Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Ano Letivo 2015



Como e onde é feito a matrícula para novos alunos?
Deve ser solicitado na Secretaria Municipal de Educação Frei Memória, localizada na Rua da Imperatriz, nº 193, um encaminhamento de matrícula para o Liceu Municipal (este apenas estará disponível caso tenha a existência de vagas). Com o encaminhamento em mão procure pela secretaria do Liceu Campus I, localizada na R. Oscar Weinschenk, 150 - Centro portando os documentos abaixo:

Documentos Necessários para a matricula:
- Encaminhamento da secretaria de educação (que deve ser obtido através do procedimento anterior);
- 3 fotos 3x4;
- Xerox da Certidão de Nascimento;
- Xerox do Comprovante de Residência;
- Declaração de escolaridade com resultado da escola anterior ou histórico escolar.
- Xerox da Carteira de Identidade (Para alunos que irão ingressar no 3º ano do Ens. Médio).
__________________________________________________________________

Listagens de alunos/turmas:
Dia 02 de Fevereiro liberaremos as listagens de turmas, assim como os horários de aula e a relação de professores que atuam em cada turma.

Para acessar a listagem, clique abaixo:

Ensino Fundamental - Ensino Médio


_________________________________________________________________

Como solicitar troca de turma?
Para solicitar a troca de turma o RESPONSÁVEL do aluno menor de idade ou o aluno que possuir 18 anos completos, deverá procurar pelo orientador escolar no seu turno e preencher o formulário de troca. As solicitações apenas poderão acontecer a partir do dia 3 de Fevereiro (1º dia de aula) até o dia 5 de Fevereiro (Quinta-Feira). Um resultado oficial da escola está previsto para dia 6 de Fevereiro (Sexta-Feira) com o deferimento ou indeferimento de cada solicitação.
- Antes ou depois dessa data as trocas NÃO serão analisadas;
- A solicitação não garante a troca, uma análise prévia será feita para avaliar caso a caso;
- Mesmo para troca de campus, as solicitações NÃO poderão ocorrer fora do turno e Campus em que o aluno estuda.
_________________________________________________________________

Início do ano Letivo de 2015: Dia 03 de Fevereiro para todas as turmas, turnos e Campus.
__________________________________________________________________

Lista de material escolar para o ensino fundamental:
01 – Apontador;
01 – Borracha;
01 - Cola;
01 - Caneta esferográfica Azul;
01 - lápis preto;
10 – Cadernos ou 1 caderno/fichário com 10 matérias;
01 - Régua de 20cm;
01 – Transferidor;
01 - Par de esquadros;
01 - Compasso
01 - caixa de lápis de cor;
01 - estojo de canetinhas hidrocor;
300 - folhas de papel branco A4;
OBS.: Não aconselhamos o uso de fichário para alunos de 6° ano.
__________________________________________________________________

Lista de material escolar para o ensino médio:
01 – Apontador;
01 – Borracha;
01 - Cola;
01 - Caneta esferográfica Azul;
01 - lápis pretos;
13 – Cadernos ou 1 caderno/fichário com 13 matérias;
01 - Régua de 20cm;
01 - Tubo de cola;
01 - caixa de lápis de cor;
01 - estojo de canetinhas hidrocor;
300 - folhas de papel branco A4;
__________________________________________________________________

Houve alguma mudança no uniforme escolar?
Sim. O uniforme do Ensino Fundamental esta sendo substituído, mas os alunos que possuem o modelo antigo em boas condições, podem ainda utiliza-los por até 5 anos.

No turno da manhã e tarde o uso do uniforme é obrigatório, a ausência dele só é permitida com comunicado do responsável do aluno. Já à noite temos um modelo opcional da camisa do uniforme no qual não é obrigatório seu uso.

