Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

sábado, 31 de maio de 2014

No Brasil, 8,5 milhões de alunos estão atrasados duas séries na escola


Mais de 8,5 milhões de alunos brasileiros estão atrasados pelo menos dois anos na escola. Os dados são do Censo da Educação Básica 2013 e mostram que 6,1 milhões de estudantes do ensino fundamental e 2,4 milhões do ensino médio não estão na série ideal.
Nessas duas etapas de ensino o país tinha 37,3 milhões de matrículas em 2013. São crianças e adolescentes que reprovaram, abandonaram a escola ou já foram alfabetizados com atraso.
"Nós temos esse descompasso, que é a falta de correspondência entre e a idade e o ano escolar. A responsabilidade de solucionar esse problema é do governo federal e dos governos estaduais e municipais, junto com a sociedade. Não é só um problema de gestão do setor público, é uma questão das prioridades que a sociedade estabelece", afirma Maria Beatriz Luce, secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação). 
O ideal é que o aluno tenha 6 anos no 1º ano do ensino fundamental e complete 14 anos no 9ª ano. Já as três séries do ensino médio devem ser feitas entre os 15 e os 17 anos. A realidade, porém, é que 21% dos estudantes do fundamental e 29,5% do ensino médio não estão na sala correta. 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Alunos do Liceu participam de palestra sobre 50 anos da Ditadura Militar

Foto: Cineasta Silvio Tendler realiza na UCP palestra sobre os 50 anos da Ditadura Militar.

Acesse: http://bit.ly/1jdGMgu
Silvio Tendler  participa de palestra na UCP
Aconteceu, durante a noite da última quarta-feira, 21, uma palestra com Silvio Tendler na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Lá, o cineasta conversou com alunos, professores e outros interessados sobre os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil.  Acompanhados pela professora de História Glaucia Caire, os alunos da turma 3001 e 3002 do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio prestigiaram o evento.


Antes da conversa com o diretor foi exibido “Jango”, filme que rendeu a ele uma das três maiores bilheterias de documentários da história do cinema brasileiro, atraindo um milhão de telespectadores. As outras duas maiores bilheterias também são de Tendler, com “O Mundo Mágico dos Trapalhões” e “Os Anos JK”.



 (Fotos: Divulgação/UCP)
“Esse documentário fez parte dessa campanha maior que foi o Diretas Já. O interessante é que todos aqueles que participaram do filme não se preocuparam se ele ia se projetar ou não. Era mais para tirar da garganta um grito que estava engasgado”, explicou Tendler. Para ouvir as palavras do diretor sobre a obra, o público lotou o Salão Nobre da UCP.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Programa Atletas na Escola


Comunicamos que no dia 31/05 (Sábado), faremos uma seletiva para alunos interessados em participar do programa "Atleta na Escola" que visa formar equipes que competirão nas seguintes etapas: Municipal, Estadual e Federal.
As modalidades são: Vôlei e Judo Feminino e Masculino, nas seguintes categorias: 12, 13 e 14 anos (nascidos em 2000, 2001 e 2002) e 15, 16 e 17 anos (nascidos em 1997, 1998, 1999).
Os interessados deverão comparecer ao Ginásio Poliesportivo do Liceu Municipal Campus I às 14 horas com roupa apropriada para a seletiva.

Importante ressaltar que apenas os alunos regularmente matriculados na instituição que podem realizar as inscrições e participar da seletiva.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sarau de Poesias sobre Petrópolis

No sábado Letivo do dia 26 de Abril de 2014 o Liceu realizou um sarau de Poesias sobre Petrópolis, que encantou aos professores e mobilizou os alunos a realizarem diversos trabalhos para a culminância do projeto.

No Campus I os alunos realizaram exposições de poesias e frases literárias durante os três turnos. Pela manhã os professores Gustavo, Mariana e Kátia deram um show sobre poesias. Seus alunos apresentaram suas produções. A professora Cleide e o professor Alexandre juntamente com seus alunos deixaram suas marcas pela escola com diversas poesias expostas nos murais.

No Campus II os alunos do turno da manhã assistiram a uma oficina sobre construção de textos poéticos apresentado pelo professor Ataualpa Filho. Segundo a orientadora do turno, Ana Labronici, "Sua predisposição e empolgação contaminou a todos". Houve ainda uma apresentação do grupo de danças folclóricas alemãs de Petrópolis Bergstadt. Durante o turno da noite, a apresentação foi realizada no Campus I, com uma linda apresentação de um trio de sopro - grupo de um aluno da turma 1010 - que fechou nossa noite com Tim Maia e Roxette no querido Salão Nobre.


