Desde o início do séc. XX, filhos e netos dos primeiros colonos organizavam pequenas quermesses em casas e barracões, no bairro Fazenda Inglesa. Eram iniciativas que pretendiam promover um retorno às origens, com música, dança e os tradicionais pratos da culinária alemã.
Contudo, em 1983, no Clube 29 de Junho - que reúne os descendentes da colônia - surgiu a ideia de transformar a iniciativa em uma festa que pudesse levar a todos o conhecimento da história e tradições dos alemães de Petrópolis. Assim, naquele ano, o primeiro evento foi realizado, por três dias, com o nome de "Festival Germânico". O ponto escolhido para a realização do festival era simbólico: os arredores do Palácio de Cristal, onde está afixado o cruzeiro que demarca a chegada dos pioneiros. O local era um ponto habitual de reunião das famílias alemãs, que ali realizavam jogos, brincadeiras e piqueniques no final de semana, inclusive por reportá-los a uma outra referência afetiva: o nome do local, Praça da Confluência – assim chamada por ser o ponto geográfico de reunião entre os rios Quitandinha e Palatinado – faz alusão à outra famosa praça alemã onde também se encontram dois importantes rios, o Rhein e o Mosel: a Praça Koblenz (em português, “Confluência”).
A partir de 1990, o Clube 29 de junho e demais organizadores estabeleceram uma parceria com a Prefeitura de Petrópolis, através da Petrotur (extinta mais tarde). O incremento e profissionalização do evento levaram ao seu crescimento exponencial. Desta forma, o antigo Festival Germânico alcançou o formato da atual Bauernfest: um evento de grande importância para o calendário turístico e cultural do estado e do país; com identidade definida; que a cada ano inclui inovações que atraem novos visitantes, bem como seu público fiel.
A Festa do Colono Alemão, em Petrópolis: hoje, se tornou o segundo maior evento do Brasil em sua categoria e o maior da região sudeste.
Principal manifestação cultural de Petrópolis, a Bauernfest também acaba de entrar para o Calendário Oficial de Eventos do estado do Rio de Janeiro. Com a chancela do governo estadual, a festa ganhará mais visibilidade nacional e internacional.
Após passar por um resgate de seus conceitos e grandiosidade em 2009, o evento cresceu e apareceu: as últimas edições atraíram um público de 415 mil pessoas, batendo seu recorde em 2011, com 185 mil visitantes.
Durante o período do evento que, este ano, aconteceu de 28 de junho a 08 de julho, a Bauernfest aquece a economia da cidade, lotando hotéis e pousadas. No ano passado foram registrados 98,25% de ocupação hoteleira no Centro Histórico e 81,25% nos arredores.
Entre as grandes novidades deste ano tivemos a volta da Cervejaria Bohemia como parte integrante da Bauernfest. Inaugurado oficialmente em maio, o atrativo mais aguardado do ano, leva o visitante a uma verdadeira viagem ao mundo da cerveja. Inédito no Brasil, o projeto que contou com a parceria do governo do estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Petrópolis, traz em suas instalações um memorial da cerveja com o maior acervo da América Latina onde o público terá a oportunidade de conhecer as curiosidades e segredos do mundo cervejeiro, por meio de atividades interativas. Além disto, o projeto possui um centro de experiência cervejeira único no Brasil, onde os frequentadores poderão conhecer as mais diversas faces da cerveja, uma bebida rica em histórias e sabores, versátil para diferentes gostos e ocasiões.
Outra novidade é a volta do tradicional Bailão para o interior do Palácio de Cristal, animado pelas bandas Germânica e Bauernband e, onde também aconteceu o concorrido Concurso de Chopp em metro. Lá o público pôde conferir também exposições com a história dos grupos folclóricos de Petrópolis e algumas curiosidades sobre a rotina daqueles que ajudaram construir a Petrópolis Imperial.
Isso sem falar nas apresentações dos grupos folclóricos, os desfiles temáticos e uma série de atrações. Tudo, claro, regado com a melhor gastronomia típica e muito chopp.
A Bauernfest conta com o patrocínio da Cervejaria Bohemia e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Publicado por:
2 comentários:
Parabéns pela reportagem! Vocês vão longe!!!!
Obrigada D.Ana!!!
Postar um comentário