terça-feira, 17 de novembro de 2015

UFF Petrópolis conhece seus primeiros estudantes


O Campus da Universidade Federal Fluminense em Petrópolis começou a ganhar vida nesta terça-feira (27/10) com a chegada dos estudantes para a pré-matrícula no curso de Engenharia de Produção, o primeiro a ser oferecido pela instituição na cidade. As aulas começam no dia 25 de novembro. Equipe acadêmica e estudantes estão na expectativa para o início das atividades.
“A ansiedade para o início das aulas na UFF aqui em Petrópolis é grande. Com certeza a chegada da universidade inicia novos tempos aqui. Teremos uma cidade mais forte econômica e socialmente. Estou muito feliz e certo de que aqui terei um grande futuro”, declarou o estudante petropolitano Caio Mesitiere de Lemos, o primeiro colocado entre os 50 classificados, ao realizar a sua pré-matrícula na UFF Campus Petrópolis (Rua Domingos Silvério s/nº, Quitandinha) na manhã desta terça-feira (27/10).
Além de Caio, outros estudantes e pais de alunos foram recepcionados pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, que no ato estava representando o Prefeito Rubens Bomtempo, e também pela direção, coordenação e professores do Campus Petrópolis.
“Este campus é resultado de um trabalho liderado pessoalmente pelo prefeito Rubens Bomtempo. Ele trabalhou muito para tornar a instalação da UFF na cidade uma realidade. Quero parabenizar de forma especial a todos os petropolitanos que conquistaram a sua vaga na UFF, a primeira universidade pública da cidade, e também dar as boas-vindas aos estudantes de fora. Estejam certos de que todos vocês estarão fazendo história junto com esse campus. O momento é para ser comemorado. Hoje estamos consolidando um sonho de Petrópolis”, disse Airton Coelho.
Emocionada, a diretora do Campus UFF Petrópolis, Marcelle de Sá Guimarães, lembrou do empenho da Prefeitura e da UFF para a instalação da unidade no município. “Trabalhamos juntos desde o início para que pudéssemos oferecer um ambiente acadêmico adequado, com as instalações necessárias para o desenvolvimento de um projeto pedagógico, sem dúvidas, inovador. A partir de agora nos sentimos um pouco pais e mães desses alunos porque no dia a dia criamos um vínculo indescritível”.
“Nunca pensei que fosse chegar em Petrópolis acompanhando o meu filho para a matrícula e veria uma recepção e estrutura como esta. Na atual situação do país, onde todos falam em crise, vemos a Prefeitura e a UFF unidas, investindo em educação. Parabéns para vocês. Entrego o meu filho a esta cidade e a esta conceituada instituição com orgulho e confiança”, destacou Marcelo Fonseca, que é de São Gonçalo e trouxe o filho para a matrícula.
De acordo com o calendário divulgado pela UFF ainda haverá mais três chamadas e a inscrição nas disciplinas. A lista nominal dos aprovados e a relação dos documentos para a realização da pré-matrícula podem ser acompanhadas pelo endereço eletrônico www.vestibular.uff.br/2015/edital3.
Filho da vereadora Gilda Beatriz, Victor Mendes da Silva, foi um dos aprovados para a UFF, Campus Petrópolis. Ele disse que esse é um momento de vitória para a cidade: “Esse é um dia especial para todos nós. É uma grande alegria ter uma universidade do porte da UFF na cidade. Não vou precisar deixar a minha cidade natal para me qualificar. Hoje já tivemos a oportunidade de ter o primeiro contato com os professores e com toda a estrutura. Não vejo a hora das aulas começarem”.
O curso – Com carga horária de 3.660 horas, o curso de Engenharia de Produção da UFF, campus Petrópolis, será inovador. A aprendizagem será baseada em projetos garantindo sólida formação científica, tecnológica e profissional. A metodologia integrada e interdisciplinar privilegia o trabalho sob a óptica da sustentabilidade.
A grade curricular do curso está dividida em três núcleos de conteúdo. Básico: comum a todos os cursos de engenharia. Profissionalizantes: estudos necessários à formação do engenheiro de produção. Específicos: conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais para a garantia do desenvolvimento das habilidades e capacidades desejadas para o profissional da Engenharia de Produção. Além disso, 420 horas de disciplinas optativas, estágio supervisionado, projeto final e atividades complementares também fazem parte da grade curricular.
Apoio da Prefeitura – A instalação da estrutura acadêmica mais moderna da Escola de Engenharia da UFF, a primeira universidade pública de Petrópolis, é resultado do trabalho da Prefeitura, que garantiu a infraestrutura necessária para a vinda da instituição. Porém, faltava o espaço. O prédio aonde funcionava a Faculdade de Medicina, em Cascatinha, foi cedido pela Prefeitura para abrigar o Centro Vocacional Tecnológico. A iniciativa garantiu ao município a cessão do prédio onde funcionava o Cetep, no antigo Ciep do Quitandinha, concretizando assim, o sonho da instalação de um campus da UFF em Petrópolis.
A Prefeitura realizou todas as obras de reforma e adaptação do prédio e ainda adquiriu mobiliário, equipamentos, livros, material didático e ainda foi a responsável pelos laboratórios.
O Campus da UFF em Petrópolis é totalmente acessível com rampas e elevadores, tem acesso à internet em alta velocidade com cobertura wireless, conta com auditório, biblioteca, refeitório, quatro laboratórios temáticos, dez salas de aula, secretaria e atendimento ao aluno, coordenação de graduação, pós-graduação e do departamento de engenharia, laboratórios de Física I e II, Química e Informática, três salas de reunião, sala de professores e espaço de convivência. O anexo do prédio abrigará ainda incubadora de empresa e empresa júnior.

0 comentários:

Postar um comentário