Descrição do uniforme:

Manhã:  MODELO NOVO – Camisa de malha azul marinho, e mangas azul claro com o emblema do Liceu no peito esquerdo, brasão da Prefeitura de Petrópolis na manga direita e nome "LICEU" nas costas, calça azul marinho de tactél ou moletom com nome ‘LICEU’, bermuda azul marinho de tactél (masculina) ou elanca (feminina) com nome do Liceu, casaco azul marinho de tactél, moletom ou lã com nome ‘LICEU’ e tênis escolar preto, branco, cinza ou azul marinho; ou
MODELO ANTIGO - Camisa de malha cinza, com o brasão da Prefeitura no peito esquerdo, calça azul marinho de tactél ou moletom com nome ‘LICEU’, bermuda azul marinho de tactél (masculina) ou elanca (feminina) com nome do Liceu, casaco azul marinho de tactél, moletom ou lã com nome ‘LICEU’ e tênis escolar preto, branco, cinza ou azul marinho.
MODELOS - MANHÃ

Tarde: MODELO NOVO – Camisa de malha azul claro, e mangas azul marinho com o emblema do Liceu no peito esquerdo, brasão da Prefeitura de Petrópolis na manga direita e nome "LICEU" nas costas, calça azul marinho de tactél ou moletom com nome ‘LICEU’, bermuda azul marinho de tactél (masculina) ou elanca (feminina) com nome do Liceu, casaco azul marinho de tactél, moletom ou lã com nome ‘LICEU’ e tênis escolar preto, branco, cinza ou azul marinho; ou
MODELO ANTIGO - Camisa de malha branca, com o brasão da Prefeitura no peito esquerdo, calça azul marinho de tactél ou moletom com nome ‘LICEU’, bermuda azul marinho de tactél (masculina) ou elanca (feminina) com nome do Liceu, casaco azul marinho de tactél, moletom ou lã com nome ‘LICEU’ e tênis escolar preto, branco, cinza ou azul marinho.
MODELOS TARDE

Noite – Camisa Pólo Branca com emblema do Liceu no peito esquerdo e brasão da Prefeitura na manga direita. Ressaltamos que para o ensino médio o uso do uniforme não é obrigatório.
MODELO NOITE

Não serão permitidos em nenhum dos turnos:
• agasalhos e tênis coloridos;
• alterações no modelo do uniforme, como blusas do tipo babylook, calça com a boca apertada, mini blusas, etc;
• bermudas, com o comprimento menor do que quatro dedos acima do joelho;
• aos alunos do turno da noite o uso de blusa decotada e curta, short curto, minissaia ou outro tipo de roupa inapropriada ao contexto escolar.
__________________________________________________________________

Diretora Geral para 2015: Renata Martins
_________________________________________________________________

Diretores Adjuntos para 2015:

CAMPUS I
Manhã - Ronaldo Elie Yallouz.
Tarde - Valéria da Costa de Oliveira Bastos.
Noite - Hélio Baptista Werneck.

CAMPUS II
Noite - Maria Cristina Bailune.

*A partir de 2015 o Campus II não funcionará mais somente nos turnos da manhã e tarde, porém continua exercendo suas atividades no período noturno.
__________________________________________________________________

Coordenadora Pedagógica: Aguardando atualizações.
_________________________________________________________________

Orientadores Escolares para 2015:

CAMPUS I
Manhã - Ana Maria Labronici Figueira Rodrigues e Gustavo da Rocha Lambert.
Tarde - Ana Cláudia da Costa e Débora Aquino Balmant.
Noite - Fátima Emmel, Márcia Pinheiro Deister e Rachel Leão.

CAMPUS II
Noite - Maria Inês Souza Reynaud.

*A partir de 2015 o Campus II não funcionará mais somente nos turnos da manhã e tarde, porém continua exercendo suas atividades no período noturno.
__________________________________________________________________

Horários de 2015:

             Entrada                               Saída
Manhã:    06:50h             9:40h / 10:30h / 11:20h / 12:10h
Tarde:      12:30h            15:20h / 16:10h / 17:00h / 17:50h
Noite: 18:00h/18:40h                   21h35 / 22:15h

MANHÃ
Dejejum: A partir de 6h40min.

Colação: 9h20min. às 9h40min.
Almoço: A partir de 11h20min.

