segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Ano Letivo 2016


Como e onde é feito a matrícula para novos alunos?
Deve ser solicitado na Secretaria Municipal de Educação Frei Memória, localizada na Rua da Imperatriz, nº 193, um encaminhamento de matrícula para o Liceu Municipal (este disponível apenas em caso de existência de vagas). Com o encaminhamento em mãos procure pela secretaria do Liceu Campus I, localizada na R. Oscar Weinschenk, 150 - Centro portando os documentos abaixo:

Documentos Necessários para a matricula:
- Encaminhamento da secretaria de educação (que deve ser obtido através do procedimento anterior);
- 3 fotos 3x4;
- Xerox da Certidão de Nascimento;
- Xerox do Comprovante de Residência;
- Declaração de escolaridade com resultado da escola anterior ou histórico escolar.
- Xerox da Carteira de Identidade (Para alunos que irão ingressar no 3º ano do Ens. Médio).
__________________________________________________________________

Listagens de alunos/turmas:


As listagens das turmas serão fornecidas na própria instituição APENAS nos dias e horários estabelecidos abaixo:

6º ano: Dia 5 de Fevereiro de 13h às 15h;
7º ano: Dia 4 de Fevereiro de 14h às 16h;
8º ano: Dia 4 de Fevereiro de 8h às 10h;
9º ano: Dia 3 de Fevereiro de 9h às 11h;
1º ano: Dia 3 de Fevereiro de 20h30min. às 21h30min;
2º ano: Dia 3 de Fevereiro de 19h30min. às 20h30min;
3º ano: Dia 3 de Fevereiro de 18h30min. às 19h30min.

Após saber sua turma, clique abaixo para localizar as informações sobre ela.
Ensino Fundamental - Ensino Médio
_________________________________________________________________

Como solicitar troca de turma?


Para solicitar a troca de turma o RESPONSÁVEL LEGAL do aluno menor de idade ou o aluno que possuir 18 anos completos, deverá procurar pelo orientador escolar no seu turno e preencher o requerimento de troca. As solicitações apenas poderão ocorrer durante o período de 03 a 05 de Fevereiro. O resultado oficial da escola está previsto para dia 17 de Fevereiro na própria instituição.

- Antes ou depois dessas data as trocas NÃO serão analisadas;
- A solicitação não garante a troca, uma análise prévia será feita para avaliar caso a caso;
- As solicitações NÃO poderão ocorrer fora do turno em que o aluno estuda.
_________________________________________________________________

Início do ano Letivo de 2016: 03 de Fevereiro.
Início das aulas: 15 de Fevereiro para todos os Turnos.

Para um melhor recebimento e ambientação dos alunos, no dia 15 de Fevereiro os turnos terão um expediente diferenciado, seguindo a escala abaixo:

6º ano: Entrada: 12h30min. / Saída: 15h
7º ano: Entrada: 15h20min. / Saída: 17h30min.
8º ano: Entrada: 9h40min. / Saída: 12h10min.
9º ano: Entrada: 6h50min. / Saída: 9h20min.
1º ano: Entrada: 20h30min. / Saída: Até 22h15min.
2º ano Entrada: 19h30min. / Saída: Até 22h15min.
3º ano Entrada: 18h30min. / Saída: Até 22h15min.

A rotina se normalizará para todas as turmas e turnos a partir do dia 16 de Fevereiro.
_________________________________________________________________

Entrega dos Livros Didáticos:

Os alunos deverão levar os livros didáticos utilizados no ano de 2015 para a substituição pelos livros da série atual-correspondente seguindo as datas abaixo:

6º ano:
Dia 5 de Fevereiro de 13h às 15h - Matemática, Português e História.
Dia 15 de Fevereiro - Ciências, Geografia e Inglês.

7º ano:
Dia 4 de Fevereiro de 14h às 16h - Matemática, Português e História.
Dia 15 de Fevereiro - Ciências, Geografia e Inglês.

8º ano:
Dia 4 de Fevereiro de 8h às 10h - Matemática, Português e História.
Dia 15 de Fevereiro - Ciências, Geografia e Inglês.

9º ano:
Dia 3 de Fevereiro de 9h às 11h - Matemática, Português e História.
Dia 15 de Fevereiro - Ciências, Geografia e Inglês.

