sexta-feira, 27 de junho de 2014

#Liceu60Anos: entrevista com ex-diretora Lilian

Continuando hoje, na reta final da série de entrevistas, vamos postar a entrevista com a ex-diretora do Liceu, dona Lilian Pinto. Nesta entrevista a mesma nos contou um pouco sobre sua direção no Liceu e vida profissional.

"Vista a camisa do Liceu respeitando, sendo orgulho. Vista sabendo que está representando uma escola que tem 60 anos e que tem uma força e um nome na cidade!" - professora Lilian



Dona Lilian nos contou que estudou no Liceu por dois anos e cursou o que seria a tempos atrás a 7ª série e a 8ª série que hoje correspondem ao 8º e 9º ano do ensino fundamental. Perguntamos se na época de estudande ela pensava em ser diretora do Liceu e ela, lembrando, nos respondeu: "Nem pensar! Naquela época eu não tinha nem ideia de que profissão eu iria escolher... Na verdade, eu estava terminando o ensino fundamental e não tinha em mente qual profissão seguiria...".

Como professora, dona Lilian trabalhou no Instituto Brasileiro de Educação, o IBE, dando aula de primeiro segmento (alunos de 3ª e 4ª série, hoje 4º e 5º ano do ensino fundamental).

Perguntamos também sobre os pontos positivos e negativos de ser diretora geral do Liceu, e ela nos deu a seguinte resposta: "Um grande ponto positivo é que na verdade a gente aprende muito! Porque ali você tem que se relacionar com funcionários, professores, alunos, pais de alunos e secretaria de educação. Então você tem que conciliar várias vertentes e priorizar algumas coisas e você também não tem como agradar a todo mundo. Então, é um grande aprendizado trabalhar com aquele número de professores, com aquele número de alunos, funcionários... Em termos de relacionamento humano, é um aprendizado muito grande! Um ponto negativo é que a gente acaba tendo que ser, às vezes, muito buriocrático, ou então tendo que tomar decisões que não agradam alguma pessoas ou algum grupo ao todo e às vezes essa decisão deixa a gente meio isolada. Porque quando a decisão é boa, é uma notícia boa, todo mundo quer participar, quando é alguma coisa que não vai agradar alguém ou algum grupo, aí a decisão é da diretora. 'A diretora que não quer, a diretora que não deixa...' Então, às vezes, a gente fica muito só, nessa situação".

Sobre voltar a direção do Liceu, dona Lilian diz que é apenas uma vez: "Acho que é uma coisa pra gente fazer uma única vez na vida! Existem cargos, certas posições que é só para uma vez". Ela citou que foi muito bom, ficou no Liceu por 10 anos, sendo 8 anos na coordenação geral e os 2 ultimos anos na direção. Relata ainda que foi muito bom naquele período e que "A mesma água não passa pelo mesmo local no rio. Então o fato de ter sido bom naquele momento, não me dá garantia nenhuma de que seria bom futuramente voltar para a mesma função. Então, assim, cumpri a minha missão como profissional, como servidora pública - porque eu me aposentei na prefeitura - e penso que não é uma coisa que eu almejaria voltar para a função, embora tenha sido muito proveitoso!"

A professora também falou sobre o Campus II. Ela conta que a criação de um outro prédio foi uma saída para tentar diminuir o número de alunos na sala de aula. "Na época que o professor Grossi assumiu a direção, eu já estava como coordernadora e foi um momento que a direção anterior tinha deixado a escola com muitos alunos e os professores não estavam conseguindo trabalhar bem. A prefeitura teve que arrumar uma saída para diminuir o número de alunos em sala de aula. Então, o professor Grossi sugeriu a compra do prédio que, na época, pertencia a UCP [Universidade Católica de Petrópolis] e eles já estavam querendo vender. Foi bom para o município porque estava precisando de um prédio para colocar os alunos 'excedentes' das turmas que estavam muito grandes no Liceu." - lembra.

D. Lilian deixou um recado para nossa atual diretora, Renata Martins. "Eu desejo que ela [dona Renata] tenha muita persistência, muita coragem, o colégio merece todo esforço, toda dedicação, todo amor que a gente puder porque é uma entrega. Quando se assume a direção de um colégio daquele porte, sua vida passa a ser aquilo. Então, que ela tenha muito amor, pois se ela tiver amor com certeza será justa, porque competente eu sei que é." - disse para a dona Renata, encerrando com um recado para os atuais alunos - "Que os alunos vejam a escola como parte da vida deles. Não como um local que a gente entra, sai e não gosta daquilo. Quando a gente fala em vestir a camisa, é vestir com amor e respeito aquele lugar que estamos frequentando. Então, que vocês vejam a escola como uma extensão da casa de vocês, que seja um lugar agradável, que tenham alegria em estar lá e consequentemente tenham amor e respeito. Vista a camisa do Liceu respeitando, sendo orgulho. Vista sabendo que está representando uma escola que tem 60 anos e que tem uma força e um nome na cidade! Em termos de ENEM, não tem nenhuma escola pública, que a partir do momento que começou a ser divulgado os resultados, se manteve em primeiro lugar como o Liceu. Então, que vocês tenham orgulho da escola onde vocês estão, assim como eu tive por ter estudado lá dois anos. Eu fiquei muito feliz em voltar como diretora numa escola que ajudou a me formar e a ser o que eu sou hoje!"

0 comentários:

Postar um comentário