Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Calendário de avaliações do 4º Bimestre - Ensino Fundamental - MANHÃ

Resultado de imagem para provas do 4 bimestre


1 - Calendário de avaliações do 4 º Bimestre - Ensino Fundamental

8º e 9º ano do Ensino Fundamental
25/11 - 4ª feira: Português
26/11 - 5ª feira: História / Arte
27/11 - 6ª feira: Matemática 
28/11 - Sábado: Ciências 
30/11 - 2ª feira: Geografia e Inglês

 Datas da aplicação 2ª chamada
28/11 - Sábado: Português 
30/11 - 2ª feira: História / Arte
01/12 - 3ª feira: Matemática
02/12 - 4ª feira: Geografia / Inglês / Ciências

2 - As disciplinas de de Educação Física, HGPT/ET e Ensino Religioso não terão provas. Os alunos serão avaliados através de 2 (dois) instrumentos, no mínimo, a critério dos professores, em data agendada pelos mesmos.

3 - As provas serão aplicadas obedecendo ao calendário acima nos seguintes horários:

8º ano: 9h30min. as 11h15min.
9º ano: 7h30min. as 9h15min. 

OBS: No sábado, 28/11, as provas terão início as 9h30min. para todas as turmas.

4 - A segunda chamada deverá ser solicitada pelo responsável legal dos alunos menores de idade, através de requerimento próprio, na secretaria do Campus I  ou no Serviço de Orientação Escola, num prazo máximo de 48 horas.

5 - Conselho de Promoção:
8º ano: 07/12/2015
9º ano: 04/12/2015

6 - Entrega de Boletins:
8º ano: 14/12/2015 - A partir das 8h
9º ano: 11/12/2015 - A partir das 8h

Cordialmente, 
Equipe Liceu

sábado, 21 de novembro de 2015

Calendário de avaliações do 4º Bimestre - Ensino Médio - NOITE

Resultado de imagem para provas do 4 bimestre


1 - Calendário de avaliações do 4 º Bimestre - Ensino Médio

1 ª série do Ensino Médio

23/11 - 2 ª feira : Biologia / Filosofia / Sociologia
24/11 - 3 ª feira : Literatura
25/11 - 4 ª feira : L. Portuguesa / Inglês 
26/11 - 5 ª feira : História / Química / 2 ª chamada de Biologia / Filosofia e Sociologia 
27/11 - 6 ª feira : Matemática / Arte / 2 ª chamada de Literatura 
30/11 - 2 ª feira : Geografia / Física / 2 ª chamada de L. Portuguesa e Inglês
01/11 - 3 º feira : 2 ª chamada de História e Química
02/11 - 4 ª feira : 2 ª chamada de Matemática / Arte / Geografia e Física 

2 ª série do Ensino médio 

23/11 - 2 ª feira : Biologia / Filosofia / Sociologia
24/11 - 3 ª feira : Literatura
25/11 - 4 ª feira : L. Portuguesa / Inglês 
26/11 - 5 ª feira : História / Química / 2 ª chamada de Biologia / Filosofia e Sociologia 
27/11 - 6 ª feira : Matemática / 2 ª chamada de Literatura 
30/11 - 2 ª feira : Geografia / Física / 2 ª chamada de L. Portuguesa e Inglês
01/11 - 3 ª feira : 2 ª  chamada de História e Química
02/11 - 4 ª  feira : 2 ª chamada de Matemática  / Geografia e Física 

3 ª série do Ensino Médio

23/11 - 2 ª feira : Biologia / Filosofia / Sociologia
24/11 - 3 ª feira : Literatura
25/11 - 4 ª feira : L. Portuguesa / Inglês 
26/11 - 5 ª feira : História / Química / 2 ª chamada de Biologia / Filosofia e Sociologia 
27/11 - 6 ª feira : Matemática  / 2 ª chamada de Literatura 
30/11 - 2 ª feira : Geografia / Física / 2 ª chamada de L. Portuguesa e Inglês
01/11 - 3 º feira : 2 ª chamada de História e Química
02/11 - 4 ª feira : 2 ª chamada de Matemática  / Geografia e Física 

2 - O jantar será servido as 18h30m ás 19h10m. As provas terão início as 19h20m e término até 22h15min.

