sábado, 23 de fevereiro de 2013

Professor Lafer foi selecionado para curso no maior laboratorio de fisica


     O professor de física, Luiz Alfredo Andrade Ferraz, conhecido também como Lafer, que exerce seu trabalho em várias escolas petropolitanas, incluindo o Liceu, embarcou em agosto de 2012 para fazer um curso em um dos maiores laboratórios de física do mundo: o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear - CERN (sigla em francês). 
     O centro de pesquisa, localizado em Genebra, na Suíça, custou 10 bilhões de dólares e é lá, por exemplo, que se encontra o LHC (Large Hadron Collider) que possibilitou o desenvolvimento de pesquisas como: a descoberta da partícula de Deus, o "Bóson de Higgs".
    Para qualquer professor brasileiro conhecer o laboratório é um sonho e Lafer não é diferente. Há trinta anos na profissão, ele diz que a visita ao laboratório e o curso é a realização de um sonho.
"É a consagração de toda uma carreira. Eu acompanho o trabalho do CERN há mais de 20 anos. Desde então, eu sonho em estar lá", conta Lafer.
    A oportunidade para os brasileiros surgiu há dois anos. Por ano, 20 professores que atuam na rede estadual de 17 estados são selecionados para visitar o CERN. Entre os critérios, além do currículo, é necessário participar do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Lafer acredita que o fato de ter um blog para a divulgação da ciência também contribuiu na hora da seleção. "Foram mais de 5 mil inscritos. Fiz a minha inscrição com a expectativa de ser selecionado, mas ainda assim a surpresa foi grande". 
     Lafer ainda explica que a visita ajudará no processo de modernização do ensino da Física nas escolas de Petrópolis. "O ensino da Física hoje vai além da matemática clássica. Hoje buscamos uma aplicação prática de exemplos para aproximar os alunos da ciência. Uma coisa é você ver isso nos livros e passar adiante, outra é você viver a experiência, estar em contato com cientistas vencedores de prêmio Nobel e passar não só o conhecimento, mas a experiência adiante", explica.

Com informações do portal Folha Popular

2 comentários:

Sim. Como diz a postagem, ele embarcou em agosto de 2012 para a realização da aprendizagem.

Postar um comentário