sexta-feira, 1 de março de 2013

Anemia Falciforme

A doença Falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil. Ela afeta principalmente a população negra. Aproximadamente 1 criança afro-brasileira em cada 37 400 crianças nascem com a doença falciforme. Cerca de 1 em cada 8 afro-brasileiros tem o que é chamado de traço falcêmico.

É por isso que o Liceu Online Petrópolis preparou para você, uma matéria exclusiva sobre essa doença tão comum, mas que deve ser tratada.

O portador do traço falcêmico (ou da anemia falciforme) não é considerado doente, mas pode passar para os filhos que vier a ter.

O exame de sangue normal (hemograma) não mostra se uma pessoa tem ou não o traço da anemia falciforme. O traço da Anemia Falciforme é representado pela letra A e S (AS) e a pessoas que tem a anemia falciforme, SS.

A criança herda dois gens do traço da doença, um do pai e um da mãe.

Quando um bebe herda dois gens SS, nasce com a anemia falciforme.

Quando a hemácia retorna ao pulmão na próxima respiração e recebe novamente o oxigênio, ela volta a ficar redonda, e quando larga o oxigênio e pega o gás carbônico de novo, ela fica novamente em forma de foice. Após a hemácia do paciente com anemia falciforme fazer várias viagens, ela fica na forma de foice e não consegue ficar redonda mais. hemácias afoiçadas são endurecidas e se quebram facilmente. Elas vivem metade do tempo que uma hemácia normal vive.

As causas que levam as hemácias a se afoiçarem mais são: infecção, febre, exposição a temperaturas muito baixas ou muitos altas no ambiente e desidratação. Evitando-se sempre que possível estas situações a pessoa com doença falciforme pode reduzir o risco de afoiçamento de hemácias. Quando indicado pelo médico, toma-se penicilinas para evitar-se infecções a elas sensíveis.

Existem outras maneiras que ajudam a prevenir e tratar o afoiçamento e a dor, isto é, bebendo muito líquido e tomando acetaminofen logo que inicie a dor.
Sempre que uma pessoa com anemia falciforme apresentar algum problema, ela deve procurar auxílio médico, de preferência hematologista, de imediato.

O paciente apresenta dor, anemia e icterícia, isto é o branco do olho fica amarelo e fica pálido da anemia. A cor amarela nos olhos é porque suas hemácias são destruídas antes do tempo de uma hemácia normal.

As pessoas com o Traço” da doença, geralmente não tem sintomas, porém após um esforço exagerado como treinamento físico ou subida a lugares muito altos, podem também apresentar as crises de dor. Além disso essas pessoas casando – se entre si tem 25% de chance de ter um filho com anemia falciforme.

A organização Mundial de Saúde estima que anualmente nascem no Brasil em torno de 2 500 crianças com Anemia Falciforme. Num estudo em que se analisou 101.000 brasileiros de 65 cidades independente da raça, encontrou-se 2,1% de Traço de Anemia Falciforme.

A medida que a população toma consciência da gravidade da anemia falciforme, mais ela deverá buscar um diagnóstico ainda na fase de criança pequena (depois dos 4 ou 6 meses de idade). O teste do pezinho em recém nascidos é muito importante para se fazer o diagnóstico precoce. Toda pessoa que nasce no Estado do Rio de Janeiro, pode pedir o resultado do teste do pezinho, pois esse é obrigatório e foi assinado como lei.O teste de afoiçamento também indica a possibilidade de ter o traço ou a anemia falciforme e é um teste muito barato. Toda pessoa deveria fazer esse teste, principalmente as afro – descendentes.

A: Se for criança com Anemia Falciforme ela fica com os dedos da mão ou do pé inchados, os olhos ficam mais amarelos ( icterícia ) e o baço aumenta de tamanho.
B: Se for um adulto com Anemia Falciforme, as hemácias vão tomar a forma de foice e nos locais em que as hemácias “encalharem” obstruindo o fluxo de sangue, a pessoa irá sentir dores.
Se a crise de dores não for muito forte e se não houver aumento do amarelo nos olhos e nem a urina estiver com cor de coca – cola, é só tomar um analgésico (acetaminofem) e ingerir muito líquido ( 3 litros por dia ).
Se piorar ou apresentar febre deverá buscar auxílio médico.
As complicações mais freqüentes em pacientes com Anemia Falciforme além dessas descritas acima são:
 

Toda criança com anemia falciforme deve ser vacinada logo no início da vida contra:
1- Hemophilus influenzae
2- Pneumococos
3- Hepatite B

Além das outras vacinas que todas as crianças recebem.
Se teve uma vez pneumonia além das vacinas acima descritas a criança com Anemia Falciforme receberá continuamente penicilina para diminuir a possibilidade de outras pneumonias.
 

ADULTOS
Os adultos (também as crianças) tem anemia constantemente mas só devem receber transfusão de sangue se houver uma piora da anemia.
Também os adultos devem receber vacinas para pneumococos e hepatite B, se não recebeu quando criança.

OUTRAS ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
A alimentação deve ser rica em saladas cruas, doces e proteína ( um bife por dia). Deve – se beber bastante líquido (3 litros por dia).
Deve-se evitar ficar muito tempo na praia.
Entrar no mar depois de muito aquecido pode levar à crise de dor porque a água do mar aqui no Rio de Janeiro é muito fria.
Quando o tempo esfriar, manter – se agasalhado .
Deve – se ir ao dentista (em crianças fazer fluoretização nos dentes) pelo menos uma vez por ano. Lembrar que as balas (doces) aumentam a possibilidade de cáries.
A mulher deve ir ao ginecologista de seis em seis meses e se quiser evitar filhos talvez o melhor método anticoncepcional seja o uso de “camisinhas ” (de mulher ou de homem), porque o anticoncepcional pode levar a um aumento de tromboses ( obstrução dos vasos) e o DIU (dispositivo intra uterino) pode levar a infecções, porque sempre há uma maior possibilidade de infecções em pessoas com Anemia Falciforme.

As pessoas com o “Traço” da Anemia Falciforme devem ser acompanhadas pelo menos uma vez por ano se estiverem assintomáticas. Aqueles que forem fazer exercício físico violento, pular de para- quedas, voarem de asa delta, voarem de ultra leve ou forem para lugares muito elevados como por exemplo a cidade do México, podem apresentar crises como se tivessem anemia falciforme.






Animação super detalhada explicando as causas e sintomas da anemia Falciforme:


0 comentários:

Postar um comentário