Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Obra de arte da pintora Djanira, que fica no Salão Nobre do Liceu, é restaurada


Uma obra feita e doada pela pintora Djanira, que ocupa uma das paredes do salão nobre do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, está passando por um processo de restauração. A primeira fase, a de faceamento, onde toda a pintura foi coberta com um material chamado Beva, teve como principal objetivo o de preservar a obra de arte, que está sofrendo os efeitos do desgaste dos anos. O quadro foi doado por Djanira na época da fundação da escola, em 1953. Já o processo de restauração foi uma iniciativa da Secretaria de Educação do município em parceria com a Fundação de Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ideia é que, após a recuperação, ele passe a integrar o circuito turístico da cidade e possa ser apresentado também a alunos de outras escolas.

A secretária de educação Maria Elisa Badia contou que o processo de restauração teve início em fevereiro deste ano. Na época, a prefeitura iniciou a procura para fazer o faceamento, que custou R$30 mil e foi realizado em três meses. “Com isso, conseguimos paralisar o processo de danificação da obra”, disse. Após essa fase, aconteceu uma reunião com o Iphan, onde foi pedido o auxílio para construir o projeto de restauração. A partir desse momento, é que será feita a licitação para dar início, de fato, à recuperação da obra de arte.

Maria Elisa contou ainda que foi cogitada a possibilidade de transferir o quadro para o Centro de Cultura, mas os especialistas aconselharam a deixá-la na escola, uma vez que ele foi feito sob medida, ocupando um espaço de 4 metros de largura por 25 metros de comprimento. A inspiração é futurista e, além disso, retrata de uma maneira mágica, a Petrópolis antiga, reproduzindo o Museu Imperial, a estação de Leopoldina, o tear. “Temos interesse na tutela do patrimônio cultural e, desde que observamos a necessidade de restauração dessa importante obra, estamos buscando garantir todas as etapas desse processo”, comentou, acrescentando que o quadro não só retrata, como resgata a história da cidade.

A secretária destacou também a importância da escola, que funciona no Centro Histórico e atende, atualmente, 1.500 alunos, distribuídos entre o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. O salão nobre recebe todos os eventos da escola, assim como reuniões e solenidades. “É uma das unidades de ensino mais antigas da cidade, tradicional e que simboliza a história da cultura e do desenvolvimento da educação no município”, comentou.

Sobre a conclusão do projeto de restauração da obra da Djanira, destacou que depende do término do projeto, para que possa ser feita a licitação dos serviços. “O faceamento era imprescindível e urgente e englobou um trabalho minucioso, feito bloco por blocos”, afirmou. Após o término, a ideia é restaurar também o salão, para garantir a preservação do quadro.


A Djanira

Nascida em 20 de junho de 1914, em Avaré, no estado de São Paulo, Djanira da Mota e Silva, foi pintora, desenhista, ilustradora, cartazista, cenógrafa e gravadora brasileira. Seu primeiro quadro foi desenhado, quando tinha 23 anos, e foi internada em São José dos Campos. Na época fez o desenho intitulado como “Um Cristo no Gólgota”. Quando melhorou mudou-se para Santa Teresa, no Rio de Janeiro, por causa do clima. Já em 1930, instalou uma pensão familiar no bairro, e um dos hóspedes, era o pintor Emerio Marcier, que a incentivava a dar aulas de pintura. No fim daquela década, começou a dar suas primeiras instruções em um curso noturno de desenho no Liceu de Artes e Ofícios.

A pintora viveu em Petrópolis, durante os últimos anos de sua vida, em uma residência no bairro Samambaia. Por aqui, participou de exposições e eternizou sua estadia na cidade, doando a importante obra histórica ao Liceu. Ela morreu no Rio de Janeiro, em 31 de maio, de 1979, aos 64 anos.

Leia mais sobre a Obra e sobre a artista Djanira em Liceu Online Petrópolis - Salão Nobre

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Liceu Municipal oferta 240 vagas para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental em 2017


No próximo dia 25 acontecerá o processo seletivo que conta com 240 vagas para as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio em 2017.

