sábado, 3 de novembro de 2012

Educacao Ambiental e Agenda 21 Escolar


Mais de 90 alunos das escolas municipais Liceu Prefeito Cordolino Ambrósio, Liceu Carlos Chagas, Escola Germano Valente (Comac) e Colégio Estadual Princesa Isabel participaram da mostra final dos programas Elos Formação e Fortalecendo Elos em Petrópolis. O evento contou com a apresentação dos trabalhos que estão sendo formulados há um ano, desde a implantação do programa nas escolas, e de uma animada apresentação teatral.
A ação é resultado de uma parceria do Programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania com a Superintendência de Educação Ambiental, Secretaria de Estado do Ambiente, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Educação. Também participaram do encontro a coordenadora pedagógica do Programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Elos da Cidadania, Marilene Cadei, a subsecretária do Ensino Fundamental, Vívian Portilho e professores da rede municipal de ensino.
“Esse projeto do Elos já atua em várias cidades do Estado, desde Varre e Sai até Itatiaia porque entendemos que as escolas são o lugar onde os alunos se transformam em personagem principal da sua comunidade e, dessa forma, fazem a diferença no que diz respeito à conscientização ambiental. Esse programa ensina que temos a obrigação de aprender a proteger a cultura e a história de cada comunidade, através da proteção ao nosso grande bioma que é a Mata Atlântica. Todos os petropolitanos são privilegiados porque, em grande parte da cidade, a vista das janelas é da natureza e, isso, é melhor do que a visão de uma obra de Picasso. O resgate dos valores de uma comunidade é, na maioria das vezes, muito mais gratificante do que uma obra física. Quando um estudante desperta para a importância da reciclagem de jogar o lixo no lixo, ele vira um disseminador de informações e pode ser um agente de transformação importante para o meio em que vive”, disse Marilene Cadei.
No encontro, as escolas apresentaram vídeos sobre os temas do programa Elos trabalhados em sala de aula, como a preservação ambiental, coleta e reciclagem de lixo, cartazes confeccionados para a Rio + 20, mostras com presentes feitos através de materiais reciclados, oficinas e discussões em grupos.
“A partir dessa parceria concretizamos que as informações acadêmicas podem e devem ser levadas para as salas de aula para que sejam trabalhados com os alunos de forma lúdica e criativa. Isso é a construção do conhecimento que os jovens levarão para o resto da vida. Esperamos que esse programa tenha continuidade, sempre respeitando os contextos que norteiam a importância da preservação do meio ambiente”, afirmou a subsecretária do Ensino Fundamental.
Para a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Claudia Couto, que viabilizou a vinda do projeto para Petrópolis, desde a implantação, o programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Elos da Cidadania mudou não só a conscientização dos alunos, mas, também a dos professores e gestores das unidades escolares.
“As escolas se mobilizaram como um todo para que o programa tocasse os alunos. Na Comac, por exemplo, os alunos fizeram, inclusive, uma mostra cultural sobre a sustentabilidade. A relação entre os estudantes mudou porque eles perceberam a importância da unidade e da preservação do meio ambiente. Eles ficaram mais sensíveis a essas questões o que melhorou no rendimento escolar de cada um. Além disso, os professores aprenderam a trabalhar esses temas imprescindíveis de forma diferenciada”, apontou Claudia.
Durante o evento foi lançada a Campanha “Abrace essas Dez! Todos pela defesa das espécies ameaçadas de extinção”. Fotos explicativas de animais raros foram espalhadas nos jardins da Casa da Educação Barão de Mauá com o objetivo de despertar a atenção dos petropolitanos para as espécies ameaçadas.
“Somos o povo da Mata Atlântica e temos que respeitar a nossa natureza que é considerada o ecossistema mais diversificado do planeta. Espero que esses jovens multipliquem essa conscientização nessa cidade linda”, declarou Marilene Cadei.
Fonte: Prefeitura de Petrópolis

0 comentários:

Postar um comentário