Nos dias 11 e 12, ocorreu no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), a Etapa Estadual da UBES no Rio de Janeiro, junto com o 2º Congresso da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ).
A estudante Mel Gomes que é militante da União da Juventude Socialista (UJS) e estuda no Colégio Estadual Amaro Cavalcante, no Largo do Machado, foi eleita para presidir a UEES-RJ.
O congresso foi aberto por um ato político que teve como pauta principal a defesa dos 10% do PIB para a Educação. “Este é um momento decisivo para que aconteçam novas e maiores mudanças na educação, em que jovens secundaristas de todo o Brasil vão debater e aprovar resoluções que irão orientar a atuação da próxima gestão da entidade”, explica Yann Evanovick presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
No congresso da UEES-RJ, cerca de 400 estudantes, de mais de 50 municípios de todo o estado estiveram presentes, onde participaram todas as forças políticas que compõem o movimento estudantil do Rio de Janeiro, como UJS, PSB, CNB, PSOL, PCR, MUDANÇA, PDT, DS, OUSADIA, PARA TODOS e LIBERTE.
O congresso teve ainda debates de Conjuntura, Movimento Estudantil, Ensino Técnico, Educação no Estado, Mulheres e LGBT, onde se obteve uma ampla participação dos estudantes, colocando suas opiniões e críticas à educação e ao governo do estado do Rio.
A plenária final contou com a inscrição de três chapas: Rebele se na UBES, Levante e O Movimento Estudantil Unificado pras Mudanças no Brasil (UJS, PSB, PDT, CNB, DS, MUDANÇA, LIBERTE, PARA TODOS e OUSADIA), que teve uma grande vitória com 200 votos. A chapa Levante (PSOL) obteve cinco votos e a chapa Rebele-se na UBES, composta pelo PCR, ficou com 49 votos.
Os estudantes petropolitanos não poderiam ficar fora dessa e marcaram presença durante todo o congresso alem de alunos do liceu que representaram a escola.
FONTE: http://www.vermelho.org.br
Abaixo, fotos do evento e da bancada de Petrópolis:
0 comentários:
Postar um comentário