sábado, 16 de março de 2013

Petropolis - 170 anos

    Hoje, dia 16 de março de 2013, a nossa querida cidade de Petrópolis completa 170 anos. Fundada em 1843, a história da cidade começa entre 1722 e 1725, quando o sargento-mor Bernado Soares de Proença abriu uma variante do chamado Caminho Novo, que passava pela cidade. Cerca de cem anos depois, em 1822, Dom Pedro I passando por esse caminho, em direção a Minas Gerais, hospedou-se na fazenda Padre Corrêa e ficou encantado com a região, adquirindo a Fazenda Córrego Seco, que renomeou para Imperial Fazenda da Concórdia, onde pretendia construir o Palácio da Concórdia. Os planos do primeiro imperador não foram concluídos. Mas, Dom Pedro II,  deu andamento a eles e, em 1843, assinou um decreto pelo qual determinava o assentamento de uma povoação e a construção do sonhado palácio de verão, que ficou pronto em 1847. A partir de então, durante o verão, a cidade tornava-se a capital do Império do Brasil, com a mudança de toda a corte. Pedro II governou por 49 anos e, em pelo menos quarenta verões, permaneceu em Petrópolis, eventualmente por até cinco meses. O planejamento foi feito pelo major Júlio Frederico Koeler.
    Veja algumas comemorações que serão realizadas hoje pela cidade (a partir do fechamento dessa postagem):
- 12h --> uma premiação da melhor redação sobre Petrópolis na praça Dom Pedro e uma homenagem realizada pelo Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio no mesmo horário.
- À partir das 14h --> a tradicional passeata evangélica, a Marcha Para Jesus no Centro da Cidade e esse ano, teremos a presença da cantora Bruna Karla às 16h na Paulo Barbosa.
    Você sabe de outra comemoração pelo aniversário da cidade? Deixe seu comentário divulgando.

    Parabéns Petrópolis pelos seus 170 anos!

Hino Oficial da Cidade: http://letras.mus.br/hinos-de-cidades/688762/

0 comentários:

Postar um comentário