segunda-feira, 8 de junho de 2015

Petrópolis encerra Maio Amarelo com grande evento na Praça da Liberdade

Depois de um mês de ações voltadas para sensibilizar a população sobre a responsabilidade no trânsito, a Prefeitura, juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e diversas outras instituições parceiras realizaram hoje (30/5) o encerramento nacional do movimento Maio Amarelo na cidade. A programação incluiu uma simulação de socorro às vítimas de acidente automobilístico, a premiação aos alunos vencedores de um concurso de vídeo sobre o tema, música e distribuição de materiais informativos.
“O movimento Maio Amarelo fortaleceu ainda mais o trabalho que vínhamos desenvolvendo no município desde 2013, com a campanha ‘Eu Respeito a Vida’, por determinação do Prefeito Rubens Bomtempo”, disse o diretor-presidente da CPTrans, Fernando Badia. “Durante todo o mês de maio nós demos ênfase a essa reflexão sobre um trânsito mais seguro com caminhada, panfletagem, educação para o trânsito com as crianças na Cidade Portinho, durante a Exposição Agropecuária, e ações nas escolas. O mais importante é que o trabalho em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro vai continuar daqui para a frente, em especial junto às crianças”, acrescentou.
Para o deputado federal Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e autor da Lei Seca, o Meio Amarelo tem um efeito natural multiplicador com a adesão de instituições públicas e da iniciativa privada. “Esse é um movimento importante de alerta para os altos índices de acidente no trânsito. Depois de dois anos, podemos perceber que o objetivo inicial de mobilizar as pessoas para esse problema está sendo atingido, tranzendo a consciência de que a mudança tem que vir de dentro de nós”.
A simulação de socorro às vítimas de acidente de trânsito, realizada por 30 alunos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Petrópolis, por meio da Liga do Trauma, Corpo de Bombeiros, Unimed Petrópolis e Cruz Vermelha, foi um dos pontos altos do evento. Um carro batido contra uma árvore e pessoas espalhadas mostravam diferentes realidades enfrentadas durante um acidente, bem como a operação conjunta dos órgãos envolvidos na ação de socorro.
Outra forma de estimular uma reflexão sobre o valor da vida e a prevenção de acidentes no trânsito foi o concurso de vídeos realizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e a Secretaria de Educação, junto aos alunos do 5° ao 9° ano das 43 escolas da rede municipal inscritas. Do total de 50 vídeos enviados, três foram selecionados para a premiação. Na primeira colocação ficou a aluna do 6° ano da Escola Municipalizada Sérgio Ribeiro Costa, Flayra Martuchelo, e a professora Karine Borges dos Santos. Em segundo lugar, a aluna do 9° ano da Escola Municipal Jadira Bordignon, Giovana Fagundes Falcão, e o professor Norton Ribeiro. E em terceiro lugar, a aluna do 6° ano da Escola Municipal Monsenhor João de Deus, Luciana Carvalho, e o professor Maurício Manzini. O vídeo selecionado para a primeira colocação será exibido em um evento no Theatro Dom Pedro, em data a ser divulgada, com o intuito de que seja incluído no programa da disciplina História e Geografia de Petrópolis (HGP).
Em Petrópolis, o movimento Maio Amarelo contou também com o apoio de diversas secretarias de governo, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, Setranspetro, Universidade Católica de Petrópolis e Universidade Estácio de Sá que, junto à população, participaram com o uso do laço amarelo ou realizando programações em favor de um trânsito mais seguro.

1 comentários:

LICEU E UM COLÉGIO BOM SO QUE A PROFESSORA DINA E MUITO CHATA O PROFESSOR FERREIRA E CHATO SO MAS O MARTINHO E CHATO E SO SABE TIRAR PONTO ESSES TRES ESTRAGA O LICEU MANDE IMBORA SOU DE ALGUMAS,SOU DE UM TURMA A PARTIR DA 701

Postar um comentário