domingo, 9 de novembro de 2014

#ENEM2014 candidatos encerram maratona de provas

Candidatos chegam para o primeiro dia de provas na Uerj, neste sábado


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegam agora ao final da edição de 2014. Ao todo, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a maior porta de entrada para as universidades federais brasileiras. A aplicação começou às 13h (horário de Brasília), e teve cinco horas e meia de duração, com 90 questões de linguagens, que engloba português, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. As provas foram aplicadas em 1.752 municípios, com 17.367 locais e um total de 242.948 salas.

No sábado, os candidatos já enfrentaram uma maratona com 90 questões de ciências humanas e da natureza.

Como acontece anualmente, o momento do fechamento dos portões também teve muita tensão, com vários atrasados ficando de fora dos locais de prova. A estudante Amanda Alli, de 19 anos, foi protagonista da cena mais chamativa do primeiro. Ela se atirou ao chão e chorou muito por chegar à Uerj, maior local de provas do estado, às 13h01m, portanto com um minuto de atrasada, e encontrar os portões fechados. Ela tentou, mas não conseguiu convencer os seguranças a deixá-la entrar.

- Saí de casa, em Pilares (Zona Norte), ao meio-dia, e estava tudo parado. Minha mãe fez vários caminhos diferentes, mas o trânsito estava complicado. Desci e peguei um mototáxi. Quando cheguei, o portão estava sendo fechado do outro lado da rua. Era só atravessar - lamentou a jovem, que tentaria pela terceira vez uma vaga em Jornalismo.

Outro problema que se repetiu foi a publicação de fotos da prova em redes sociais. Pouco depois do início da aplicação, imagens de cartões de resposta começaram a correr a internet. O Ministério da Educação informou que 65 inscritos por uso indevido de telefones celulares foram eliminados.

Quanto ao conteúdo, boa parte dos comentários classificaram a prova como "fácil", apontando as questões de física e química como as mais difíceis. Personagens do imaginário infanto-juvenil apareceram entre os itens. O "Pequeno Príncipe", obra do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, foi usado numa questão de geografia, enquanto a "Turma da Mônica", de Mauricio de Sousa, apareceu num tópico de física.

REGRAS

O tempo mínimo para o candidato permanecer em sala é de duas horas. Para sair do local com o caderno de questões em mãos, ele só pode ir embora meia hora antes do término do horário do exame.

Os candidatos só podem realizar a prova usando caneta transparente com tinta esferográfica preta. Todos devem levar documento de identidade original com foto. Quem não tiver um documento deve levar um boletim de ocorrência registrado com menos de 90 dias de antecedência. Celulares e quaisquer outros aparelhos eletrônicos são proibidos. Em 2013, 47 candidatos foram eliminados por uso de eletrônicos. Parte deles foi flagrada após publicar fotos da prova em redes sociais.

Este ano, o Ministério da Educação (MEC) usou 17 mil detectores de metal portáteis nos milhares de locais de prova. Os aparelhos poderão ser usados a qualquer momento pelos fiscais. O governo também terá pessoas monitorando as redes sociais, para o caso de, mais uma vez, estudantes desafiarem a regras postando imagens das salas de aplicação.

Em 2014, mais de 93 mil pessoas solicitaram atendimento específico para realizar o exame. Destes, 9,2 mil são mulheres grávidas e 13,8 mil são mães que precisam amamentar seus filhos. Também há 13,8 mil idosos, 17 pessoas hospitalizadas e 63,3 mil sabatistas, isto é, estudantes que guardam o sábado para o exercício de sua religião, que chegarão aos locais de prova no mesmo horário dos outros candidatos, mas ficarão confinados para começar suas provas após o  por do sol.

0 comentários:

Postar um comentário