1º ano:
Dia 3 de Fevereiro de 20h30min. às 21h30min - Matemática, Português e História.
Dia 15 de Fevereiro - Química, Física e Biologia.
Dia 16 de Fevereiro - Geografia e Inglês.
Dia 17 de Fevereiro - Filosofia, Sociologia e Arte.

2º ano:
Dia 3 de Fevereiro de 19h30min. às 20h30min - Matemática, Português e História.
Dia 15 de Fevereiro - Química, Física e Biologia.
Dia 16 de Fevereiro - Geografia, Inglês e Espanhol.

3º ano:

Dia 3 de Fevereiro de 18h30min. às 19h30min - Matemática, Português e História.
Dia 15 de Fevereiro - Química, Física e Biologia.
Dia 16 de Fevereiro - Geografia, Inglês e Espanhol.

-Os alunos repetentes não necessitam trocar os livros, já que continuarão utilizando os mesmos.
-Os alunos novos deverão comparecer nas datas acima divulgadas para realizarem a aquisição dos livros.
-Recomendamos que levem bolsa reforçada para o dia da entrega os livros.
__________________________________________________________________

Lista de material escolar para o Ensino Fundamental (Manhã e Tarde):

01 - Agenda;
01 - Garrafa para água;
01 – Borracha;
01 - Tubo de Cola;
01 - Caneta esferográfica Azul;
01 - Lápis preto;
10 – Cadernos ou 1 caderno/fichário com 10 matérias;
01 - Régua de 20cm;
01 – Transferidor;
01 - Par de esquadros;
01 - Compasso
01 - Caixa de lápis de cor;
01 - Estojo de canetinhas hidrocor;
03 - Canetas para Quadro Branco (entregar no 1º dia de aula);
500 - Folhas de papel branco A4 (entregar no 1º dia de aula).

OBS.: Não aconselhamos o uso de fichário para alunos de 6° ano.
__________________________________________________________________

Lista de material escolar para o Ensino Médio (Noite):

01 - Agenda;
01 - Garrafa para água;
01 – Borracha;
01 - Caneta esferográfica Azul;
01 - Lápis pretos;
13 – Cadernos ou 1 caderno/fichário com 13 matérias;
01 - Régua de 20cm;
01 - Tubo de cola;
01 - Caixa de lápis de cor;
01 - Estojo de canetinhas hidrocor;
03 - Canetas para Quadro Branco (entregar no 1º dia de aula);
500 - Folhas de papel branco A4 (entregar no 1º dia de aula).
__________________________________________________________________

Houve alguma mudança no uniforme escolar?

Não. O uniforme do Ensino Fundamental foi substituído em 2015, mas os alunos que possuem o modelo antigo em boas condições, podem ainda utiliza-lo até o ano de 2020.

No turno da manhã e tarde o uso do uniforme é obrigatório, a ausência dele só é permitida com comunicado do responsável do aluno. Caso o aluno seja novo e não possua uniforme, terá tolerância até 28/03 de frequentar as aulas usando calça ou bermuda jeans escura, camisa branca, preta, cinza mescla, azul marinho ou azul claro e tênis. Já à noite temos um modelo opcional da camisa do uniforme no qual não é obrigatório seu uso.

Descrição do uniforme:

Manhã: MODELO 2015 – Camisa de malha azul marinho, e mangas azul claro com o emblema do Liceu no peito esquerdo, brasão da Prefeitura de Petrópolis na manga direita e nome "LICEU" nas costas, calça azul marinho de tactél ou moletom com nome ‘LICEU’, bermuda azul marinho de tactél (masculina) ou elanca (feminina) com nome do Liceu, casaco azul marinho de tactél, moletom ou lã com nome ‘LICEU’ e tênis escolar preto, branco, cinza ou azul marinho; ou

MODELO ANTIGO - Camisa de malha cinza, com o brasão da Prefeitura no peito esquerdo, calça azul marinho de tactél ou moletom com nome ‘LICEU’, bermuda azul marinho de tactél (masculina) ou elanca (feminina) com nome do Liceu, casaco azul marinho de tactél, moletom ou lã com nome ‘LICEU’ e tênis escolar preto, branco, cinza ou azul marinho.