"Foi muito legal, hoje, no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio: sábado letivo com SARAU LITERÁRIO!!!! Gostaríamos de agradecer aos inspetores, pois muito eficientes, demonstraram um potencial e uma disposição enorme para trabalho de equipe! Isso é difícil de se ver! Foi por tudo isso que o Sarau foi muito prazeroso e proveitoso!" - disse a orientadora escolar Ana Labronici na Rede Social.
O grande poeta e professor ATAUALPA FILHO no SARAU LITERÁRIO do Liceu, nos presenteou com 4 volumes de um de seus inúmeros livros de poesias! Nossa sala de leitura ficará mais rica ainda, nossos alunos já se apossaram dos livros para a leitura! Isso é bom demais!


"Fiquei impressionada! Quem não foi, perdeu!  Ufa! Que maratona! Valeu a pena cada momento! Parabéns a todos! Aprendizagem assim é mais gostosa e significativa. Quem viveu as experiências, as levará por toda sua vida. Beijos." - Disse a diretora de gestão do LMPCA Renata Martins na Rede Social.
Veja as fotos do evento clicando aqui.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Projeto Escola da Paz

O responsável pelo projeto Escola da Paz - Denilson Cardoso de Araújo - realizou no dia 07 de maio - Quarta-Feira -, no Salão Nobre do Campus I, uma reunião muito produtiva com os Representantes de Turma de nossa escola. A ideia era conscientizá-los para a eleição de seus representantes que participarão do treinamento de Agentes da Cidadania Escolar. Mas, além disso, serviu também para esclarecimentos sobre o porquê da postura do projeto - que alguns acham muito severa - de combate ao funk pornográfico que predomina hoje nesse meio; sobre o método utilizado nas palestras; sobre os próximos passos do Projeto, etc.
 
A reunião foi aberta e fechada com a exibição do vídeo sobre o trabalho feito até aqui naquele Colégio. Ao final, um a um, os Representantes assumiram solenemente compromisso de adesão ao Projeto. Boas notícias virão!

Confira abaixo as fotos da Reunião:








Fonte de pesquisa: http://escoladapaz-petropolis.blogspot.com.br/2014/05/liceu-reuniao-com-os-representantes-de.html

segunda-feira, 12 de maio de 2014

OBMEP 2014


Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Em 2014 a OBMEP comemora a sua décima edição. Com grande adesão e apoio das escolas, professores, pais e alunos, o programa frutificou e novos projetos foram iniciados, possibilitando novos acessos a um ensino de matemática diferenciado.
Em 2013, cerca de 19 milhões de alunos espalhados por quase todos os municípios brasileiros (99.3%) participaram da competição. Convidamos todos a participar desta 10ª edição, a OBMEP 2014!
O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio já está inscrito nesta edição e os alunos poderão realizar as provas nas seguintes datas:
1ª Fase: 27 de Maio - Terça-Feira;
2ª Fase: 13 de Setembro, - Sábado às 14h30min.
Para mais informações, acesse: http://www.obmep.org.br/

Livro é lançado na Casa de Educação Visconde de Mauá


Estudantes de 2 turmas do 8º ano do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio e diretores de outras dez escolas municipais participaram, nesta sexta-feira, 9 de Maio, do lançamento do livro infanto-juvenil “O filho do Reno”, da autora Laura Bergallo. O prefeito Rubens Bomtempo e a secretária de Educação, Mônica Freitas, receberam a autora na Casa de Educação Visconde de Mauá, pela manhã. Foi distribuído livros para todos os estudantes que lá estavam. No lançamento do livro, ela falou sobre sua relação com Petrópolis, e, junto com a ilustradora da obra, Martha Werneck, autografaram as cópias recebidas pelos alunos e diretoras. A Prefeitura irá distribuir 6 mil cópias da obra aos estudantes do 7º e do 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
A história se passa em Petrópolis. O livro conta a história de um grupo de adolescentes acostumados a se divertir na internet, que passava as férias em um clube no Quitandinha. Na história, quando a rede sai do ar, eles ficam sem saber o que fazer. A solução foi ouvir as histórias do jardineiro do clube, que conta lendas do século V passadas no vale do Rio Reno, região onde hoje é a Alemanha. Da área, vieram colonizadores de Petrópolis no século XIX. O livro, então, traz referências históricas e geográficas, fazendo uma ponte entre a Petrópolis do século XXI e um povo germânico, de mesma antecedência, do século V.


