terça-feira, 4 de junho de 2013

Guarda de Honra Imperial - 23 anos

Fundada em 25 de agosto de 1990, com 31 componentes a Guarda de Honra Imperial foi criada com vista a desenvolver atitude e elegância de Guarda de Honra em altos níveis, compatíveis com a tradição de nossa cidade homenageando dessa forma os Imperadores do Brasil, sendo D. Pedro II, o fundador e patrono da cidade de Petrópolis.
Desde sua criação a cadência marcial é exigida de seus componentes fazendo com que hoje seja uma das fortes características em suas apresentações. Na Guarda de Honra Imperial possui duas divisões que são elas: Guarda Nacional e Guarda do Estado. Na Guarda Nacional possui inicialmente doze componentes, oito possuem suas armas que são suas espadas e seu objetivo é proteger a bandeira Nacional, a frente estão as mascotes, que carregam a cadência e o alinhamento de toda Guarda. Já a Guarda do Estado possuem inicialmente dezoito componentes e é representada por três bandeiras: bandeira do Estado do Rio de Janeiro, do Município de Petrópolis, e a da Guarda.

Neste ano, a Guarda de Honra Imperial completa 23 anos de existência e a equipe do Liceu Online fez uma entrevista com a Major Comandante Mayara de Oliveira. Confira:

Liceu Online - Quais são os horários dos ensaios?
Mayara - Os ensaios são feitos durante a semana e aos sábados, sendo que nos dias de semana começa às 17h 45min e termina às 18h 45min e aos sábados, que é nosso ensaio geral, intercalamos um pela manha e outro a noite, pois temos muitos componentes que trabalham e não podem estar presentes em todos os ensaios, desta forma conseguimos reunir todos os componentes.
Liceu Online - Como é o ensaio?
Mayara - Nosso ensaio é feito de maneira simples e disciplinar, focando sempre na obediência e respeito, cobrando postura, cadência, alinhamento em forma.
Liceu Online - Quem pode participar da Guarda?
Mayara - Primeiro: precisa olhar para Guarda não como uma forma de se mostrar e aparecer, não por almejar medalhas ou patentes e sim desejar realmente estar ali, pois na verdade todos nós nos vemos com uma família, assim como eu existem outros que estão ali há anos só por amar a Guarda de Honra de Imperial, eu por exemplo não consigo me ver longe, só de pensar nessa hipótese me dá vontade de chorar, eu passei por cima de muita coisa na minha vida para que neste ano eu pudesse estar completando 8 anos de Guarda, por isso eu luto e não abro mão dela, então eu digo que é de extrema importância que a pessoa esteja ali por amor; Segundo: precisa ter uma boa conduta e postura dentro e fora da escola, pois eu costumo dizer para os meus componentes que estamos sempre sendo observados e quando se torna um componente da Guarda parece que todas as atenções se voltam pra você, temos um nome a zelar; Terceiro: precisa saber respeitar uma Hierarquia, ou seja, seus superiores, e segundo nosso estatuto: desacato a um oficial acarreta em expulsão e é respeitando ao próximo que adquirimos respeito; Quarto: ter boa vontade e saber trabalhar em equipe principalmente na época de 7 de Setembro, pois é a Guarda quem organiza o desfile de pelotões do Liceu.
Liceu Online - Além de se apresentarem no Desfile Cívico de 7 de setembro, em quais outros lugares vocês realizam apresentações?
Mayara - Em solenidades na cidade, casamentos, festas de 15 anos, dentre outros.
Liceu Online - Você já pode nos adiantar algo sobre o Desfile Cívico de 7 de setembro?
Mayara - Estamos trabalhando duro e criando novas evoluções para fazermos bonito mais uma vez neste ano.
Liceu Online - Como é a Hierarquia da Guarda?
Mayara - Possuímos patentes que vão de soldado até Major; é feita sempre antes do desfile de 7 de Setembro, onde o Conselho Oficial se reuni para definir as patentes de cada componente e as homenagens a serem feitas.
Liceu Online - Como é o uniforme?
Mayara - O uniforme da Guarda é baseado nos trajes militares do império, primando pela sobriedade de cores e destacando assim o seu estilo marcial. O uniforme masculino possui cobertura, dalmo feito de veludo preto, calça branca e sapato social preto; o feminino possui dalmo de veludo preto, saia branca e sapato social preto (este ano estamos pensando em voltar com as boinas femininas); ambos os uniformes são compostos da patente de cada um, medalhas, cordel branco, e a faixa verde e amarela para os meninos e as três mascotes da Guarda Nacional, e a faixa azul e brancas para as meninas da Guarda do Estado.

Registramos algumas fotos do ensaio da Guarda, que sempre acontecem no Campus II. Confira:
















0 comentários:

Postar um comentário