UNIFORME - MANHÃ

Tarde: MODELO 2015 – Camisa de malha azul claro, e mangas azul marinho com o emblema do Liceu no peito esquerdo, brasão da Prefeitura de Petrópolis na manga direita e nome "LICEU" nas costas, calça azul marinho de tactél ou moletom com nome ‘LICEU’, bermuda azul marinho de tactél (masculina) ou elanca (feminina) com nome do Liceu, casaco azul marinho de tactél, moletom ou lã com nome ‘LICEU’ e tênis escolar preto, branco, cinza ou azul marinho; ou

MODELO ANTIGO - Camisa de malha branca, com o brasão da Prefeitura no peito esquerdo, calça azul marinho de tactél ou moletom com nome ‘LICEU’, bermuda azul marinho de tactél (masculina) ou elanca (feminina) com nome do Liceu, casaco azul marinho de tactél, moletom ou lã com nome ‘LICEU’ e tênis escolar preto, branco, cinza ou azul marinho.

UNIFORME - TARDE

Noite – Camisa Pólo Branca com emblema do Liceu no peito esquerdo e brasão da Prefeitura na manga direita. Ressaltamos que para o ensino médio o uso do uniforme não é obrigatório.

UNIFORME - NOITE

Não serão permitidos em nenhum dos turnos:
• agasalhos e tênis coloridos;
• alterações no modelo do uniforme, como blusas do tipo babylook, calça com a boca apertada, mini blusas, etc;
• bermudas, com o comprimento menor do que quatro dedos acima do joelho;
• aos alunos do turno da noite o uso de blusa decotada e curta, short curto, minissaia ou outro tipo de roupa inapropriada ao contexto escolar.
__________________________________________________________________

Diretora Geral para 2016: Renata Martins
_________________________________________________________________

Diretores Adjuntos para 2016:
Manhã - Ronaldo Elie Yallouz.
Tarde - Valéria da Costa de Oliveira Bastos.
Noite - Hélio Baptista Werneck.
_________________________________________________________________
Quadro de Horário 2016:

                   Entrada                                Saída
Manhã:        06:50h              9:40h / 10:30h / 11:20h / 12:10h
Tarde:         12:30h             15:20h / 16:10h / 17:00h / 17:50h
Noite:    18:00h/18:40h                    21h35 / 22:15h

MANHÃ
Dejejum: A partir de 6h40min.
Colação: 9h20min. às 9h40min.
Almoço: A partir de 11h20min.
Entrada: 06h50min.
Tolerância de atraso: 10 minutos.

1ª aula: 06h50min. às 7h40min. (50')
2ª aula: 7h40min. às 8h30min. (50')
3ª aula: 8h30min. às 9h20min. (50')
Intervalo: 9h20min. às 9h40min (20')
4ª aula: 9h40min. às 10h30min. (50')
5ª aula: 10h30min. às 11h20min. (50')
6ª aula: 11h20min. às 12h10min. (50')

TARDE

Almoço: 11h20min. às 12h20min.
Lanche: 15 horas às 15h20min.

Entrada: 12h30min.
Tolerância de atraso: 10 minutos.

1ª aula: 12h30min. às 13h20min. (50')
2ª aula: 13h20min. às 14h10min. (50')
3ª aula: 14h10min. às 15 horas (50')
Intervalo: 15 horas às 15h20min. (20')
4ª aula: 15h20min. às 16h10min. (50')
5ª aula: 16h10min. às 17 horas (50')
6ª aula: 17 horas às 17h50min. (50')

NOITE
Jantar: 20 horas às 20h15min.

Entrada: 18 horas
Tolerância de atraso: 10 minutos.

1ª aula: 18 horas às 18h40min. (40')
2ª aula: 18h40min. às 19h20min. (40')
3ª aula: 19h20min. às 20 horas (40')
Intervalo: 20 horas às 20h15min. (15')
4ª aula: 20h15min. às 20h55min. (40')
5ª aula: 20h55min. às 21h35min. (40')
6ª aula: 21h35min. às 22h15min. (40')
_________________________________________________________________

Houve mudança no Livro Didático?

Não. A troca dos livros de Ensino Fundamental ocorreram em 2015 e Ensino Médio em 2012. Ambas realizadas pelo MEC.
_________________________________________________________________

É necessário entregar atestado médico para a realização das aulas de Educação Física?
De acordo com a lei de nº 6545, de 02/10/2013 (D.O.E. de 03/10/2013 Pág. 01) Art. 1º - Paragrafo Único - O início do ano letivo, obrigatoriamente, será precedido da realização de exames médicos clínicos, que autorizem os alunos a realizarem esforço físico nas aulas da educação física, desportiva e recreativa.

