Pátria, a Guarda de Honra Imperial, abrilhantou o desfíle cívico em Petrópolis.

           Fundada em 1990, a Guarda conta com 30 Componentes e está sob o comando de Akson Fernandes Mathias.


Se você deseja Participar desta atividade, procure o serviço de Orientação.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Lancamento "Liceu em Revista" + Mostra de Talentos

          No dia 16 de Agosto ocorreu o Lançamento da 1ª edição da Liceu em Revista. E para celebrar este grande projeto, os alunos de ambos os campus preparam uma mostra de talentos para animar o evento.
         A "Liceu em Revista" pretende se tornar a voz dos alunos do Liceu Mucipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Tendo como principal mentora a professora Ana Labronici, o projeto começou a ser planejado em maio de 2011 e depois de quase um ano de trabalho, nasce a primeira revista do meio estudantil de Petrópolis, sendo lançada com tiragem de três mil exemplares.
         Dentre os principais objetivos da revista, podemos destacar a ajuda na formação de cidadãos mais críticos; proporcionar aos jovens estudantes do ensino médio uma maneira de aprendizado e evolução; expor os talentos e habilidades dos alunos e ex alunos; lapidar habilidades e talentos nas diversas áreas de atuação da revista; tornar esse veículo de comunicação um meio sólido de troca de experiências e de aproximação da cominidade com o meio acadêmico.
         Moda, sociedade, esporte, sexo, carreiras, meio ambiente, cultura, cinema, música e saúde, estão entre os assuntos abordados na revista.
          O evento de lançamento da revista, foi apresentado pelo Álvaro Jr., diretor de redação e diretor financeiro da Liceu em Revista.

Álvaro Jr. apresentando o evento
Álvaro Jr. apresentando o evento
Álvaro Jr. apresentando o evento
Para a abertura do evento, estiveram presentes os membros do Coral do Liceu - Coral Voz Imperial -, regido pela professora Mary Rios.

Apresentação do Coral
Apresentação do Coral Voz Imperial

          Dando seguimento ao evento, a equipe do Liceu em Revista fez uma homenagem a professora Iara, que faleceu a pouco mais de ano, e deixou o espírito de conquista em cada aluno desta escola. Para este momento tão solene, estavam presentes os familiares da professora que prestigiaram todo o evento.
         Em seguida, o professor Allan Kardec Filho se apresentou, cantando ao vivo duas canções que animaram muito o publico.

Apresentação do Prof. Allan Filho
          Ao longo de todo o evento, ficou exposto um mural de desenhos magníficos feitos pelos alunos, Gabriel Henrique e Mariana Constantino.

Mural de exposição - Talentos no papel
          Tivemos ainda, a apresentação de Karatê, que impressionou nosso publico, e revolou a todos, muitos dos truques utilizados em lutas de artes marciais. Na apresentação do Karatê, foi homenageado o aluno Carolos Marcelo por ter ganho a medalha de Campeão Pan Americano de Karatê.
 
Apresentação de Karatê
Apresentação de Karatê
Apresentação de Karatê
Apresentação de Karatê
Apresentação de Karatê.


          Além dessas apresentações, o evento contou com muitas outras participações, como por exemplo, uma banda, composta pelos alunos Jozé Mozar, Pedro Souza, Pablo Martins, Anderson Farias e Matheus Stützel. A Banda, foi o envento mais esperado da noite.
Apresentação da Banda
Aluno Matheus Stützel na Guitarra
          Tivemos a ilustre presença da Ana Cristina, presidenta da ONG AnimaVida, que com poucos palavras, falou sobre a importância da preservação ambiental, e o cuidado com animais de rua, a conscientização quanto a preservação da natureza e projetos sócio ambientais.

Apresentação da ONG AnimaVida representada pela presidente Ana Cristina

          Além da importantíssima presença da Ana Cristina, contamos também com a Márcia Alves, captadora do banco de sangue do Hospital Santa Tereza, o qual o "Liceu em Revista" apoiou mais ao início do ano, com a campanha Doa Petrópolis. No projeto Doa Petrópolis, foi pensado na necessidade de conscientizar a população para a importância da doação de sangue. Para isso, foi montado um stand na praça D. Pedro durante uma semana no mês de fevereiro.