As provas começam a partir das 14h, na própria instituição, que fica na Rua Oscar Weinschenk, nº150, Centro. Os candidatos devem chegar ao local da prova com uma hora de antecedência, ou seja, às 13h. Os portões serão fechados às 13h30.

A prova é objetiva, de múltipla escolha, com questões de língua portuguesa e matemática. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 21 de outubro, a partir das 14h, na Secretaria de Educação. O período de matrículas começa em novembro.

Liceu Municipal sedia Maratona Escolar

A prova da Maratona Escolar da Cidade de Petrópolis para os alunos do 5º ano da rede municipal de ensino ocorreu no Liceu Municipal neste ano.

Parabenizamos todos os alunos participantes de quinto ano da Rede. Parabenizamos ainda à equipe e aos professores do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio pela colaboração!

Vejam abaixo fotos da Maratona:








Viagem para o Saber!

Grupo de alunos premiados em projeto da secretaria de educação ganham uma viajem para Brasília.


Alunos do Liceu Municipal prestigiam Paralimpiadas

Alguns alunos do Liceu foram selecionados para assistirem a alguns jogos das Paralímpiadas, entre eles Judô e Natação.

Vejam abaixo algumas fotos tiradas pelos próprios alunos.





Confiram mais fotos em nosso álbum do Facebook, clicando aqui.

Sabe ou Não Sabe?

Alunos do Liceu participam do programa "SABE OU NÃO SABE?" da Tathiana Mesquita transmitido pelo Canal 10 em Petrópolis.

Gostaríamos de agradecer às diretoras e aos alunos que participaram conosco do programa. Perder para uma GRANDE EQUIPE como a da Escola Municipal Bataillard é uma honra! 
Sigam em frente na competição e, todos nós do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, desejamos à Tathiana e ao Bataillard SUCESSOS e VITÓRIAS!!!

Vejam abaixo algumas fotos da participação dos nossos alunos do programa.








II Felipe - Festival Literário Petropolitano


Nessa semana, do dia 22 ao dia 25 de setembro terá início o II FELIPE - Festival Literário Petropolitano que terá em sua programação palestras, oficinas, lançamentos de livros, contação de histórias, exposições e músicas.

Este evento é composto pela cena cultural independente da cidade, formada pela Academia Brasileira de Poesia - Casa Raul de Leoni, a Academia Petropolitana de Educação, o Jornal com Texto, a Confraria de Poesia Informal, a Bem Cultural Editora, entre outros escritores e grupos atuantes em Petrópolis. 

O evento será realizado na Casa da Educação Visconde de Mauá, Casa de Cláudio Souza e Museu da Bohemia.

 Programação:

Dia 22 de setembro


Casa da Educação Visconde de Mauá
9h – Abertura oficial do evento e de exposições 
9h - Atividade infantil: Criança que rima ri mais, com Catarina Santos
Público alvo: infanto-juvenil
10h - Roda de Conversa: Turnê Romântica, com Janda Montenegro, Juliana Parrini e A. C. Meyer
Público alvo: Juvenil, Ensino de Jovens e Adultos
14h - Espetáculo teatral: Contando e Cantando os Sonhos de Dumont, com Cia. Bem Cultural de Teatro
Público alvo: Infanto-juvenil
14h30 - Palestra: Mulheres na Ficção Brasileira – aproximações e distanciamentos, Helena Arruda (participação de Godofredo De Oliveira Neto)
Público alvo: Educadores
16h – Palestra: Glúten e Obesidade, a verdade que emagrece, com Regina Racco
18h – Apresentação musical:
19h - Oficina: Processo Criativo da Escrita, com John Dekowes
Público alvo: Juvenil, Ensino de Jovens e Adultos