PORTANTO, O ALUNO DEVERÁ TRAZER O ATESTADO MÉDICO, AUTORIZANDO-O A REALIZAR AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
_________________________________________________________________

Como se deve solicitar a 2ª Chamada de provas?
O responsável do aluno deverá requerer junto com o Orientador Escolar no turno em que o aluno estuda, no prazo máximo de 48 horas, a 2ª chamada de provas. Os motivos deverão ser anexados na solicitação que será avaliada e deferida ou não pela equipe gestora (apresentação de Atestado Médico, religioso, luto e Serviço Militar). A prova de segunda chamada só será concedida mediante protocolo aprovado pela equipe gestora.
_________________________________________________________________

Mais perguntas? Deixe seu comentário que responderemos.

49 comentários:

Olá, gostaria de saber: qual dia letivo devo devolver os livros ?

Olá estou indo para Petrópolis, e gostaria de saber se nesta escola tem 3°Ano do Ensino Médio. Ou se tem outra escola com 3°Ano. Agradeço se puderem me responder.

As listagens de turma saí que dia ? Dia 29 ou dia 1?

Oi sei q vc n perguntou para mim mais lá tem s o 3° ano do encino medio

Queria Saber Que Dia é para devolver os livros!

A listagem sairá pelo site ou terá q ir na escola?

A listagem será divulga na escola nos horários acima de cada ano

Mas a aula não começa dia 3? E os alunos do 7 ano a listagem só sai dia 4! Como a gente deve fazer?

Está MT confuso isso daí antes estava falando q a listagem sairia no site agora ta falando q é na escola!

Dia 3 de fevereiro, tem que ir de uniforme? vai ter aula?

Não terá aula. Conforme exposto acima, as aulas terão início no dia 15/02. Nos dias anteriores, ocorrerão a entrega de alguns livros e a divulgação das listagens de turma. Portanto, não precisa ir de uniforme.

A partir do dia 3 a listagem do 7ano já estará na escola ou so na data marcada?

As listagens estarão disponíveis APENAS na escola e APENAS nas datas e horários marcados.

Quem já entregou os livros vai dia 3 apenas para pegar os novos correto?

Correto. Os alunos que em 2015 cursaram o 9º e 3º ano, já efetuaram a entrega dos livros. Os que continuarão a estudar no Liceu em 2016, irão apenas pegar os livros da série atual.

O livro de inglês é nosso... Não é para entregar ou é?

O livro de inglês é nosso... Não é para entregar ou é?

O livro de Inglês é consumível, logo ele não precisa ser devolvido.

Vou ter que ir no colegio so para ver a listagens das turmas

Eu queria sabe se e pra mim ir dia 4 ou dia 5 pq to com os livros do ano passado do 6 ano mais tenho que pega o do 7

Eu queria sabe se e pra mim ir dia 4 ou dia 5 pq to com os livros do ano passado do 6 ano mais tenho que pega o do 7

Você deverá comparecer na escola no dia marcado referente a sua séria ATUAL em 2016.

Como assim melhor recebimento e ambientação, mudaram algo na escola ?

Pergunta dia 4 será para o 7 ano pegar os livros do 8 ou para o oitavo pegar os do 9

É para pegar os livros no dia da série que você está em 2016. Sobre o início das aulas, será dia 15 de Fevereiro para todas as turmas.

As listagens saem todas na escola ou só uma de cada vez

Matheus Santana quando q eh para fazer pedido de transferencia para outra turma??

O pedido de transferencia pode se fazer pelo telefone??

A lista de material foi alterada. Havia feito um print para a compra dos mesmos e hj dando uma olhada aqui, nessa confusão de horários, vi que foi incluído além da garrafa d'água, super correto, mais 200 folhas A4 e 3 canetas para quadro branco... Espero que meu filho não seja cobrado pelos itens incluídos nos últimos dias.

No dia em que fui entregar os meus livros, Inspetores informaram que o início das aulas seria no dia 16.

Como é feito o pedido de transferência ?

Como é feito o pedido de transferência ?

É pra levar os livros novos q recebemos no dia marcado. amanhã?

Postar um comentário