Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

terça-feira, 31 de março de 2015

#CURIOSIDADES - Maria da Penha Maia Fernandes

Maria da Penha Maia Fernandes (Foto: Iracema Chequer/A Tarde)
Maria da Penha Maia Fernandes
A história da farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, que deu nome à Lei nº 11.340/2006, vai se tornar filme. O longa deverá ser protagonizado pela atriz e produtora Naura Schneider que conheceu Maria da Penha durante a produção do documentário “O Silêncio das Inocentes”. O Ministério da Cultura autorizou a captação de recursos para início dos trabalhos.
O filme mostrará a luta de Maria da Penha por  Justiça, na busca pela condenação de seu ex-marido por sucessivas agressões e duas tentativas de homicídio.
Quase 30 anos depois de ter ficado paraplégica devido a um tiro de espingarda disparado pelo economista e professor universitário Marco Antônio Heredia Viveros, seu marido à época, os relatos de agressão e maus-tratos repetidos à exaustão por Maria da Penha ainda são atuais e fazem parte, infelizmente, do cotidiano de milhares de mulheres no Brasil.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada ano mais de 1 milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica. O enredo, o roteiro e o final do filme sobre Maria da Penha já são conhecidos. Mas ainda existem muitas mulheres que não conseguiram colocar um fim à violência que sofrem de seus maridos, companheiros e namorados.
A diferença delas para Maria da Penha é que hoje o Brasil conta com uma lei que pune quem agride sua mulher, companheira ou namorada. A Lei nº 11.340/2006, promulgada em 6 de agosto pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e batizada de Lei Maria da Penha, é resultado da luta desta mulher que se viu diante da violência implacável de seu ex-marido.
Como tudo começou
Maria da Penha formou-se em Farmácia e Bioquímica em 1966, na primeira turma da Universidade Federal do Ceará. Na época em que cursava pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) conheceu o homem que, tempos depois, se tornaria seu marido  e pai de suas três filhas. Ao conhecê-lo, Maria da Penha nunca poderia imaginar no que ele se transformaria.
“Uma mulher quando escolhe um homem, ela quer que seja para sempre”, declarou em um dos seus vários depoimentos.  Simpático e solícito no início do casamento, Marco Viveros começou a mudar depois do nascimento da segunda filha que, segundo relatos de Maria da Penha, coincidiu com o término do processo de naturalização (Viveros era colombiano) e o seu êxito profissional.
Foi a partir daí que as agressões se iniciaram e culminaram com um tiro em uma noite de maio de 1983. A versão dada pelo então marido é que assaltantes teriam sido os autores do disparo.  Depois de quatro meses passados em hospitais e diversas cirurgias, Maria da Penha voltou para casa e sofreu mais uma tentativa de homicídio: o marido tentou eletrocutá-la durante o banho. Neste período, as investigações apontaram que Marco Viveros foi de fato autor do tiro que a deixou em uma cadeira de rodas.
Sob a proteção de uma ordem judicial, Maria da Penha conseguiu sair de casa, sem que isso significasse abandono do lar ou perda da guarda de suas filhas. E, apesar das limitações físicas, iniciou a sua batalha pela condenação do agressor.
A primeira condenação viria somente oito anos depois do crime, em 1991. Mas Viveros conseguiu a liberdade. Inconformada, Maria da Penha resolveu contar sua história em um livro intitulado Sobrevivi… posso contar(1994), no qual relata todas as agressões sofridas por ela e pelas filhas. Por meio do livro, Maria da Penha conseguiu contato com o CEJIL-Brasil (Centro para a Justiça e o Direito Internacional) e o CLADEM-Brasil(Comitê Latino-Americano do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher), que juntos encaminharam, em 1998, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) uma petição contra o Estado brasileiro, relativa ao paradigmático caso de impunidade em relação à violência doméstica por ela sofrido (caso Maria da Penha nº 12.051).
Em 2001, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em seu Informe nº 54, responsabilizou o Estado brasileiro por negligência, omissão e tolerância em relação à violência doméstica contra as mulheres.
No mês de outubro de 2002, faltando apenas seis meses para a prescrição do crime, Marco Viveros  foi preso. Cumpriu apenas 1/3 da pena a que fora condenado.
Depois de ter seu sofrimento conhecido em todo o mundo, é que Maria da Penha viu o Brasil reconhecer a necessidade de criar  uma lei que punisse a violência doméstica contra as mulheres.  Para ela, que se tornou símbolo desta luta, a Lei nº 11.340 significou dar às mulheres uma outra possibilidade de vida.
“A principal finalidade da lei não é punir os homens. É prevenir e proteger as mulheres da violência doméstica e fazer com que esta mulher tenha uma vida livre de violência”.
O caso de Maria da Penha foi incluído pela ONU Mulheres entre os dez que foram capazes de mudar a vida das mulheres no mundo.
Assista ao vídeo do programa Mais Você/TV Globo, em que Maria da Penha fala sobre o lançamento do livro “Sobrevivi… posso contar”:

Reunião de Pais - Campus II

Atenção senhores pais e responsáveis dos alunos do Ensino Médio (noturno) do Liceu Campus II:

Nesta semana estarão acontecendo reuniões de pais e responsáveis de acordo com as datas e horários abaixo distribuídos.

Dia 30 de Março às 19 h - Turmas 1008 e 1009
Dia 31 de Março às 19 h - Turmas 2006, 2007, 3005 e 3006.

Sua presença é muito importante.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Para refletir

O vídeo abaixo se refere a uma grande fala recomendada pelo serviço de orientação escolar do Liceu Municipal para todos os pais e responsáveis de todos os alunos matriculados em nossa escola. Tenham uma boa reflexão!!!


segunda-feira, 16 de março de 2015

Seleção para membros no Blog



O Liceu Online Petrópolis inicia nesta sexta (27) uma nova seleção para a expansão da equipe de Redes Sociais do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Para se inscrever basta estar devidamente matriculado em dos campus da instituição e estar cursando do 7º ao 9º ano do ensino fundamental ou 1º e 2º ano do ensino médio.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 16 de Março. Os alunos que preencherem as fichas de inscrição deverão comparecer na entrevista a ser realizada em horário selecionado pelo candidato no ato da inscrição.

Ter conhecimentos com Blogspot, Redes Socias e um bom Português, são diferenciais avaliados na seleção.

Para se candidatar clique aqui ou procure por um de nossos membros e solicite uma ficha de inscrição.

Boa Sorte!!!

domingo, 15 de março de 2015

172 Anos de História - Petrópolis: a cidade Imperial

No ano de 2015, a cidade de Petrópolis completa 172 anos, e para vermos um pouco da história, basta viajarmos pelo passado de uma das cidades mais respeitadas do Brasil.

