quarta-feira, 25 de junho de 2014

#Liceu60Anos: entrevista com ex-diretor Luiz Alberto Grossi

Continuando, hoje conheceremos o ex-diretor Luiz Alberto Grossi. Na gestão dele, foi criado o Campus II, 'a menina dos seus olhos'.

"Não vou dizer que dessa água não bebo. Mas se Deus quiser e se o Liceu precisar de mim, eu volto com o maior prazer!" - professor Luiz Alberto Grossi



O professor Luiz Alberto Grossi, ao iniciar nossa entrevista, lembra-se saudoso da sua época de estudante. "Estudei no Liceu na década de 1960, os diretores que peguei foram: professora Olédia, professor Eduardo, professor Guerra Peixe, entre outros. Na época de estudante, eu não almejava ser diretor geral de jeito nenhum, nem professor." O professor também lembrou de sua época como funcionário do Liceu. "Dou aula de biologia e ciências. No Liceu, eu lecionei à noite biologia nas turmas de segundo grau, como eram chamadas na época, e de ciências nas turmas de 5ª e 6ª série, na época. Antes de ser diretor geral, fui por onze anos diretor adjunto do turno da tarde do campus I e quem criou o campus II foi eu."

Perguntamos a ele quais foram os pontos positivos e negativos de sua gestão no Liceu. Segundo ele, só teve pontos positivos. "Eu só vejo pontos positivos. Eu tive uma gestão de cinco anos e já fui diretor duas vezes. Uma gestão de cinco anos onde o sucesso foi total: tivemos o primeiro lugar no ENEM, várias medalhas na Olimpíada de Matemática... O Liceu bombou nessa época. Também criamos nessa gestão, o campus II que é a menina dos meus olhos, gosto muito de lá, gosto muito daquele espaço lá, acho maravilhoso. Então, não vejo pontos negativos, só vejo pontos positivos nesses cinco anos como diretor do Liceu."

Professor Grossi afirma com certeza que ser diretor de uma escola como o Liceu, com todo esse peso, acrescenta e muito na visão de educador. "A gente passa a ver melhor o aluno, a gente passa a ver o outro lado da moeda... Como professor, você entra, dá a tua aula e vai embora e não conhece os bastidores da escola. Aí como diretor, você vê o problema do aluno, o problema do professor, o problema da escola... Então, tem muita coisa a acrescentar na vida da gente como educador."

O professor diz que se for necessário voltar para ter uma terceira gestão, ele volta. "Eu já passei na direção do Liceu duas vezes. Em 1988 e agora de 2004 a 2008, se não me falha a memória. Não vou dizer que dessa água não bebo. Mas se Deus quiser e se o Liceu precisar de mim, eu volto com o maior prazer!"

Encerrando, o ex-diretor deixa um recado para os atuais alunos. "Estudem. Aproveitem a escola que estão, porque é um privilégio poder estudar no Liceu. Eu passei nesses cinco anos muitas dificuldades no sentindo de arranjar vagas, porque quantas pessoas queriam vaga e não tinha como colocar. Então, o aluno que estuda no Liceu hoje, que conseguiu sua vaga, tem que fazer por merecer, tem que estudar, tem que levar a sério, pra ter uma vida melhor no futuro. E colégio tem! É o melhor colégio público da cidade."

1 comentários:

FOI MEU PROFESSOR NO CENIP EM 1976, EXCELENTE. LEMBRO ATÉ HOJE A ESTRUTURA DA CÉLULA DESENHADA NO QUADRO. PARABÉNS!

Postar um comentário