Márcia, Álvaro e Ana Labronici
Pablo, Márcia, Álvaro e Ana Labronici
Márica e Álvaro
Lorran, Carol Valero, Álvaro, Márca e Carol Kreischer
Stand do Liceu em Revista na praça D. Pedro
Álvaro Jr. e o Zé gotinha
          Contamos ainda com a presença do apresentador e jornalista Yure Moura, e com o empresário Frederico Procópio.
          Como talento Online, falamos sobre a exelente administração de um site de Humor, criado pelo aluno Carlos Marcelo - Meme Tunado (http://www.memetunado.com/).
          E como uma ultima apresentação em grande estilo, se apresentou a aluno Carol Kreischer, que arrasou cantando junto com a amiga Marina Costa.
          Ainda no evento, foi feito o lançamento do Portal do Liceu em Revista, que virá sempre com assuntos atualizados e com atualizações constantes de todo o conteúdo da revista. Portal Liceu em Revista (http://liceuemrevista.wix.com/liceuemrevista#!home/mainPage).
          Aproveitando a oportunidade a equipe do Liceu em Revista se uniu para homenagear a principal responsável pela revista, Ana Labronici.

Ana Labronici recebendo a Homenagem
           O evento foi prestigiado por mais de 300 pessoas e a todo momento foi feito a distribuição das revistas aos que estiveram presentes. O restante dos alunos do Liceu receberam um exemplar da revista, tendo sido entregues em sala de aula.

Comitê de entrega da Revista
Convidados do eventos
Convidados do evento
          O evento foi um grande sucesso. O liceu em revista, terá seus exemplares impressos sempre duas vezes ao ano, uma ao iniciar o ano, e outra, logo após ao recesso de Julho. Será uma edição por semestre, e todos os alunos, corpo docente e funcionários do Liceu tem direito do seu recebimento, alés é claro de toda a sociedade Petrópolitana.

Avisos para os alunos do Ens. Medio

Prezados pais ou responsáveis pelos alunos do Ensino Médio:
1- Calendário de avaliações do 3° bimestre:


2- A avaliação de Arte será no horário das aulas.

3-  As provas serão aplicadas às 19h30min. e os alunos serão liberados ao término das mesmas. O jantar será servido às 19h.

4- A segunda chamada de teste ou prova será aplicada ao aluno que apresentar atestado Médico ou motivo, por parte do responsável, que justifique a ausência (diretamente com os professores), no prazo de 48 horas.

5- Datas importantes:
07/Setembro – Dia da Pátria. Os alunos deverão estar participando do desfile cívico.
10/Setembro – Maratona escolar - No Campus I não haverá aula para os alunos do turno da tarde.
11/Setembro - Maratona escolar - No Campus I não haverá aula para os alunos do turno da manhã.
01/Outubro – Conselho de Classe – Não haverá aula.
02/Outubro – Conselho de Classe – Não haverá aula.
03/Outubro – Início do 4° Bimestre.
12/Outubro – Feriado Nacional – Dia de Nossa Senhora Aparecida - Não haverá aula.

6- Os boletins do 3° Bimestre serão entregues de 08 a 11 de Outubro.

7- Os responsáveis pelos alunos que apresentarem baixo rendimento serão convocados para reunião com a Orientadora Pedagógica.

Avisos para os alunos do Ens. Fundamental

Prezados pais ou responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental:
1- Calendário de avaliações do 3° bimestre:








2- As avaliações de Educação Física, HGPT/ET, Ens. Religioso e Arte serão aplicadas no horário das aulas.

3-  Nos dias de prova, o turno da manhã entrará às 7h30min. e o turno da tarde às 13h30min. As provas serão aplicadas após o recreio e os alunos serão liberados ao término das mesmas.

4- A segunda chamada de teste ou prova será aplicada ao aluno que apresentar atestado Médico ou motivo, por parte do responsável, que justifique a ausência (diretamente com os professores), no prazo de 48 horas.