3 - Os alunos só poderão ser liberados a partir das 20h30m. Não serão aceitos pedidos de dispensa antes de 20h30m.

4 - A segunda chamada deverá ser solicitada por alunos maiores de 18 anos ou responsável legal para alunos menores de idade,através de requerimento próprio, na secretaria do Campus I  ou no Serviço de Orientação Escola, num prazo máximo de 48 horas. Tendo início das avaliações da Segunda chamada ás 18 horas. 

5 - Estudem para as provas, respondam as questões com bastante atenção e não as entreguem em branco.

Cordialmente, 
Equipe Liceu

terça-feira, 17 de novembro de 2015

UFF Petrópolis conhece seus primeiros estudantes


O Campus da Universidade Federal Fluminense em Petrópolis começou a ganhar vida nesta terça-feira (27/10) com a chegada dos estudantes para a pré-matrícula no curso de Engenharia de Produção, o primeiro a ser oferecido pela instituição na cidade. As aulas começam no dia 25 de novembro. Equipe acadêmica e estudantes estão na expectativa para o início das atividades.
“A ansiedade para o início das aulas na UFF aqui em Petrópolis é grande. Com certeza a chegada da universidade inicia novos tempos aqui. Teremos uma cidade mais forte econômica e socialmente. Estou muito feliz e certo de que aqui terei um grande futuro”, declarou o estudante petropolitano Caio Mesitiere de Lemos, o primeiro colocado entre os 50 classificados, ao realizar a sua pré-matrícula na UFF Campus Petrópolis (Rua Domingos Silvério s/nº, Quitandinha) na manhã desta terça-feira (27/10).
Além de Caio, outros estudantes e pais de alunos foram recepcionados pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, que no ato estava representando o Prefeito Rubens Bomtempo, e também pela direção, coordenação e professores do Campus Petrópolis.
“Este campus é resultado de um trabalho liderado pessoalmente pelo prefeito Rubens Bomtempo. Ele trabalhou muito para tornar a instalação da UFF na cidade uma realidade. Quero parabenizar de forma especial a todos os petropolitanos que conquistaram a sua vaga na UFF, a primeira universidade pública da cidade, e também dar as boas-vindas aos estudantes de fora. Estejam certos de que todos vocês estarão fazendo história junto com esse campus. O momento é para ser comemorado. Hoje estamos consolidando um sonho de Petrópolis”, disse Airton Coelho.
Emocionada, a diretora do Campus UFF Petrópolis, Marcelle de Sá Guimarães, lembrou do empenho da Prefeitura e da UFF para a instalação da unidade no município. “Trabalhamos juntos desde o início para que pudéssemos oferecer um ambiente acadêmico adequado, com as instalações necessárias para o desenvolvimento de um projeto pedagógico, sem dúvidas, inovador. A partir de agora nos sentimos um pouco pais e mães desses alunos porque no dia a dia criamos um vínculo indescritível”.
“Nunca pensei que fosse chegar em Petrópolis acompanhando o meu filho para a matrícula e veria uma recepção e estrutura como esta. Na atual situação do país, onde todos falam em crise, vemos a Prefeitura e a UFF unidas, investindo em educação. Parabéns para vocês. Entrego o meu filho a esta cidade e a esta conceituada instituição com orgulho e confiança”, destacou Marcelo Fonseca, que é de São Gonçalo e trouxe o filho para a matrícula.
De acordo com o calendário divulgado pela UFF ainda haverá mais três chamadas e a inscrição nas disciplinas. A lista nominal dos aprovados e a relação dos documentos para a realização da pré-matrícula podem ser acompanhadas pelo endereço eletrônico www.vestibular.uff.br/2015/edital3.
Filho da vereadora Gilda Beatriz, Victor Mendes da Silva, foi um dos aprovados para a UFF, Campus Petrópolis. Ele disse que esse é um momento de vitória para a cidade: “Esse é um dia especial para todos nós. É uma grande alegria ter uma universidade do porte da UFF na cidade. Não vou precisar deixar a minha cidade natal para me qualificar. Hoje já tivemos a oportunidade de ter o primeiro contato com os professores e com toda a estrutura. Não vejo a hora das aulas começarem”.
O curso – Com carga horária de 3.660 horas, o curso de Engenharia de Produção da UFF, campus Petrópolis, será inovador. A aprendizagem será baseada em projetos garantindo sólida formação científica, tecnológica e profissional. A metodologia integrada e interdisciplinar privilegia o trabalho sob a óptica da sustentabilidade.
A grade curricular do curso está dividida em três núcleos de conteúdo. Básico: comum a todos os cursos de engenharia. Profissionalizantes: estudos necessários à formação do engenheiro de produção. Específicos: conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais para a garantia do desenvolvimento das habilidades e capacidades desejadas para o profissional da Engenharia de Produção. Além disso, 420 horas de disciplinas optativas, estágio supervisionado, projeto final e atividades complementares também fazem parte da grade curricular.
Apoio da Prefeitura – A instalação da estrutura acadêmica mais moderna da Escola de Engenharia da UFF, a primeira universidade pública de Petrópolis, é resultado do trabalho da Prefeitura, que garantiu a infraestrutura necessária para a vinda da instituição. Porém, faltava o espaço. O prédio aonde funcionava a Faculdade de Medicina, em Cascatinha, foi cedido pela Prefeitura para abrigar o Centro Vocacional Tecnológico. A iniciativa garantiu ao município a cessão do prédio onde funcionava o Cetep, no antigo Ciep do Quitandinha, concretizando assim, o sonho da instalação de um campus da UFF em Petrópolis.
A Prefeitura realizou todas as obras de reforma e adaptação do prédio e ainda adquiriu mobiliário, equipamentos, livros, material didático e ainda foi a responsável pelos laboratórios.
O Campus da UFF em Petrópolis é totalmente acessível com rampas e elevadores, tem acesso à internet em alta velocidade com cobertura wireless, conta com auditório, biblioteca, refeitório, quatro laboratórios temáticos, dez salas de aula, secretaria e atendimento ao aluno, coordenação de graduação, pós-graduação e do departamento de engenharia, laboratórios de Física I e II, Química e Informática, três salas de reunião, sala de professores e espaço de convivência. O anexo do prédio abrigará ainda incubadora de empresa e empresa júnior.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Pré-matrícula para a rede municipal começa amanhã



