segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Tumulto e confusão marcaram a prova para vaga do concurso para o 6º ano

Muito tumulto e confusão marcaram a prova realizada na tarde deste domingo (7) no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Mais de 30 alunos acabaram não entrando na unidade e perderam a prova de acesso ao 6º ano do ensino fundamental, promovida pela secretaria de Educação. A ficha de inscrição informa que a prova seria realizada às 14h e que os alunos deveriam chegar com uma hora de antecedência. Cinco viaturas da Polícia Militar (PM) estiveram no local. A Rua Oscar Weinshenck precisou ser fechada.

Mais de 30 alunos não conseguiram entrar na
unidade
De acordo com os pais, a falta de clareza no horário do fechamento dos portões foi o que causou o transtorno, que teve briga no interior da unidade, pais passando mal e crianças nervosas com a confusão.

“O comunicado não estava claro sobre que horas o portão ia fechar. E mesmo assim, aqui eles falaram que fecharia às 13h30, mas fecharam 10 minutos antes. Ainda estão errados. Acho que não é justo com essas crianças e a prova deveria ser anulada”, comentou a costureira Ana Maria Passos, que estava com a filha, Ana Júlia, de 11 anos, para fazer a prova.

“Não é certo, eu estudei tanto e agora não posso fazer a prova”, lamentou a menina. “A gente se mata de estudar a semana toda e por um erro deles acontece isso. Chegamos aqui e fico de fora”, reclamou outra jovem, Nicole Moura, de 10 anos.
Os pais se revoltaram e as crianças ficaram
frustradas
Segundo a mãe de Nicole, Daiane Moura, e outros pais de alunos que não conseguiram entrar, um funcionário da unidade fechou o portão.

“Quando ele fechou o portão, com os pais reclamando do horário, ele disse que só faria uma chamada com aqueles que já tinham entrado e voltaria para uma segunda chamada com os atrasados. Mas acabou não voltando mais”, contou.

Para alguns pais, a justificativa dada foi que o edital, que estava à disposição na internet, informava sobre o fechamento dos portões, marcado para 13h30.

“Eles falaram que estava no site, mas nós não temos internet e não somos obrigados a ter”, reclamou a pequena Maria Luíza, de 10 anos, que também faria a prova.

Pais ameaçam procurar à Justiça
Pais reclamaram que portões foram fechados antes do tempo
A confusão teve apoio de diversos pais que se sentiram lesados pela falta de explicação no ato da inscrição, e até mesmo no momento da confusão. Os pais se mobilizaram em recolher assinaturas e afirmam que vão levar o documento à Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, para pegar a assinatura do juiz Alexandre Teixeira, e encaminhar o ofício à secretaria de Educação pedindo providências.

Confusão na prova do liceu em Petrópolis 3 (Foto: Andressa Canejo/G1)Com a confusão, alguns pais passaram mal

“Eu acho que eles têm que tomar alguma medida em relação a esses alunos que ficaram de fora. Eu entendo aqueles que entraram, que também não é justo cancelar a prova. Mas queremos que eles façam uma nova prova para o grupo que ficou de fora ou então que arrume vaga para eles. A confusão foi gerada por eles”, explicou a estudante de pedagogia, Raquel Reuther, indignada com a situação do filho.

Para a empresária Glauciana de Oliveira, o problema causa ainda mais transtornos ao filho, que sofre de ansiedade.

“Ele vem se preparando a semana inteira. Estava tomando chá de camomila para ficar mais calmo e correr tudo bem. Mas chega aqui acontece isso. Ele fica de fora. E mesmo que permitissem a entrada, agora ele não tem mais condição de fazer a prova”, comentou.

Confusão foi reprovada pelos pais que chegaram com antecedência

Para a dona de casa Camila Pereira Dias, a ficha de inscrição era clara quanto ao horário de chegada dos candidatos.

“Eu cheguei aqui 12h50, pois na ficha dizia para chegar uma hora antes. Entrei com minha filha, eles fizeram a chamada e eles foram para a sala. Disseram que retornaria para avisar aos pais sobre a previsão de término da prova. Fui buscar um biscoito e quando voltei o portão estava fechado. Mas minha filha já estava lá”, contou.

Cristiano Corrêa, pai de um aluno que conseguiu entrar, também reclamou da atitute dos pais “atrasados”.

“Se dizia para chegar com uma hora de antecedência, era para chegar 13h. Estava bem específico. Acho injusto quererem cancelar a prova por causa desses atrasados. O meu filho chegou antes, 12h50, então não pode ser prejudicado”, lamentou.

Secretaria de Educação diz que informações foram claras:
Em nota, a secretaria de Educação informou que os pais ou responsáveis pelos candidatos receberam esclarecimentos a respeito do horário de chegada ao local da prova, no ato da inscrição. Além disso, o edital e o próprio comprovante de inscrição alertavam para esta norma, comum a todo processo seletivo. Ainda de acordo com a secretaria, ao todo foram 294 inscritos para 210 vagas; 237 inscritos realizaram a prova e 57 faltaram ao exame. O órgão esclarece que qualquer caso omisso deverá ser levado à secretaria de Educação pelos pais ou responsáveis.

Confusão na prova do liceu em Petrópolis (Foto: Andressa Canejo/G1)
Cinco viaturas foram acionadas para o local e a rua teve que ser fechada 
Adaptado de G1.

4 comentários:

Nem deram ctrl C + ctrl V na matéria da Globo, tirando umas entrevistas

Bom dia !! Gostaria de saber quando sai o resultado da prova ???

Eu acho que quem chegou no horário certo não pode ser prejudicado pelas pessoas que não tiveram a responsabilidade de chegar na hora certa conforme estava no edital, pois quando é uma prova do Enem ninguém tem segunda chance..

Bom eu fiz a prova em 2012; e tals mais na minha opinião as pessoas deveriam chegar 1 hora mais cedo;pois quando faz o ENEM 1 minuto mais tarde já era perdeu e não adianta colocar na justiça...

#SóAcho

Postar um comentário