sexta-feira, 8 de junho de 2012

Aluna do Liceu é presidenta vereadora-mirim

A aluna Monique Santos da turma 814, foi uma das poucas alunas a criar um projeto de lei, solicitado pela câmara dos vereadores, para a ação do projeto "Vereadores Mirins". Logo após o envio do projeto, a aluna foi escolhida para representar o Liceu na câmara dos vereadores, e por mais incrível que possa ser, ela foi eleita pelos vereadores mirins para ser a presidenta da câmara mirim.
O evento aconteceu na Câmara Municipal, no dia 06/Junho, uma quarta-feira.

Monique falou sobre essa conquista:

- "Ser escolhida como presidenta vereadora-mirim foi maravilhoso! Estou muito Feliz!"

ABAIXO, FOTOS DO EVENTO:
Clique nas imagens para amplia-las.

            

                  

          

      
Assuto tão importante esse, foi destaque no Jornal de Petrópolis. Confira matéria abaixo:

Ascom – Foto – Divulgação —
Considerado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB), um instrumento de motivação que desperta o interesse dos jovens pela política, o projeto Câmara Mirim possibilitou mais uma vez que estudantes da rede pública conhecessem de perto a rotina da Câmara de Vereadores e vivessem por dois dias a experiência de ser “parlamentares”. Alunos de 11 escolas participaram da 16ª edição do projeto, que foi encerrado ontem. “É muito gratificante ver o
interesse que este projeto desperta nos alunos. Eles ficam bastante empolgados, participam e levam esta experiência muito a sério. O projeto é importante pois permite que os estudantes avaliem o papel do vereador na comunidade e conheçam de perto a rotina do legislativo”,
avalia Paulo Igor.
Ao todo 20 alunos foram selecionados para participar do projeto. Destes, 15 foram diplomados vereadores e cinco suplentes. Durante os dois dias que os estudantes passaram na Câmara, eles receberam informações sobre o funcionamento do poder legislativo, acompanharam a
rotina dos vereadores, e o funcionamento da casa. Durante o mandato, o vereador-mirim é encarregado da comunicação entre a Câmara Municipal e sua respectiva escola, bem como da divulgação das ações do legislativo junto à comunidade onde mora.
O grupo de estudantes visitou o Palácio Amarelo, recebeu informações sobre as funções do vereador e o papel do poder legislativo na cidade. Os 15 diplomados participaram ontem a tarde de sessão plenária, em que elegeram a mesa diretora, que teve como presidente a estudante do
Liceu Municipal, Monique dos Santos Pereira, de 13 anos. Os demais integrantes da mesa foram Natiele Calsavari – 1ª vice-presidente, Maria Eduarda Santos – 2ª vice-presidente, Raíssa Moreira Ferreira – 1ª Secretária e Maria Eduarda Sana -2ª Secretária.
Orgulhosa, a diarista Nerimar Lima Santos, a mãe da vereadora mirim Mônique Santos Pereira – que foi eleita presidente – contou que desde o princípio a estudante ficou motivada a participar do projeto. “A Monique está super envolvida com este projeto. Ontem ela chegou em casa super animada contando tudo que tinha aprendido aqui na Câmara. Penso que é muito importante que este projeto aconteça, pois com isso os alunos aprendem desde cedo qual é o papel de um vereador. Desta forma eles começam a ter mais cedo uma cosciência política. Com isso
serão mais exigentes quando chegar o momento de votar”, avalia a mãe da “presidente mirin” Monique.
Os vereadores-mirins são estudantes do ensino público que foram escolhidos e eleitos por suas escolas. O diretor adjunto do Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, Ronaldo Elie Yallouz, que assitiu a sessão, conta que na Escola a disputa é grande entre os alunos que desejam participar do projeto. “O Liceu participou de quase todas as edições do Câmara Mirim. Todos os anos temos pelo menos uns 50 alunos que participam da seleção. Este ano a Monique foi a escolhida.
Conseideramos este projeto muito importante pois aqui os alunos têm uma aula de cidadania, eles se interessam muito e aqueles que participam saem a auto estima mais elevada”, avalia o diretor.
Durante dois dias, os alunos conheceram a realidade do legislativo e tiveram a oportunidade de defender suas posições, fazer discursos, discutir questões e votar os projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária do legislativo.
“Desta forma os jovens desenvolvem uma leitura própria sobre a política. Fico feliz por ver que mais uma vez conseguimos aproximar os alunos do legislativo e despertar neles o interesse e a consciência olítica. Mais do que abrir espaço para que os alunos apresentem suas idéias, a intenção do projeto é formar cidadãos conscientes, capazes de desenvolver uma visão critica da política. Fazer com que eles entendam qual é o papel de um vereador”, explica Paulo Igor.
Participaram do projeto alunos das escolas: E.M. Soroptimista, COMAC, E. M. Jorge Amado, E.M. Fábrica do Saber, E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo, Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, E.M. João Kopke, Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, E.M. Dr. Paula Buarque, E.M. Santa Maria Goretti, E.M. Augusto Pugnaloni e E.M. Geraldo Ventura Dias.
Fonte: Jornal "Diário de Petrópolis"

0 comentários:

Postar um comentário