Começa na próxima terça-feira (17/11) a pré-matrícula para o ano letivo de 2016 da rede municipal de ensino de Petrópolis. A Secretaria de Educação informou que as vagas para quem deseja ingressar na rede municipal são para os 4º e 5º períodos da educação infantil, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da I a IX fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pré-matrícula pode ser feita pelo site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e vai até o dia 1º de dezembro.
Os dados pessoais como o nome completo, a data de nascimento, filiação, endereço e telefone, a escolaridade do aluno, o CPF dos responsáveis, além da escolha de duas opções de escolas, devem ser informados no ato da pré-matrícula.
O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro e estará disponível no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Dois pólos de apoio estão auxiliando a população. Um funciona diretamente na Secretaria de Educação, que fica na Rua da Imperatriz, 193, no Centro, e o outro foi instalado na subprefeitura, que funciona no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes. (Estrada União e Indústria, 10.000, em Itaipava).

sábado, 7 de novembro de 2015

LICEU completa 62 Anos!

        O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio é uma das mais antigas e é a maior unidade escolar da rede municipal de Petrópolis. A escola é um grande patrimônio histórico e cultural do município e sempre prestou relevantes serviços a sociedade. Milhares de alunos estudaram no estabelecimento de ensino, que está comemorando hoje dia 7 de novembro de 2015  seus 62 anos de muitas conquistas e vitórias!
  
         O Liceu foi fundado em 07 de novembro de 1953, quando era Prefeito de Petrópolis o Sr. Cordolino José Ambrósio com o nome de “Liceu Municipal de Petrópolis”. Em 1970, por uma proposição da Câmara Municipal passou a ser denominado “Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio” em homenagem ao seu idealizador e criador.


PARABÉNS  LICEU MUNICIPAL PREFEITO CORDOLINO
AMBRÓSIO PELOS SEUS 62 ANOS!!!