quinta-feira, 23 de abril de 2015

Salve Jorge !



No dia 23/04 é comemorado o dia de São Jorge, um soldado cristão do império Romano no século 4. Quando o imperador Diocleciano declarou perseguição aos fiéis do cristianismo, Jorge protestou e acabou sendo torturado pela insolência. Ele morreu decapitado em 23 de abril de 303(Seus restos mortais estão na igreja de São Jorge, na Lídia-Israel), sua história foi contada em diversas cidades do Império Romano pelos soldados que estavam em missão. Foi assim que ele ganhou sua fama e virou são Jorge, o santo guerreiro. Essa é, em teoria, a história verdadeira, conforme é contada pela Igreja Católica.
   
Curiosidades:

  • São Jorge é padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade ao cristianismo até o fim de sua vida seja a origem do termo “Fiel”, popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
  • No Brasil, São Jorge também é padroeiro dos escoteiros, da cavalaria do exército. As tatuagens associadas a este santo estão entre as mais populares no país. No Rio de Janeiro, a data da morte do santo se tornou feriado devido à grande quantidade de devotos.
  • O Papa Paulo VI, em 1963, rebaixou São Jorge para santo menor de terceira categoria. Em 2000, o Papa João Paulo II restaurou a relevância do santo, que voltou a aparecer nos missais como santo patrono da Inglaterra.
  • De acordo com tradição que surgiu apenas em meados do século XII, São Jorge matou um dragão. O dragão simboliza a idolatria destruída com as armas da fé cristã. Diz a tradição que as manchas na lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.
  • Para fugir da perseguição, os praticantes do candomblé associavam um orixá a um santo católico. Desta forma, Ogum, o deus guerreiro, é associado a São Jorge.
  • Na música nacional, São Jorge já foi homenageado em canções por Jorge Ben, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Fernanda Abreu, Racionais MC’s, Zeca Pagodinho e pela banda Angra. Na música internacional, a banda Iron Maiden fala do santo na música “Flash of Blade”, no álbum Powerslave.


Segue abaixo alguns links das musicas citadas a cima !

Jorge Ben- https://www.youtube.com/watch?v=SeDcDJ8JH3k
Caetano Veloso- https://www.youtube.com/watch?v=G1Pp56Ahtno
Maria Betâniahttps://www.youtube.com/watch?v=XhNc8_Qxfeo
Fernanda Abreu- https://www.youtube.com/watch?v=EWz-nlVjLpI
Racionais MC'shttps://www.youtube.com/watch?v=goICQUk6NYk
Zeca Pagodinhohttps://www.youtube.com/watch?v=LgmNY7K4jJo
Iron Maiden- https://www.youtube.com/watch?v=BXuBCCBTJbQ                           



Em Petrópolis:
                                        Cavalgada de São Jorge reúne 300 pessoas 

Comunidade católica festeja o dia de São Jorge com alvorada

A comunidade católica do Alto Independência está em festa amanhã, quando celebra o dia de seu padroeiro, São Jorge... http://www.e-tribuna.com.br/









FONTES: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-foi-sao-jorge
                 http://www.historiadigital.org/curiosidades/15-curiosidades-sobre-sao-jorge/
               
             

0 comentários:

Postar um comentário