sábado, 28 de junho de 2014

#Liceu60Anos: entrevista com a diretora Renata Martins

Antes de postar a entrevista com nossa atual diretora, Renata Martins, alguns esclarecimentos: nossa primeira entrevista foi realizada com nosso querido professor Renê. Infelizmente, por problemas técnicos no local onde o áudio da entrevista estava arquivado, acabamos perdendo. Duplicaríamos o arquivo justamente para evitar um problema como este, mas quando fomos realizar a duplicação, já era tarde. Não conseguimos retornar o contato com o tão querido ex-diretor para refazermos a entrevista, mas queremos deixar expresso nosso carinho por ele. Professor Renê marcou o Liceu atual. Todos que o conhecem, o adoram! Muito mais que um diretor e um professor, ele é um amigo de todos. Parabéns, professor, pela excelente gestão de nossa escola!


Vamos então a última entrevista da série, com a professora Renata Martins. Nessa entrevista ela nos conta um pouco de sua história antes de se tornar diretora e também algumas novidades que está preparando para o Liceu nesses 60 anos.

"Os problemas do Liceu todo mundo conhece mas eu quero gente que me ajude a pensar em soluções." - professora Renata Martins


No início da entrevista perguntamos se na sua época de estudante ela pensava em se tornar diretora, e ela respondeu: "Não. Na verdade, eu sonhava em me tornar professora mas quando eu me tornei professora eu pensava que nunca ia dar aula em escola pública, tinha preconceito de escola pública, mas logo depois que eu passei no concurso, fui trabalhar na periferia, com alunos muito carentes e depois fui trabalhar na secretaria de educação e consegui enxergar a rede como um todo, não olhar uma escola sozinha. Aí eu pensava: ‘Nossa, diretora de escola eu não quero ser nunca!’ porque, na verdade o diretor vai ficando com muitas demandas, quanto mais, diretor do Liceu. Pra começar, você tem que articular cinco diretores adjuntos, que são pessoas diferentes, com convicções pedagógicas diferentes, aí junto com esses cinco adjuntos, pelo menos mais cinco orientadores, então só pra começar temos um grupo de dez pessoas. Então, nunca foi meu 'sonho de consumo' ser diretora de escola não, gente. (risos) Mas é uma experiência muito interessante, até mesmo como pessoa. Articular um grupo tão grande faz você ter que se tornar diferente. Eu parto do princípio que tudo pode ser dito, mas depende como você vai dizer. Gentileza nunca é demais!"

Comentamos sobre os 60 anos do Liceu e perguntamos se ela estava preparando alguma novidade para a escola. A diretora nos disse que terão muitas surpresas, muitas coisas que ela ainda não pode revelar. "No momento oportuno vocês receberão o planejamento de nossas festas!"- afirmou.

E perguntamos se também terá a criação de algo novo, e ela nos contou algumas novidades: "É, na verdade, a gente tá querendo re-editar algumas coisas que fazem parte da história do Liceu. Estamos propondo o concurso de logo que já começou, estamos querendo re-editar o concurso de beleza que o Liceu tinha, ao invés de 'Rainha do Liceu', a gente pretende fazer a 'Musa do Liceu' e gostaríamos de re-editar o grêmio, mas não com a característica dos anos 80, que era uma característica de embafe, mas com uma característica do século 21, que é tentar implantar de fato uma gestão participativa, uma gestão democrática no âmbito da escola. Talvez um grupo de alunos formando um colegiado para ajudar a gente a discutir, mas isso são coisas que a gente ainda vai amadurecer durante esse ano e acho que será legal!"

E como fizemos em todas as outras entrevistas, pedimos que a professora deixasse um recado para os atuais alunos. E ela nos deixou o seguinte recado: "Eu acho que o mais importante, nesse momento, é o aluno se ver como dono da escola também, como parceiro da administração. Os problemas do Liceu todo mundo conhece mas eu quero gente que me ajude a pensar em soluções. Porque não adianta eu mandar pintar a sala se o aluno picha, não adianta eu mandar trocar as carteiras, se o aluno tira o acabamento das carteiras, não adiantar eu mandar reformar o banheiro se o aluno quebra. Então, se o aluno não for parceiro da escola, se o aluno não for parceiro dos professores, a escola vai ficar cada vez mais insuportável sim! Porque todos nós vamos ver os nossos piores lados. Então, eu acho que aluno é tudo igual, em qualquer lugar, aluno vem pra escola pra não ter aula, mas a gente tem que buscar fazer aquilo que será melhor. Então, se vocês me ajudarem a pensar, como é que essa escola pode ficar mais legal, como é que essa escola pode ser mais dinâmica, como é que essa escola pode ser mais atraente, a escola vai melhorar!" - afirmou
"Tem coisa que não dá pra fazer em dia, tem coisas que dependem de mudança de atitude. Então, se você, aluno, tem um comportamento legal com o professor, a probabilidade desse professor ter um comportamento legal com você é muito grande. Agora, se você aluno tem um comportamento de provocar o professor, de ficar desrespeitando o professor, vai ter uma hora que ele vai, de alguma forma, inplementar alguma sanção e aí a escola é chata. Por que? Porque os dois lados não estão caminhando juntos, não se veem como parceiros. Não adianta eu tentar ensinar uma coisa para aquele que não quer aprender, não adianta tentar explicar uma coisa para aquele que não quer ouvir. Hoje eu me reservo ao direito de não entrar em atrito com aluno. Já aconteceu de alunos me desacatarem na internet e eu não vou discutir na internet. Eu bloqueio o aluno! Simples assim. Eu tenho todo direito! Aqui é minha vida privada, é público mas é privado. É público pra quem eu quero que seja público. Não é público para todo mundo! Agora se ele tá me importunando, eu não vou mantê-lo no meu siclo de relações. É muito diferente de na escola eu ter que tratar todo mundo de forma igual. Então, normalmente, o comportamento do outro está muito ligado ao nosso comportamento também. Aquela coisa da gentileza: a gente pode ter um ambiente muito mais bacana se todos formos gentis uns com os outros. Eu acho que a gentileza é sempre bacana!"

1 comentários:

eu acho que o liceu ficaria mais legal se tivesse mais concursos, mais jogos e mais entretenimento para os alunos, para que todos possamos ver o que o liceu nos proporciona além dos estudos. Poderia também acrescentar aulas ex: teatro, dança etc...

Postar um comentário