Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Comemoração Carnavalesca

O carnaval este ano foi muito alegre e bem animado! Diversos estudantes do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio compareceram ao evento. Eles se divertiram com as músicas, concursos e marchinhas de carnaval. Serpentinas, confetes, máscaras e fantasias fizeram a comemoração ficar ainda mais agradável. Com a presença dos professores e equipe de apoio, o evento aconteceu nos três turnos de ambos os Campus da escola. Foi grande um sucesso!

O Liceu também promoveu concursos de criação de máscaras, de fantasia, de samba no pé, desfile, entre outros. As competições foram avaliadas pela própria equipe da escola e concedeu aos alunos diferentes premiações.


No turno da noite, uma banda local veio agraciar os jovens trazendo músicas propostas pelos próprios alunos que se esbaldaram de tanto dançar. Como o turno trabalha com alunos mais velhos, a equipe gestora optou por unir ambos os Campus e transferiu, especialmente nesta ocasião, os alunos do Campus II para o Campus I, o que realmente deu muito certo!



Você pode conferir as fotos do evento clicando aqui.

Calendário de Provas - Ensino Fundamental




1- Calendário de avaliações do 1º bimestre:

Data
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
07/04 (2ª f.)
Matemática
Matemática
Matemática
Matemática
08/04 (3ª f.)
Ciências/Inglês
Ciências/Inglês
Ciências/Inglês
Ciências/Inglês
09/04 (4ª f.)
História
História
História
História
14/04 (2ªf.)
Geografia
Geografia
Geografia
Geografia
15/04 (3ª f.)
Português
Português
Português
Português

2 - As disciplinas  de Educação Física, HGPT/ET, Ens. Religioso, Ed. Artística  não terão provas. Os alunos deverão ser avaliados através de dois instrumentos,  no mínimo, a critério do professor.

3- Os alunos das demais disciplinas, deverão ser avaliados através da Prova, valendo 5,0 pontos e de,  no mínimo, mais duas avaliações perfazendo mais 5,0 pontos.

4 - As provas serão aplicadas obedecendo ao calendário acima e nos seguintes horários:
·         8º ano – entrarão 7h30 e sairão até às 9h15
·         9º ano – entrarão 9h30 e sairão até às 11h15
·         6º ano – entrarão 13h  e sairão até às 15h
·         7º ano – entrarão 15h15 e sairão até às 17h 15

5- A segunda chamada deverá ser solicitada por alunos maiores de dezoito anos ou responsável legal para alunos menores de idade, através de requerimento próprio, na Secretaria do Campus I, num prazo máximo de 48 horas. Após a solicitação o aluno deverá aguardar a avaliação do documento pela equipe gestora. Sendo ele deferido o professor receberá o nome dos alunos que farão a segunda chamada, bem como a data em que deverão realizá-la.

6 – Os dias dos Conselhos de Classe serão confirmados, por bilhete, posteriormente.

7 – Os boletins serão entregues no mês de maio em reunião a ser agendada brevemente.

8 – Os alunos terão os seus horários de merenda respeitados (lanches, almoço e jantar).

sábado, 29 de março de 2014

Calendário de Provas - Ensino Médio


1-Calendário de avaliações do 1° bimestre.

Data
1ª Série
2ª Série
3ª Série
04/04 (6ª f)
Matemática
Matemática
Matemática
07/04 (2ª f)
Geografia
Geografia
Geografia
08/04 (3ª f)
Lingua Portuguesa/Inglês
Lingua Portuguesa/Inglês
Lingua Portuguesa/Espanhol
09/04 (4ª f)
Literatura/Química
Literatura/Química
Literatura/Química
14/04 (2ª f)
Física
Física
Física
15/04 (3ª f)
Biologia/História
Biologia/História
Biologia/História

2-Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química, Biologia, Física e História os alunos deverão ser avaliados através de uma prova,valendo 5,0 e no mínimo mais duas atividades avaliativas perfazendo mais 5,0 pontos.Nas Disciplinas de Inglês, Espanhol e Literatura eles deverão ser avaliados com uma prova e no mínimo mais uma atividade avaliativa . Nas disciplinas de Educação Física, Arte Sociologia e Filosofia eles não farão provas e deveram ser avaliados através de no mínimo duas atividades avaliativas.

