Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Servidores da Educação conquistam o PCCS

  Depois de muitos problemas, impaciência e preocupação, finalmente ocorreu a votação do Plano de Cargos Carreira e Salários, a qual foi muito esperada pelos professores e outros servidores da Educação.      Eu fui pessoalmente acompanhar a sessão e a votação e durante todo processo. E garanto a vocês que a maior preocupação dos Vereadores naquela mesa, era encerrar de vez a questão e garantir ao governo a liberdade para efetuar o pagamento no próximo dia 30.



  A votação da regulamentação do PCCS da Educação foi conquistada após a reunião conjunta entre o SEPE, o Secretário William Campos, a Comissão de Enquadramento e os vereadores na quarta.
      Juntos, estes firmaram um acordo que foi enviado para votação com ponto em consenso entre a Secretária e o SEPE.

Eu com o Secretário de Educação de Petrópolis (William Campos)
      Os profissionais da Educação lotaram o plenário da Câmara Municipal e a cada ponto aberto à discussão se manifestavam mostrando força e colocando ainda mais pressão sobre os vereadores que se comportaram em sua maioria com dignidade e respeito pelos servidores.
      O pagamento do PCCS será dia 30 com o enquadramento de 9% uma vitória coletiva que agradou à todos os envolvidos.

      O Plenário lotado da Câmara Municipal com direito a fila de espera para entrar na sessão foi um detalhe à parte neste dia histórico.
      Fica a sugestão para os demais profissionais que sonham com a mesma conquista, sem mobilização e principalmente organização não se pode chegar à lugar algum.
      Na política a moeda não é o dinheiro mas sim o voto, e protestar atinge diretamente o patrimônio político conquistado.





Político não gosta do ninguém na sua porta, por isto amigos.
Gritem, briguem, saiam as ruas para exigir seus direitos. 
Não existe época melhor do que à véspera de um ano eleitoral.

Parabéns à todos os funcionários por esta conquista!

Adaptado: Blog do Eduardo Ferreira.

Coral Voz Imperial

      O Coral Voz Imperial, de nossa escola, regido pela prof. Mary Rios esta cantando e encantando por onde passa.
      Os jovens apesar de todas as dificuldades encontradas pela falta da estrutura necessária para ensaio, locomoção e apresentação, tem se mantido firmes em seus objetivos.
      O Blogueiro Eduardo Ferreira assumiu o compromisso com o grupo de batalhar mais apoio e patrocínios junto a Prefeitura Municipal de Petrópolis e o Empresariado Local.
      Em breve o grupo estará lançando seu primeiro Web Site com destaque na imprensa local.



Fonte adaptada: Blog do Eduardo Ferreira

sábado, 26 de novembro de 2011

Feira de Empreendedorismo

No dia 23/11 (Quarta-Feira), os alunos do turno da noite do Liceu Municipal Campus I realizaram a feira de Empreendedorismo de 2011. Entre os empreendimentos trabalhados, pudemos contar com feira de Roupas, tecnologia, alimentos (chocolates, pizzas, pudins, doces, pães de mel, tortas doces e salgadas, churrasquinhos, pastéis, refrigerantes, balas, pirulitos entre outros), artesanatos, bailes e festas, utilidades, recicláveis entre outros. A feira teve início as 19:40h e contou com a participação de ilustres professores e ainda do nosso diretor geral - René - que os prestigiou com sua presença. Somente os alunos do 1° ano do ensino médio formaram a bancada da feira, que foi organizada pela professora Vera, os alunos do 2° e 3° anos, foram os principais clientes do comércio. A feira ocorreu dentro das salas de aula dos alunos.
Abaixo, fotos do evento: (Ao clicar na foto ela se expande)


  

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Feira de Empreendedorismo

Hoje (22/11), os alunos do turno da noite do Liceu Municipal Campus II realizaram a feira de Empreendedorismo de 2011. Entre os empreendimentos trabalhados, pudemos contar com feira de tecnologia e alimentos, como por exemplo chocolates, pizzas, pudins, doces, pães de mel, tortas doces e salgadas, refrigerantes, balas, pirulitos entre outros. A feira teve início as 19:40h e contou com a participação de ilustres professores e ainda do nosso diretor geral - René - que nos prestigiou com sua presença. Somente os alunos do 1° ano do ensino médio formaram a bancada da feira, que foi organizada pela professora Vera, os alunos do 2° e 3° anos, foram os principais clientes do comércio.