História

        Tudo começou em 1830, quando D. Pedro I adquiriu a fazenda do Córrego Seco para construir uma residência na Serra, onde a Família Imperial pudesse escapar dos sufocantes verões da Quinta da Boa Vista.
        Na Europa do século XIX, palácios especialmente construídos e vilas em locais privilegiados surgiram para marcar uma tendência que, partindo da nobreza europeia, chegaria mais tarde aos plebeus como um direito adquirido: as férias. Para o veraneio (ou “vilegiatura”, como se chamava então), os czares russos tinham a sofisticada São Petersburgo, assim como os reis da França, o Palácio de Versalles.
        Dessa forma, no jovem Império brasileiro, os nobres também esperavam poder se dedicar, por alguns meses no ano, a um modo de vida mais descontraído, com altas doses de arte, diversão e contato com a natureza. Contudo, vários cidadãos respeitáveis da Corte torciam o nariz para esse projeto. Diziam que D. Pedro I escolhera mal. Tudo o que existia em Córrego Seco, rebatizada de Imperial Fazenda da Concórdia, era uma vila de passagem que mal podia oferecer o mínimo aos homens e cavalos que cruzavam as poucas ruas poeirentas, a caminho de Minas Gerais.
        Para piorar a situação, o lugar destinado a abrigar o centro da cidade era pouco mais que um pântano, coalhado de insetos e sujeito aos caprichos de rios que, com frequência, escapavam dos leitos. Alguns ainda apostavam no empreendimento (dentre eles, o filho do Imperador, o menino Pedro, acostumado a temporadas inesquecíveis na fazenda vizinha, do Padre Corrêa). No entanto, em 1831, as reviravoltas da política levaram D. Pedro I a abdicar do trono e voltar para Portugal. O futuro D. Pedro II, príncipe criança, ficou para trás preparando-se para governar um país gigantesco, até então controlado por confusas regências.
        Durante mais de 12 anos tudo parecia indicar que o projeto “Povoação – Cidade de Petrópolis” acabaria esquecido para sempre numa das gavetas de seu idealizador, o Mordomo Imperial Paulo Barbosa. Quem poderia retirar a Fazenda Imperial do esquecimento e torná-la mais do que uma simples vila de passagem, sempre coberta pela neblina? Para tal realização surgiu um homem acostumado a realizar obras em situações adversas que muitos consideravam impossíveis, o engenheiro militar Júlio Frederico Koeler.
        Nascido no Grão-Ducado de Hesse-Darmstadt e naturalizado brasileiro, Koeler era um engenheiro militar. Em 1837, construiu vários trechos da Estrada Normal da Serra da Estrela e da Estrada do Itamaraty, sem utilizar mão-de-obra escrava. Para tanto, convenceu um grupo de colonos germânicos que aportara no Rio de Janeiro - e que estava insatisfeito com o tratamento recebido no navio Justine - a ficar no Brasil, desistindo de imigrar para a Austrália.
        Convencido de que aquele era o homem mais indicado para edificar, do nada, a sua cidade, D. Pedro II assinou, em 16 de março de 1843, o decreto 155, pelo qual arrendava a Koeler a Imperial Fazenda da Concórdia, ex-Córrego Seco, com a condição de que ele edificasse, não apenas o povoado, mas também o Palácio de Verão, uma igreja e um cemitério.
        Recordando-se da experiência bem sucedida com os colonos do Justine, Koeler trouxe cerca de dois mil colonos germânicos para Petrópolis ao longo do ano de 1845 e cumpriu sua promessa. De seu empenho emergiu a Petrópolis Imperial, primeira cidade planejada da América Latina, com seus rios domados e contornados por jardins, pelo seu palácio, pelos casarões, pelas praças e pelos recantos privilegiados.
        A partir disso, o destino estava traçado. A menina dos olhos do Imperador estava fadada a uma vocação grandiosa. Um encanto que ainda se renova para os visitantes – e para aqueles que têm o privilégio de viver aqui.


Programação para o aniversário de 172 anos

         A maioria dos pontos turísticos estará de portas abertas para receber os visitantes. A Cidade Imperial completa 172 anos de fundação e  dentro da programação oficial de aniversário, promovida pela Prefeitura de Petrópolis por meio da Fundação de Cultura e Turismo (FCTP), a maior parte dos atrativos terá entrada franca na data. É a oportunidade perfeita para o próprio petropolitano conhecer um pouco mais sobre a história do município.
        União perfeita entre passado e presente, Petrópolis destaca-se por suas belezas naturais, clima ameno, e claro, sua importância histórica. Não faltam motivos para atrair pessoas de todas as partes do país e do mundo. Só no ano passado, um levantamento feito pelo Observatório de Regional de Turismo/FCTP registrou o movimento de 1,5 milhão de turistas e visitantes no município, motivados também pela excelente rede hoteleira, gastronômica e polo de compras.
        A Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont e muitos outros pontos turísticos esperam receber inúmeros visitantes, especialmente os moradores da cidade.
        “Queremos neste aniversário de 172 anos de Petrópolis dar um tom cotidiano às comemorações. Abrir nossos atrativos e dar gratuidade é motivar que o petropolitano conheça melhor o que é dele. Afinal, somos todos de Petrópolis e isso que nos faz tão especiais”, observou a presidente da FCTP, Thaís Ferreira.

A agenda para o evento desta segunda são diversas: Cultura e História andam lado a lado para festejar este momento, então não perca tempo, veja o melhor horário para ter um dia de diversão com amigos e a família.

