Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Alunos do Liceu conquistam 10% das vagas do Vestibular Social da UCP

Os alunos do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio conquistaram 10% das vagas do vestibular social da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com 15 alunos classificados para receber a bolsa de estudos integral.

As bolsas oferecidas são resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Fundação Dom Cintra, com interveniência da Associação Faculdades Católicas Petropolitanas de Petrópolis, mantenedora da universidade. A parceria já beneficiou mais de 800 estudantes, que puderam escolher entre 26 cursos de graduação oferecidos pela instituição de ensino. Em dezembro, 1.150 alunos da rede pública realizaram a prova.


O estudante Lucas Vihuchi Braga, de 18 anos, ficou em primeiro lugar no vestibular de engenharia elétrica. Aluno do Liceu desde o quinto do ensino fundamental, ele contou que o incentivo dos professores foi um aliado na conquista do primeiro lugar. O gosto pela matemática também sempre acompanhou Lucas que já recebeu medalha de bronze na Olimpíada de Matemática e de ouro na Maratona de Petrópolis, as duas em 2011. “Fiquei muito animado e feliz com o resultado. Agora é continuar estudando para novas conquistas”, disse.

A diretora de gestão do Liceu Municipal, Renata Martins, também comemorou a boa classificação dos alunos. “Esses 15 alunos cresceram e se formaram no Liceu. Fico feliz em ver que conseguimos colocar esses meninos no caminho do bem”, ressaltou. Os estudantes passaram para os cursos de engenharia elétrica, civil, mecânica e da computação; além de ciências contábeis, direito, biomedicina, psicologia e arquitetura e urbanismo.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Inscrições abertas para o segundo processo de seleção de alunos


As inscrições para o 2º Processo de Seleção de candidatos à matrícula do 6º ano do Liceu Municipal Cordolino Ambrósio estarão abertas nos dias 6, 7 e 8 deste mês. A prova acontece no próximo dia 12. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas, no 2º turno, que devem ser preenchidas de acordo com a ordem de classificação dos candidatos. Os interessados devem comparecer ao setor de matrícula, que fica na Secretaria Municipal de Educação Frei Memória, localizada na Rua da Imperatriz, nº 193. De acordo com a Secretaria de Educação, a escola atende, atualmente, a 1.879 alunos matriculados do 6º ano ao Ensino Médio.

Para fazer a inscrição para este novo processo, os pais dos alunos devem levar os documentos de identidade e CPF originais, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG do aluno, declaração escolar referente ao ano de 2014 ou histórico escolar, foto 3x4 recente do estudante e laudo médico atualizado para alunos com necessidades especiais.

A avaliação engloba a prova de português e matemática e conta com 30 questões. Elas são objetivas, de múltipla escolha, com quatro alternativas e uma única opção a ser marcada de caráter eliminatório e classificatório, destinadas a todos os candidatos que concorrem às vagas.

O documento afirma que os alunos inscritos no 1º Processo de Seleção que, por qualquer motivo, não conseguiram classificação para ocupar uma das 210 vagas oferecidas inicialmente, serão considerados inscritos no 2º Processo de Seleção se, obrigatoriamente, no mesmo período e local de inscrição levarem uma foto 3x4 recente e retirarem o cartão de confirmação de inscrição.

O resultado preliminar da avaliação será divulgado no site da prefeitura no dia 16, a partir das 14h. Já a vista de prova deve ser pedida no dia 19, das 13h às 17h. O resultado final e a primeira convocação acontecem no dia 23 e a matrícula deve ser feita entre os dias 27 e 28 deste mês.

A 2ª convocação está prevista para o dia 30, a partir das 14h e a matrícula deve ser feita entre os dias 4 e 5 de fevereiro, das 10h às 18h.
O DO esclarece que o candidato que não comparecer no dia e local designado à matrícula será eliminado do processo.