Dia 23 de setembro

Casa da Educação Visconde de Mauá
9h - Oficina: Contação de Histórias, com Alaíde Guedes
Público alvo: Educadores
9h - Oficina: Roda de Empatia - conversas sem tema pré-definido, com Diego Macedo
Público alvo: educadores
10h - Lançamento e contação de história: Teodoro, o Ratinho Sapeca, de Alessandra Papinutto
Público alvo: Infanto-juvenil
10h30 - Oficina de bonecas com sacolas plásticas, Laell Rocha
Público alvo: Educadores
13h30- Lançamento e conversa com a autora: Marco e a Grande viagem, de Alessandra Papinutto
Público alvo: infanto-juvenil
14h - Palestra: Novas formas de divulgar a literatura e os escritores (e-books, blogs, sites), com Daniel Pandeló
Público alvo: Educadores, escritores
15h30 - Lançamento e contação de história: A Casa da Bruxa, de Tania Vidal
Público alvo: infanto-juvenil
18h - Apresentação musical: Demasia, com Isabella Almeida (Itaboraí – RJ)
Público alvo: EJA, Jovem
19h30- Oficina: Diversidade nos textos literários, com Nilane Costa
Público alvo: Juvenil, Ensino de Jovens e Adultos

Casa Cláudio de Souza
15h- Contação de história: Passaredo, com o grupo Degustando História – SESI Petrópolis
Público alvo: Infanto-juvenil
18h - Show musical: Letras e canções, com Marco Aureh
19h30 - Palestra: Assessoria e gestão de carreira, com Nathalia Pandeló
Público alvo: Educadores, todos

Dia 24 de setembro

Casa da Educação Visconde de Mauá
10h- Mesa redonda: Escrever, ler, ilustrar e editar para crianças, com Carla Andrea, Cecilia Pinheiro, Cristiano Romão, Tania Vidal, Breno Moroni, Rodrigo Santana CB, entre outros.
Público alvo: Educadores, todos.
11h - Contação de histórias O que tem na mala da Amandinha, com Amanda Oliveira (Três Rios -RJ)
Público alvo: infanto-juvenil
13h30 - Contação de histórias: Passaredo - Degustando histórias, com Alaíde Guedes
Público alvo: infanto-juvenil
15h - Lançamento: Mulheres na Ficção Brasileira – aproximações e distanciamentos, Helena Arruda
17h - Lançamento: Primeiros Poemas, Francisco S. Esteves
19h - Lançamento: Os mistérios do Casarão de Carapebus e a fuga do Berlim - Marcos Bubach
Dia 25 de setembro

Museu da Bohemia
10h às 12h – Momento infanto-juvenil: Piquenique Literário do Petrópolis Para Crianças, brincadeiras do tempo da mamãe, encontro com autores infanto-juvenis, contações de história
Público alvo: infanto-juvenil
11h às 13h30 – Sarau Um brinde à Poesia, encontro de autores, apresentação musical de Edu Nascimento
Casa Claudio de Souza
14h - Oficina: Experimentação do Poema, com Matheus Mineiro (Viçosa – MG)
16h - Palestra: O Ex-estrangeiro, uma reflexão sobre a poesia de Paulo Leminski, com Ataualpa Pereira Filho
17h30 - Show Musical: Julian

Todo o agendamento de grupos escolares para atividades infanto-juvenis e para as oficinas deverá ser feito pelo telefone (24) 2246-8661 a partir do dia 5 de setembro. Para lançamentos, mesas redondas, saraus e conversas com os autores não é necessário fazer agendamento. Informações adicionais poderão ser obtidas na página do Facebook II Festival Literário Petropolitano ou pelo e-mail catarinamaulpetropolis@gmail.com. As demais atividades, mesmo sem agendamento, receberão público.