3-As provas terão inicio às 19h30,pois a jantar será servido a partir das 18h30.

4- A segunda chamada deverá ser solicitada por alunos maiores de 18 anos ou responsável legal para menores de idade, através de requerimento próprio, na secretaria do Campus I,num prazo máximo de 48 horas. Após a solicitação o aluno deverá aguardar a avaliação do documento pela equipe gestora. Sendo ele deferido o professor receberá o nome dos alunos que farãoa segunda chamada, bem como a data em que deverão realizá-la.

5-Os dias do conselho de classe serão confirmados,por bilhete, posteriormente.

6-Os bolentins serão entregues no mês de Maio em reunião a ser agendada brevemente.

7- Os alunos terão os seus horários de merenda respeitados (lanches, almoço e jantar)

domingo, 23 de março de 2014

HPV (Papilomavírus Humano)


O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).

Transmissão do Papiloma Vírus Humano (HPV):                                                                                  
A transmissão se dá predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), de auto-inoculação e de inoculação através de objetos que alberguem o HPV.
Diagnóstico:

As características anatômicas dos órgãos sexuais masculinos permitem que as lesões sejam mais facilmente reconhecíveis. Nas mulheres, porém, elas podem espalhar-se por todo o trato genital e alcançar o colo do útero, uma vez que, na maior parte dos casos, só são diagnosticáveis por exames especializados, como o de Papanicolaou (teste de rotina para controle ginecológico), a colposcopia e outros mais sofisticados como hibridização in situ, PCR (reação da cadeia de polimerase) e captura híbrida.
Sintomas:

A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido ao de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas. Se a alteração nos genitais for discreta, será percebida apenas através de exames específicos. Se forem mais graves, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e do pênis.
Tratamento:

O vírus do HPV pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que estava infectada. Uma vez feito o diagnóstico, porém, o tratamento pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico: cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado.
Recomendações:

- Lembre-se que o uso do preservativo é medida indispensável de saúde e higiene não só contra a infecção pelo HPV, mas como prevenção para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis;
- Saiba que o HPV pode ser transmitido na prática de sexo oral;
- Vida sexual mais livre e multiplicidade de parceiros implicam eventuais riscos que exigem maiores cuidados preventivos;
- Informe seu parceiro/a se o resultado de seu exame para HPV for positivo. Ambos precisam de tratamento;
- Parto normal não é indicado para gestantes portadoras do HPV com lesões genitais em atividade;
- Consulte regularmente o ginecologista e faça os exames prescritos a partir do início da vida sexual. Não se descuide. Diagnóstico e tratamento precoce sempre contam pontos a favor do paciente.

Fonte: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/hpv-papilomavirus-humano/

sábado, 22 de março de 2014

Desfile Cívico de 2013

       Patriotismo, dança e música de vários estilos marcaram o desfile cívico de Petrópolis. Cerca de oito mil pessoas, segundo a Polícia Militar, se reuniram na Rua do Imperador, no Centro Histórico, para ver as bandas de 30 entidades e escolas de rede pública e particular desfilarem. A abertura ficou a cargo do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão Dom Pedro II.
      Antes das escolas, os militares foram a atração do desfile com a presença da Guarda Municipal, Jeep Clube de Petrópolis, 26ºBatalhão da Polícia Militar, 15º Grupamento de Bombeiros e Defesa Civil. No repertório, o público pode conferir as tradicionais canções executadas pelas bandas marciais, mas também um pouquinho de inovação, com canções de vários gêneros, com Michael Jackson, tema do Ayrton Senna  e até funk com o sucesso 'Show das Poderosas' de Anitta.
      O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, como sempre, abrilhantou a festividade cívica. Destacaram-se a Banda Marcial Imperador Pedro II e a Guarda de Honra Imperial, que com vários ensaios, conseguiram apresentar um excelente trabalho. Veja algumas fotos da apresentação do Liceu:

Foto: Guarda de Honra Imperial

Foto: Banda Marcial Imperador Pedro II
 
 
         Além do Liceu, outras escolas abrilhantaram o desfile no centro histórico petropolitano, cerca de 30 escolas e entidades animaram o público. Dentre elas estão, a Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva e a Escola Municipal Rubens de Castro Bomtempo. Veja fotos de suas respectivas apresentações:
 
Foto: Banda Municipal de Petrópolis - BAMUPE 

Foto: Banda Marcial Imperial de Petrópolis
 
 
       Para o prefeito Rubens Bomtempo, a participação popular nas comemorações da Semana da Pátria demonstra a mobilização da sociedade com a história do país e com o processo de formação do povo brasileiro. “Com a proclamação da independência do Brasil, Dom Pedro I esteve comprometido com a nossa liberdade e autonomia. Esse foi o papel dele e é nosso papel que estejamos todos comprometidos com o Brasil para alcançar uma melhor qualidade de vida para todos”, disse.
 
O prefeito Rubens Bomtempo assistiu aos desfiles de 7 de Setembro (Foto: Divulgação)
 
Parabéns a todos que participaram desta linda festividade cívica !
 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Escola da Paz

       
Inicio do Projeto Escola da Paz no Liceu Municipal

          O Projeto ESCOLA DA PAZ é iniciativa da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Petrópolis, apoiada pelas escolas interessadas, e pela Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis. - O Projeto realiza palestras visando a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola, e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. As palestras são realizadas separadamente aos segmentos: Professores; Pais; Alunos. - Depois desta fase, são eleitos 02 alunos pela escola, que se tornarão Agentes da Cidadania Escolar. Recebem Capacitação sobre: Técnicas de Reunião e Solução de Problemas; Técnicas de Oratória; Direitos e Deveres à Luz do ECA; Organização de Associações Estudantis. - Na sequência se espera sejam criadas Associações de Alunos e Encontros de Pais, bem como implantado de forma participativa um Regulamento Disciplinar. O conjunto de ações dá sustentabilidade ao Projeto

Agenda das palestras

2ª - 17/03 - 18:45hs - Palestra para os PAIS - Campus 1
3ª - 18/03 - 18:45hs - Palestra para os PAIS - Campus 2
4ª - 19/03 - 19:00hs - Palestra ALUNOS - Campus 1
5ª - 20/03 - 09:00hs - Palestra ALUNOS - Campus 1
5ª - 20/03 - 13:00hs - Palestra ALUNOS - Campus 1

Ficou combinado que os alunos do Campus 2 se deslocarão para as palestras no Campus 1.






Saiba mais em: Escola da Paz Petrópolis

E para conferir as fotos das palestras clique aqui.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Liceu no aniversário de 171 anos de Petrópolis

Alunos do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio acompanharam as festividades do aniversário de 171 anos de Petrópolis, comemorado no dia 16 de março. Ao lado da gestora da escola, Renata Martins, os estudantes presenciaram momentos de cultura, informação e lazer.

A banda do 32° Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrópolis prestigia aniversário da cidade (Foto: Luiz Antonio do
Amaral)

A festividade começou às 9h30 com uma missa de ação de graças na Cadetral São Pedro de Alcântara. Na igreja, que é monumento histórico da cidade, o Coral Municipal de Petrópolis abrilhantou ainda mais a manhã de domingo. Às 10h30 houve a deposição da coroa de flores no monumento Koeler, em homenagem ao idealizador do plano urbanístico da cidade. A banda do 32° Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrópolis prestigiou o evento tocando o Hino de Petrópolis e, em seguida, o Hino Nacional. 