Para visualizar mais fotos do evento, clique aqui
Para saber mais sobre a escritora, acesso o site: http://www.laurabergallo.com.br/


                                                 Alunos do Liceu assistindo a apresentação do livro.


                                                 Escritora Laura Bergallo e ilustadora Martha Werneck.


                                                 Escritora autografando as cópias entregues aos alunos.


                                                 Prefeito recebendo o livro das mãos da escritora.

Conselho de Classe


Seguem as datas dos conselhos de Classe do 1º Bimestre:

Campus I
Manhã (8º e 9º anos) - Dias 12 (Segunda-Feira) e 13 (Terça-Feira) de Maio.
Tarde (6º e 7º anos) - Dias 13 (Terça-Feira) e 14 (Quarta-Feira) de Maio.
Noite (1º, 2º e 3º anos) - Dias 12 (Segunda-Feira), 13 (Terça-Feira) e 14 (Quarta-Feira) de Maio.

Campus II
Manhã (8º e 9º anos) - Dia 14 (Quarta-Feira) de Maio.
Noite (1º, 2º e 3º anos) - Dias 13 (Terça-Feira) e 14 (Quarta-Feira) de Maio.

Observação: Nos dias de conselho não haverá aula de acordo com a escala acima.

domingo, 11 de maio de 2014

ENEM 2014


 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes do ensino médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação.
A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias traz questões sobre as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A de Ciências da Natureza e suas Tecnologias cobra conhecimentos de Química, Física e Biologia. Linguagens, Códigos e suas tecnologias envolve questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Já a prova de Matemática e suas Tecnologias tem questões de Matemática (Geometria e Álgebra).

Em 2014 as provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de Novembro. As inscrições serão feitas, pela internet, entre os dias 12 e 23 de maio.
A taxa de inscrição será no valor de R$ 35, com isenção para todos os estudantes de escola pública (que estejam concluindo o ensino médio em 2014), e que comprovarem renda familiar inferior a R$ 1086. Para os candidatos pagantes, o boleto deverá ser pago até o dia 28 de maio.
A previsão do MEC é que, neste ano, cerca de 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, número 13,8% superior aos 7,2 milhões de 2013.
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o sisu, que disponibiliza vagas em universidades públicas participantes; o ProUni, que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec, para vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras.
Redação
A Redação testa cinco competências : “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”; “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”; “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”; “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”; “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.
Para cada uma delas, existem 5 níveis possíveis que um candidato pode atingir, cada um valendo 200 pontos. Por exemplo, na primeira competência o aluno pode receber zero se o domínio da língua padrão estiver ausente, 200 se for baixo, 400 para mediano, 600 com nível bom, 800 se tiver muito bom e 1000 com domínio considerado excelente. O processo se repete para as outras competências. Ao final, somam-se as cinco notas e divide-se o total por cinco até chegar a uma média que vai de 0 a 1000 pontos.
Pontuação
A pontuação das questões do Enem é feita por uma metodologia chamadaTeoria daResposta ao Item (TRI) , que envolve psicologia, estatística e informática, e garante que todas as provas do Enem tenham o mesmo grau de dificuldade e possam ser comparadas.
A contagem é diferente das avaliações clássicas, que somam os acertos. Na TRI, o item (a questão) mede níveis de conhecimentos diferentes. Há perguntas fáceis, medianas e difíceis, com pontuações diferentes. Além disso, esses itens têm de conseguir separar quem sabe o conteúdo de quem tenta acertar no chute. Pessoas que acertam o mesmo número de questões não têm notas iguais, porque acertaram e erraram questões diferentes.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Convocação da Seleção Brasileira

Convocação da Seleção Brasileira:



1- Escolas públicas de qualidade

2 - Professores bem pagos



3 - Hospitais bem equipados


4 - Profissionais da saúde com bons salários



5 - Trens


6 - Ônibus de qualidade


7 - Metrô


8 - Estradas e vias públicas estruturadas



9 - Profissionais de segurança pública bem preparados e bem pagos





10 - Uma justiça JUSTA para todos


11 - Cadeia para políticos corruptos e para corruptores


Técnico: O Povo


Esta aí a Seleção que queremos!

Fotos: Reprodução/Internet