Endereços:
Casa da Educação Visconde de Mauá – Rua Barão do Rio Branco, 03
Casa Cláudio de Souza – Praça da Liberdade, 247
Museu da Bohemia – Rua Alfredo Pachá, 166

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Cultura: Serra Serata


As comemorações pela imigração italiana vão começar no próximo dia 20 em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Com o cinema italiano como tema, a 7ª edição da Serrana Serata, terá abertura às 19h, na Praça da Liberdade. Na programação musical estão Larissa Viana, Anna Hanickel, Banda Fábrica e a  Mafalda Minozzi com o coral Dó Ré Mi. Dança folclórica, bandas marciais, comidas típicas, oficinas de máscaras e gastronomia compõem a festa.
O festival de cinema italiano vai homenagear atores/atrizes e diretores como: Sophia Loren, Marcello Martroianni e Frederico Fellini. A programação do festival repleta de clássicos será exibida na Praça da Liberdade.
A Serra Serata acontece até o dia 25 de setembro. O evento é promovido pela Fundação de Cultura e Turismo e Casa D’Italia Anita Garibaldi, com apoio do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IICRIO) e Consulado Geral da Itália.
Confira a programação da festa:
20/09
19h: Abertura Oficial
Coral Municipal
Dança Folclórica
21/09
17h: A garota do chefe (Sophia Loren e Marcello Mastroianni) – Cinema na praça
19h: Matrimônio à italiana (Sophia Loren e Marcello Mastroianni) – Cinema na praça
22/09
15h: Tempo de massacre (faroeste) – Cinema na praça
17h: O preço do poder (faroeste) – Cinema na praça
20h: Larissa Viana
23/09
10h: Contação de história – Livraria Nobel
15h: O monstro (Roberto Benigni) – Cinema na praça
19h: Pão e tulipas (Bruno Ganz) – Cinema na praça
20h30: Banda Fábrica
24/09
10h: Contação de histórias
14h/16h/18h: Amarcord, Noites de Cabíria e Ensaio de Orquestra - Frederico Fellini – Cinema na praça
15h: Oficina de Mascara Veneziana (Teatro Circense Andança)
17h: Dança Folclórica (Petrópolis Danças Folclóricas)
20h: Mafalda Minnozzi com Coral Dó Ré Mi
25/09
10h: Oficina de Máscara Veneziana (Teatro Circense Andança)
11h: Banda Marcial 1º de setembro
15h: Cinema Paradiso ( Giuseppe Tornatore) – Cinema na praça
17h: Anna Hannickel Trio
19h: O carteiro e o poeta (Michael Radford) – Cinema na praça 
                                                   Fonte: Globo.com

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Desfile Cívico - 2016

Tradicionalmente é realizado um desfile cívico anual que acontece no dia 7 de Setembro em todo país devido a comemoração da Independência do Brasil. Neste dia comemoramos o dia da Pátria.


Patriotismo, dança e música de vários estilos marcaram o desfile cívico em Petrópolis. Cerca de oito mil pessoas, segundo a Polícia Militar, se reuniram na Rua do Imperador, no Centro Histórico, para ver as bandas de 30 entidades e escolas de rede pública e particular desfilarem. A abertura ficou a cargo do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão Dom Pedro II.

O desfile aqui em Petrópolis é sempre muito visitado. São muitas as escolas e entidades que participam neste dia e é claro que o Liceu não fica de fora. Nossa escola sempre é destaque na avenida, não só pelo tamanho enorme de pelotões e alunos, mas também pela qualidade do desfile que é rigorosamente supervisionado pelos comandantes da Guarda de Honra Imperial e da Banda Marcial Imperador Pedro II.

A Guarda do Honra Imperial esbanja coordenação, disciplina e excelência. O grupo que possui diversas evoluções, foi o responsável pela formação de todos os pelotões do Liceu.


No desfile deste ano, o Liceu contou com os seguintes pelotões:
  • Guarda de Honra Imperial;
  • Gala Nacional;
  • Gala Estadual;
  • Gala Histórico;
  • Gala sem Bandeira;
  • Corpo Coregráfico da Banda;
  • Banda Marcial Imperador D. Pedro II;
  • Adidas Feminino; e
  • Adidas Masculino.
Você pode conferir as fotos de todos os pelotões abaixo:


Quer mais fotos deste evento?
Visite nosso álbum em nossa página no Facebook, clicando aqui.