Alunos do Liceu assistiram solenidade na Praça D. Pedro II (Foto: Luiz Antonio do Amaral)

Por volta das 11h00, aconteceu a deposição de coroa de flores na estátua do Imperador D. Pedro II, em homenagem ao primeiro empreendedor da cidade. A Guarda do Liceu, também chamada de Guarda de Honra Imperial, deu um show à parte. Juntamente com a Guarda, a banda 1° de Setembro acompanhou a solenidade.

Guarda de Honra Imperial homenageou o primeiro empreendedor de Petrópolis (Foto: Luiz Antonio do Amaral)

Em seguida, às 11h30, os alunos do Liceu uniram-se à população e ficaram para o corte do bolo de aniversário de Petrópolis.

Bolo de aniversário de Petrópolis (Foto: Luiz Antonio do Amaral)

sábado, 15 de março de 2014

Liceu estará presente no aniversário de 171 anos de Petrópolis; saiba como participar






O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio estará presente na comemoração de aniversário de 171 anos de Petrópolis. A maior escola pública da cidade acompanhará quatro eventos importantes na manhã deste domingo, 16 de março.

Preste bem atenção e anote em um papel a programação das comemorações em que o Liceu vai participar:

Domingo, 16 de março de 2014.

09h30 - Missa em ação de graças pelo 171° aniversário de Petrópolis
• Participação especial do Coral Municipal de Petrópolis
• Local: Catedral De São Pedro De Alcântara - Rua São Pedro de Alcântara, 60, Centro

10h30 - Deposição da coroa de flores no monumento Koeler, em homenagem ao idealizador do plano urbanístico da cidade
• Participação especial da banda do 32° Batalhão de Infantaria Motorizado
• Local: Praça Princesa Isabel - Em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara

11h00 - Deposição de coroa de flores na estátua do Imperador D. Pedro II, em homenagem ao primeiro empreendedor da cidade
• Participação especial da Guarda de Honra Imperial, acompanhada pela Banda 1° de Setembro

11h30 - Corte do bolo de aniversário de Petrópolis
• Distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica
• Local: Praça Visconde de Mauá (em frente ao Centro de Cultura Raul de Leoni)

Além dessa programação, a prefeitura também preparou para a festividade:

9h – Copa de Tênis de Mesa da Liga Serrana
Esporte Clube Corrêas – Rua Vigário Corrêa, 342, Corrêas

10h – Distribuição de cartilhas “Como proceder em casos de chuvas fortes”
Praça D. Pedro – Rua do Imperador, Centro

10h às 13h e 14h às 17h – Oficinas de Arte – Projeto Arte Móvel
Arte, pintura, montagem de vídeo a partir de fotos, origami, montagem de livro 3D, oficina de mangá, circense e “Passinho”
Parque Municipal de Petrópolis - Estrada União e Indústria, 10.000, Itaipava - Entrada franca

A partir das 18h – Shows das bandas A Rebelião, Fábrica e Hollywood Jam
Parque Municipal de Petrópolis - Estrada União e Indústria, 10.000, Itaipava - Entrada franca

11h às 17h – Museu Imperial
Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Entrada franca

9h às 17h - Casa de Santos Dumont
Rua do Encanto, 22, Centro - Entrada franca

8h30 às 16h – Museu Casa do Colono
Rua Cristóvão Colombo, 1034, Castelânea -  Entrada franca

9h às 18h – Palácio de Cristal
Rua Alfredo Pachá, s/n°, Centro - Entrada franca

17h – Teatro Infantil “Cinderela de gato e sapato”
Theatro Dom Pedro - Ingressos a R$ 1. – Praça dos Expedicionários, s/nº, Centro

17h – Show Modinhas Imperiais – Trio Imperial e Andrea Dutra
Palácio de Cristal – Rua Alfredo Pachá, s/n°, Centro - Entrada Franca

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Os alunos do turno da manhã e do turno da tarde do Liceu M. P. C. Ambrósio precisam, OBRIGATORIAMENTE, usar uniforme para serem identificados pela equipe gestora da escola. 