-                  9h – Festival de Esportes – programação variada na praça da Liberdade, Centro
       
-               9h30 – Missa em Ação de Graças pelos 172 anos da cidade, celebrada pelo bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão – Participação especial do Coral Municipal de Petrópolis e do Coral Dó- Ré-Mi Catedral de São Pedro de Alcântara (Rua São Pedro de Alcântara, 60, Centro)
    
-             10h às 15h – Circuito Viva Petrópolis – Passeio pelos pontos turísticos com mulheres assistidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, seguido de almoço no Restaurante Popular

-         10h30min – Desfile com a Banda Wolney Aguiar e grupos de dança folclórica alemã no Entorno da Catedral de São Pedro de Alcântara

-         11h – Deposição de coroa de flores no monumento a Koeler – participação especial da Banda do 32º BMtz na Praça Princesa Isabel, Centro (em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara)

-         11h30min – Deposição de coroa de flores no monumento de D. Pedro II – participação especial da Guarda de Honra Imperial na Praça Dom Pedro II, Centro

Praça da Liberdade

·         A partir das 12h – Corte do bolo de aniversário, atividades esportivas, culturais e de educação. Distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica
·         12h – Recreação infantil e danças folclóricas
·         13h – Grupo show dos GRES Mirim da Cidade Imperial
·         15h – Recreação infantil e intervenção teatral
·         17h – Coral dos Anjos
·         18h – Apresentação da versão do Hino de Petrópolis com diversos artistas petropolitanos e vários ritmos musicais
·         18h30min –  Apresentação coletiva de dança
·         19h – Show com Gabriel Silva

-  Fonte: Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Prefeitura de Petrópolis. 

                                                   Catedral de São Pedro de Alcântara

                                                                    Hotel Quitandinha 

quarta-feira, 4 de março de 2015

Prefeitura garante a 47 alunos da rede municipal de ensino bolsas integrais de estudo na rede privada


O prefeito Rubens Bomtempo se reuniu hoje (27/2) com 47 alunos da rede municipal de ensino e seus familiares para formalizar a concessão de bolsas integrais de estudo aos estudantes em turmas de Ensino Médio de escolas privadas. O benefício foi garantido pelo programa Todos Pela Educação, criado por Bomtempo em 2007, em seu segundo mandato como prefeito. A secretária de Educação, Mônica Freitas, também participou do evento.

Números da Secretaria de Educação mostram que, desde a criação do programa, 529 alunos já foram beneficiados com bolsas integrais para todo o ensino médio. São contemplados os estudantes que tiverem as melhores notas ao longo do segundo segmento do ensino fundamental – 6º ao 9º ano. As escolas particulares que recebem esses alunos têm descontos no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISQN). No caso das escolas, que são prestadoras de serviço, elas podem reverter 100% do ISS para as bolsas de estudo.

“Esse é um dia importante para vocês. Participar deste momento de amadurecimento, de crescimento, da vida de cada um representa muito para todos nós. Entendemos que, ao conceder estas bolsas, garantimos a cada um de vocês uma grande oportunidade para correr atrás dos seus sonhos. Estamos contribuindo de forma significativa para que tenhamos jovens cada vez mais qualificados na cidade, pessoas que farão mais do que nós fizemos”, disse Bomtempo.

A secretária Mônica Freitas lembrou que a bolsa representa uma grande oportunidade para estes alunos. “Esta é apenas uma das portas que estão se abrindo para vocês. Mostraram que o conhecimento adquirido na escola pública garante oportunidades. Aproveitem e dediquem-se, agora, ao Ensino Médio”, disse.

Uma das 47 beneficiadas é a estudante Júlia Afonso, de 14 anos, moradora do Morin. Ela estudou na Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, também no bairro. Primeira colocada no Todos Pela Educação, Júlia escolheu o Colégio Alaor, no Centro. “Foi muito bom ter passado. Comecei a estudar lá na semana passada e já estou aprendendo muito. É um colégio com classificação muito boa no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Quando eu cheguei ao 9º ano, eu não sabia das bolsas, mas já estudava muito. Quando soube deste programa passei a estudar ainda mais para conseguir a bolsa”, relembrou.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Reunião de Pais - Ensino Fundamental


Sr(a). Responsável:

Serão realizadas, conforme calendário abaixo, as Reuniões Gerais de Pais e/ou Responsáveis. Nesse encontro trataremos dos principais assuntos de interesse de toda à comunidade escolar, por isso sua presença é fundamental.

Dia 02 de Março de 2015 (Segunda-Feira)
- 801 a 804: 8 horas;
- 805 a 808: 10 horas;
- 601 a 604: 13h30min.;
- 605 a 608: 15h30min.

Dia 03 de Março de 2015 (Terça-Feira)
- 901 a 904: 8 horas;
- 905 a 909: 10 horas;
- 701 a 704: 13h30min.
- 705 a 608: 15h30min.