Abaixo, fotos do evento: (Ao clicar na foto ela se expande).











  

Trabalho Escolar

A pedido da professora Vânia Maria, queremos parabenizar aqui no Blog os alunos Marlon Silva Santos e Rafaela Alves Simplicio, ambos da turma 801, que apresentaram um trabalho espetacular sobre Acidentes relacionados com bebidas alcoólicas.
       
Como pode ser observado na capa ao lado, os alunos obtiveram pontuação máxima no trabalho e a professora avaliou-os como Excelente, dizendo que o trabalho está perfeito!
       
O Trabalho que foi apresentado em folha encadernada, falou sobre as Dosagens de Álcool no organismo e os riscos que causam, explicou também o funcionamento do Bafômetro, apresentou dicas e orientações para o motorista no transito, e claro contou com um belíssimo caderno de ilustrações. 

domingo, 20 de novembro de 2011

Matrícula e Renovação de Matrícula

Atenção pais e responsáveis:

                    Por determinação da Secretaria de Educação, a renovação de Matricula para os alunos do Liceu será feita pelo responsável do aluno entre os dias 29 de novembro à 05 de Dezembro, na Secretaria do Liceu campus I.

                     A prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Educação, informou nesta semana que para realizar a matrícula de novos alunos ao 6° ano do Liceu Municipal, o responsável do aluno deverá procurar a Secretaria Municipal de Educação (Rua da Imperatriz, 193, Centro) entre os dias 21 de novembro à 02 de Dezembro e preencher a documentação necessária. É importante ressaltar que todos os alunos inscritos serão avaliados em uma prova, sendo que em caso de grande número de matrículas, os alunos que apresentarem baixo rendimento, não conseguirão assegurar sua vaga.

"Queremos priorizar quem já está na rede e também abrir novas vagas. A Prefeitura está investindo pesadamente na Educação e a rede será reformulada e ampliada para que não haja excesso de alunos em salas de aula e nem escolas vazias" - Disse o Secretário Municipal de Educação de Petrópolis: William Campos.

sábado, 19 de novembro de 2011

Renovação de Matrícula - 2012

Atenção alunos: Por determinação da Secretaria de Educação as matrículas de 2012, serão feitas: do dia 29 de novembro à 05 de Dezembro.

Horário: das 8:00h às 21:00h
É necessário levar 2 fotos 3x4 e uma Xerox de Comprovante de Residência.

OBS: A Renovação da matrícula só será realizada pelo responsável do aluno menor de 18 (dezoito) anos na secretaria do Liceu Campus I.

Alunos do Liceu participam do 2º Congresso da União Estadual dos Estudantes Secundaristas e Etapa Estadual do 39º Congresso da UBES