Por ser uma atividade extracurricular, os alunos do ensino fundamental que participarem do evento terão acréscimo de 1 (um) ponto na média de HGPTET – História e Geografia de Petrópolis e Trânsito e Turismo. Os alunos do ensino médio também terão acréscimo de 1 (um) ponto nas médias de Filosofia, Sociologia e História.

USO DO CARTÃO ESCOLAR:
O cartão escolar costuma não funcionar aos domingos e feriados. No entanto, a passagem de ônibus (paga em dinheiro vivo) será mais barata em todos os domingos do mês, por determinação do prefeito Rubens Bomtempo. Elas custarão R$ 1,40 neste domingo, 16 de março.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Convocação reunião de pais: Projeto Escola da Paz

CONVOCAÇÃO

Por ordem do MM Juiz Dr. Alexandre Teixeira de Souza, fica Vossa Senhoria CONVOCADA para a palestra do Projeto ESCOLA DA PAZ, a ser realizada nesta escola pelo Coordenador do Projeto, Sr. Denilson Cardoso de Araújo, da Vara da Infância e da Juventude.

A reunião, com duração de 2 horas, ocorrerá na sede do Campus I, no próximo dia 17/03/2014 a partir das 18 horas e 45 minutos.

Dada a importância do evento, a sua presença é indispensável. Faz-se necessário lembrar os deveres do poder familiar que a V. Sa. está obrigada (o), dentre os quais se inclui o atendimento às convocações da escola. Por isso, vale lembrar que a eventual ausência injustificada poderá ser examinada pela autoridade competente sob a ótica do art. 133 do Código Penal, onde se prevê o crime de abandono intelectual.

Caso lhe seja necessário, será fornecida pela escola declaração de comparecimento para apresentação em local de trabalho, justificando eventual dispensa.
A direção.

Informações importantes:

REUNIÃO DE PAIS
ASSUNTO:  Palestra Escola da Paz
DATA: 17 de março de 2014
HORÁRIO: a partir das 18h45
LOCAL: Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, Campus I.
ENDEREÇO: Rua Oscar Weinschenck, 150 - Centro, Petrópolis.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Concurso de Máscaras 2014

Os alunos do Liceu Campus I e II manhã e tarde confeccionaram junto à seus professores de Educação Artística Máscaras Carnavalescas para o concurso de Mascaras 2014. O objetivo deste concurso é despertar no adolescente um instinto de criação, julgamento, competitividade e além disso, estimular o uso da imaginação e criatividade. Após a elaboração das máscaras, a equipe de Redes Sociais do Liceu avaliou todas as máscaras realizando uma pré-seleção. Os critérios de avaliação utilizados foram os cuidado com detalhes, o trabalho de mão de obra, o diferencial de cada ideia e sobretudo a criatividade e originalidade de cada aluno. Depois de pré-selecionadas, as máscaras foram fotografadas e postadas em nosso Facebook para votação. A premiação se dará em 3 momentos (Campus I, Manhã; Campus I, Tarde; Campus II, Manhã) e em cada momento serão premiados 3 alunos com os prêmios de 1º, 2º e 3º lugar. As fotos mais curtidas deste álbum de cada campus e turno terão seus respectivos prêmios:
1º lugar: Um lanche no Mc Donald's Fast Food;
2º lugar: Uma caixa de chocolate;
3º lugar: Uma caixa de chocolate pequeno.

As máscaras que não foram fotografadas foram desclassificadas. As mascaras tem até às 23h59min. do dia 9 de Março (Domingo) para serem curtidas (votadas). Boa Sorte à todos os participantes.

Para votar, clique aqui.
OBS.: Para votar é necessário ter uma conta no Facebook.