5- Datas importantes:
07/Setembro – Dia da Pátria. Os alunos deverão estar participando do desfile cívico.
10/Setembro – Maratona escolar - No Campus I não haverá aula para os alunos do turno da tarde.
11/Setembro - Maratona escolar - No Campus I não haverá aula para os alunos do turno da manhã.
01/Outubro – Conselho de Classe – Não haverá aula.
02/Outubro – Conselho de Classe – Não haverá aula.
03/Outubro – Início do 4° Bimestre.
12/Outubro – Feriado Nacional – Dia de Nossa Senhora Aparecida - Não haverá aula.

6- Os boletins do 3° Bimestre serão entregues de 08 a 11 de Outubro.

7- Os responsáveis pelos alunos que apresentarem baixo rendimento serão convocados para reunião com a Orientadora Pedagógica.

sábado, 1 de setembro de 2012

Serra Serata

Festa Italiana chega a sua 3ª edição cheia de novidades
As diferentes identidades culturais de Petrópolis estão profundamente ligadas à sua história. Desde a fundação da cidade até os dias de hoje, são muitos os grupos étnicos que têm influenciado nossos costumes. Celebrando esta grande diversidade cultural, e homenageando mais um povo que criou raízes e deixou marcas por aqui, a Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo e a Casa D’Italia Anita Garibaldi, realizam entre os dias 05 e 09 de setembro de 2012, a 3ª edição da Serra Serata - A Festa Italiana de Petrópolis.

A Serra Serata acontece na Praça da Liberdade, que ganha ares de uma autêntica piazza italiana. A música animada, a dança, as deliciosas comidas típicas e tantos outros ícones da tradição italiana contagiam a cidade durante os cinco dias em que é realizada.

Entre as novidades deste ano está o grande show de abertura que ficará por conta do cantor Jerry Adriani. O artista de voz inconfundível traz para Petrópolis um repertório eclético, interpretando músicas italianas que o lançaram ao estrelato em 1964, e sucessos que o acompanham nestes 48 anos de carreira. Já no dia 06 de setembro, a banda local Fábrica faz um tributo a Renato Russo, trazendo ao público as músicas italianas do CD Equilíbrio Distante.

E como nas edições anteriores, no dia 07 de setembro, a Serra Serata se “veste” de verde e amarelo em comemoração ao Dia da Independência, com uma programação brasileiríssima. Este ano quem encerra a programação do “Dia do Brasil” é o percussionista Marco Lobo, um apaixonado pela pesquisa de sons e ritmos que tem o experimentalismo como uma de suas marcas.

No dia 08 a programação continua imperdível com o artista petropolitano Felipe Schmitt, com o show “Em Itália 2012” e o showman e compositor, Fred Rovella. Figura obrigatória nas mais importantes festas italianas do Brasil e, claro, na Serra Serata,  Fred Rovella reúne em seu repertório os imortais sucessos do passado e as grandes tarantellas, em uma divertida apresentação que não deixa ninguém ficar parado.

No dia 09, uma Missa Solene em homenagem aos imigrantes italianos, acontece às 10h30 na Igreja de Santo Antonio, no Alto da Serra. E na Praça da Liberdade, o último dia do evento também reserva grandes atrações como Grupo E La Nave Va, com Roberto Perrota e o cantor Luiz César que encerra a noite com grandes clássicos da música italiana.

O Centro de Cultura Raul de Leoni também entra na programação com o Festival de Cinema Italiano que acontece de 01 a 29 de setembro. O Festival traz oito grandes produções cinematográficas sobre a cultura e a história da Itália que poderão ser conferidas, gratuitamente, no Cine Humberto Mauro de segunda a sexta-feira, às 19h e sábados, às 17h. Imperdível!

Este ano, a Serra Serata presta homenagem aos 130 anos da morte de Giuseppe Garibaldi, intitulando o palco com seu nome. Garibaldi, conhecido como "herói de dois mundos" por ter participado de conflitos na Itália e na América do Sul, dedicou sua vida à luta contra a tirania e foi um importante personagem na Guerra dos Farrapos.

A programação completa da Serra Serata 2012 está disponível no site www.petropolis.rj.gov.br ou no Disque-Turismo 0800 024 15 16.
--
Isabela Lisboa
Assessora Especial de Comunicação
Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis
(24) 2233-1215 - 8823-4335