Entrada: 06h50min.
Tolerância de atraso: 07 horas

1ª aula: 06h50min. às 7h40min. (50')
2ª aula: 7h40min. às 8h30min. (50')
3ª aula: 8h30min. às 9h20min. (50')
Intervalo: 9h20min. às 9h40min (20')
4ª aula: 9h40min. às 10h30min. (50')
5ª aula: 10h30min. às 11h20min. (50')
6ª aula: 11h20min. às 12h10min. (50')

TARDE
Almoço: 11h20min. às 12h20min.
Lanche: 15 horas às 15h20min.
Lanche: A partir de 17 horas.

Entrada: 12h30min.
Tolerância de atraso: 12h40min.

1ª aula: 12h30min. às 13h20min. (50')
2ª aula: 13h20min. às 14h10min. (50')
3ª aula: 14h10min. às 15 horas (50')
Intervalo: 15 horas às 15h20min. (20')
4ª aula: 15h20min. às 16h10min. (50')
5ª aula: 16h10min. às 17 horas (50')
6ª aula: 17 horas às 17h50min. (50')

NOITE
Jantar: 20 horas às 20h15min.

Entrada: 18 horas
Tolerância de atraso: 18h10min.

1ª aula: 18 horas às 18h40min. (40')
2ª aula: 18h40min. às 19h20min. (40')
3ª aula: 19h20min. às 20 horas (40')
Intervalo: 20 horas às 20h15min. (15')
4ª aula: 20h15min. às 20h55min. (40')
5ª aula: 20h55min. às 21h35min. (40')
6ª aula: 21h35min. às 22h15min. (40')
_________________________________________________________________

Houve mudança no livro didático?
Sim. Este ano ocorreu a troca dos livros didáticos de todas as disciplinas do Ensino Fundamental realizadas pelo MEC.
_________________________________________________________________

É necessário entregar atestado médico para a realização das aulas de Educação Física?
De acordo com a lei de nº 6545, de 02/10/2013 (D.O.E. de 03/10/2013 Pág. 01) Art. 1º - Paragrafo Único - O início do ano letivo, obrigatoriamente, será precedido da realização de exames médicos clínicos, que autorizem os alunos a realizarem esforço físico nas aulas da educação física, desportiva e recreativa.

PORTANTO, O ALUNO DEVERÁ TRAZER O ATESTADO MÉDICO, AUTORIZANDO-O A REALIZAR AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
_________________________________________________________________

Como se deve solicitar a 2ª chamada de provas?
Desde 2014 o aluno deve requerer na Secretaria da Escola, no Campus I, no prazo máximo de 48 horas, a 2ª chamada de provas. Os motivos deverão ser anexados na solicitação que será avaliada e deferida ou não pela equipe gestora (apresentação de Atestado Médico, religioso, luto e Serviço Militar). A prova de segunda chamada só será concedida mediante protocolo aprovado pela equipe gestora.

_________________________________________________________________

Mais perguntas? Deixe seu comentário que responderemos.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

RESULTADO: Trocas de Turma - Ensino Fundamental


Como de costume, o Liceu Municipal realiza ao início do ano Letivo o prazo para solicitação de troca de turmas. As orientações para este ano foram as seguintes:
Como solicitar troca de turma?
Para solicitar a troca de turma o RESPONSÁVEL do aluno menor de idade ou o aluno que possuir 18 anos completos, deverá procurar pelo orientador escolar no seu turno e preencher o formulário de troca. As solicitações apenas poderão acontecer a partir do dia 3 de Fevereiro (1º dia de aula) até o dia 5 de Fevereiro (Quinta-Feira). Um resultado oficial da escola está previsto para dia 6 de Fevereiro (Sexta-Feira) com o deferimento ou indeferimento de cada solicitação.
- Antes ou depois dessa data as trocas NÃO serão analisadas;
- A solicitação não garante a troca, uma análise prévia será feita para avaliar caso a caso;
- Mesmo para troca de campus, as solicitações NÃO poderão ocorrer fora do turno e Campus em que o aluno estuda.
Hoje, estaremos divulgando a lista oficial das trocas de turmas do alunos do Ensino Fundamental. Confira abaixo e em caso de dúvidas, deixe um comentário que responderemos.

TROCAS DO 6º ANO - TARDE
6º ano

TROCAS DO 7º ANO - TARDE
7º ano

TROCAS DO 8º ANO - MANHÃ
8º ano

TROCAS DO 9º ANO - MANHÃ
9º ano