          Nos dias 11 e 12, ocorreu no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), a Etapa Estadual da UBES no Rio de Janeiro, junto com o 2º Congresso da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ).
          A estudante Mel Gomes que é militante da União da Juventude Socialista (UJS) e estuda no Colégio Estadual Amaro Cavalcante, no Largo do Machado, foi eleita para presidir a UEES-RJ.
          O congresso foi aberto por um ato político que teve como pauta principal a defesa dos 10% do PIB para a Educação. “Este é um momento decisivo para que aconteçam novas e maiores mudanças na educação, em que jovens secundaristas de todo o Brasil vão debater e aprovar resoluções que irão orientar a atuação da próxima gestão da entidade”, explica Yann Evanovick presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
          No congresso da UEES-RJ, cerca de 400 estudantes, de mais de 50 municípios de todo o estado estiveram presentes, onde participaram todas as forças políticas que compõem o movimento estudantil do Rio de Janeiro, como UJS, PSB, CNB, PSOL, PCR, MUDANÇA, PDT, DS, OUSADIA, PARA TODOS e LIBERTE.
          O congresso teve ainda debates de Conjuntura, Movimento Estudantil, Ensino Técnico, Educação no Estado, Mulheres e LGBT, onde se obteve uma ampla participação dos estudantes, colocando suas opiniões e críticas à educação e ao governo do estado do Rio. 
          A plenária final contou com a inscrição de três chapas: Rebele se na UBES, Levante e O Movimento Estudantil Unificado pras Mudanças no Brasil (UJS, PSB, PDT, CNB, DS, MUDANÇA, LIBERTE, PARA TODOS e OUSADIA), que teve uma grande vitória com 200 votos. A chapa Levante (PSOL) obteve cinco votos e a chapa Rebele-se na UBES, composta pelo PCR, ficou com 49 votos.
          Os estudantes petropolitanos não poderiam ficar fora dessa e marcaram presença durante todo o congresso alem de alunos do liceu que representaram a escola.
FONTE: http://www.vermelho.org.br
Abaixo, fotos do evento e da bancada de Petrópolis:
   

    

      

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reunião Pedagógica

Na última reunião pedagógica, a aluna Sara da turma 901 do Liceu campus I - Manhã, homenageou o "velho piano" do Salão Nobre com lindas palavras e uma bela canção.
Abaixo, vocês poderão conferir na íntegra o vídeo do evento.

Prova Brasil

A aplicação das provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) ocorrerá entre os dias 07 e 18 de novembro, de acordo com a data agendada para a aplicação em cada escola.  Realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o SAEB é composto pela Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), nacionalmente conhecida como Prova Brasil, e pela Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica). O objetivo é mostrar a real situação do Sistema Educacional Brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e levantamento de informações sobre a escola, os professores e os diretores.
A Prova Brasil é aplicada nas escolas públicas urbanas e rurais que possuem pelo menos 20 ou mais estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental. Já a Aneb avalia as redes pública e particular de ensino, abrangendo também o 3º ano do Ensino Médio. Nesta edição do SAEB cerca de 1.900 escolas particulares contribuirão para a avaliação da Educação Básica no Brasil.
Para atender à reivindicação de vários municípios, o Inep realizará a Edição Especial da Prova Brasil em 2011, direcionada àqueles municípios que reúnem pelo menos 10 matrículas no 5º ano (4ª série), mesmo que esses estudantes estejam distribuídos em várias escolas.
A solicitação foi apresentada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e analisada pelo Inep em articulação com o Ministério da Educação. A Edição Especial permitirá que mais municípios possam integrar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.
Oportunidade
Em 2011 há 328 municípios no Brasil que possuem até 10 matrículas no 5º ano (4ª série) e que poderão aderir à Edição Especial da Prova Brasil. A iniciativa oportunizará que muitos desses municípios passem a ter calculado, pela primeira vez, o IDEB, índice utilizado em várias políticas públicas do MEC. A Edição Especial da Prova Brasil ocorre no mesmo período da aplicação da Prova Brasil, de 07 a 18 de novembro.
A adesão à Edição Especial da Prova Brasil é firmada por meio de assinatura de Termo de Compromisso, no qual o município se compromete a reunir todos os seus estudantes matriculados na 5º ano (4ª série) em um único local, dia e turno para a aplicação das provas. Após a assinatura, o Inep aciona o Consórcio, que entrará em contato com o município para agendar o dia, horário e local em que as provas serão aplicadas.
Com o apoio da Undime, mais de 250 municípios já aderiram à Edição Especial da Prova Brasil.
Aplicação das provas
Para participação não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição. A partir dos dados coletados por meio do Censo Escolar, o Inep seleciona, automaticamente, as escolas públicas e privadas urbanas e rurais. No dia agendado para a aplicação da prova, serão aplicados também os questionários socioeconômicos aos estudantes, professores e gestores. Ao término das provas, o aplicador preenche o questionário da escola, com questões sobre infraestrutura, acessibilidade, recursos pedagógicos e recursos humanos.
Prova e resultados
Cada prova é constituída por quatro blocos, sendo dois de Língua Portuguesa e dois de Matemática. Os estudantes de 4ª série (5º ano) respondem a 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática. Já os estudantes de 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, respondem a 26 questões de cada disciplina.
A escola participante da Prova Brasil recebe um boletim de desempenho com os resultados das séries avaliadas. Além disso, os boletins com os resultados de cada unidade escolar são disponibilizados no site do Inep para consulta de toda a sociedade. Como o foco da avaliação é a unidade de ensino, não serão divulgados resultados ou emitidos certificados de desempenho individual dos estudantes.
As escolas que participam da Aneb não recebem resultados por escola, mas suas notas contribuem para gerar os resultados agregados por dependência,  município, estado e Brasil.
A data prevista para a divulgação dos resultados é a partir de julho de 2012.   Calcula-se que cerca de 6,2 milhões de alunos irão participar da avaliação em 5.538 municípios sendo 214 mil turmas/aplicação num total 71 mil escolas.

Para mais informações, acesse: http://portal.inep.gov.br/

Prefeitura de Petrópolis homenageia alunos classificados para 2ª fase da OBMEP

A prefeitura de Petrópolis, por meio da secretaria de educação, presta hoje (06), uma justa homenagem aos 811 alunos da rede que foram aprovados para a segunda fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2011). Estes 811 alunos se destacaram entre os 16.420 estudantes de 53 escolas municipais de Petrópolis que se inscreveram para esta edição da olimpíada.

Em todo o Brasil, 18.719.916 de 44.691 escolas públicas (municipais, estaduais, e federais) se inscreveram para participar da 7ª OBMEP. Destes, apenas 935.995 passaram para a segunda fase, cujas provas serão aplicadas neste sábado, dia 5, em todo o território nacional. Entre eles, estão os 811 alunos das escolas públicas municipais de Petrópolis.

As provas da primeira fase da OBMEP 2011 foram realizadas em agosto. Dos alunos da rede municipal participantes da olimpíada, 444 foram aprovados no nível 1 (estudantes do 6° e 7° anos); 326 no nível 2 (8° e 9° anos) e 41 no nível 3 (Ensino Médio).

Em Petrópolis, as provas foram aplicadas entre 14:30h e 17:30h em quatro pólos: Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio (Campus I - Centro); Universidade Estácio de Sá (Bingen); Escola Municipal João de Deus Rodrigues (Pedro do Rio) e Colégio estadual Rui Barbosa (Alto da Serra).

A OBMEP já é reconhecida como a maior olimpíada do Brasil. Os participantes são alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A primeira ocorre nas escolas, onde as provas são corrigidas pelos professores. Já a segunda fase, as provas são aplicadas nos pólos e participam os 5% alunos com melhores classificações. A OBMEP é uma iniciativa de professores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática, mantida pelos minestérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Os melhores alunos recebem medalhas de ouro, prata, bronze, e bolsas de estudo de iniciação científica do CNPq.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Carol Kreischer - Te Trouxe Essa Canção

Atenção alunos, vocês não podem deixar de descobrir os talentos dessa aluna do Liceu Campus II.
Assistam o vídeo abaixo.
Faremos um sorteio. Comente este vídeo aqui no Blog, com o nome de uma música.
Já imaginou, sua música predileta cantada na voz de Carol Kreischer da turma 2009?



Corra! O sorteio ocorrerá no dia 04 de Dezembro.
Prazo expirado!!! - Nenhuma música foi pedida - Promoção cancelada.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Educação vai ao cinema - Parte II


A campanha A EDUCAÇÃO VAI AO CINEMA, realizada pelo Cinemaxx em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis e Secretaria de Educação se Petrópolis foi um sucesso absoluto. Por isso agora a campanha voltou, com a parte 2 do projeto.
O brilho nos olhos das crianças é contagiante.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Obs.: O evento foi transferido para o Savana, no dia 17 de Dezembro (Sábado) às 23h.

Início da distribuição de vendas dos Ingressos