sexta-feira, 20 de junho de 2014

#Liceu60Anos: entrevista com ex-diretor Ney

Continuando nossa série de entrevistas, hoje vamos postar sobre o professor Ney, diretor geral do Liceu de 2001 a 2004.

"[...] depois que fui diretor do Liceu, me tornei um profissional melhor!" - professor Ney


O professor Ney não estudou no Liceu, mas seus pais foram funcionários da escola e ele conta que isso lhe proporcionou uma ligação muito grande entre ele e a escola. "Meus pais trabalharam no Liceu, meus pais são funcionários fundadores do Liceu. Meu pai teve o privilégio de ver a pintora Djanira pintando aquela tela que tem no salão nobre. Em 1954, na primeira turma do Liceu, na inauguração, meu pai e minha mãe já trabalhavam na escola, foram os primeiros funcionários. Nunca estudei no Liceu mas morávamos em frente. Nasci em 1959 e meus pais moravam ali. Então, eu cresci dentro do Liceu, no colo da minha mãe, ao lado do meu pai... Tenho uma história muito bonita com o Liceu! Em 1982, comecei a trabalhar no Liceu. Tive o privilégio de trabalhar um ano com meu pai e minha mãe que estavam se aposentando. E eu realmente tinha o sonho, gostava muito do Liceu e Deus abençoou e em 2001 eu fui diretor até 2004."

Professor Ney está de licença médica. Ele dá aula no Liceu desde 1982 de língua portuguesa e literatura brasileira e conta que não gostaria de voltar a ser diretor. "Ali é uma vez só! Acho que todo professor deveria ser pelo menos um mês diretor de escola pra ver como é que funciona o outro lado. Mas outra vez não."

O ex-diretor diz que existem pontos positivos e negativos em ser diretor do Liceu. "Pontos negativos em ser diretor é que você não tem hora pra nada. Você não tem feriado, você não tem sábado nem domingo, você tem que estar 24 horas ligado na escola porque é uma escola muito grande. Agora, pontos positivos, eu estou colhendo até hoje! Porque eu deixei amigos lá. Eu encontro ex-alunos, casados, com família e passando por mim, agradecem tudo o que fiz por eles. Isso não tem preço!"

O professor conta que ser diretor do Liceu acrescentou e muito na sua visão de educador. "Foi como falei a pouco pra você: acho que todo professor deveria ser diretor pelo menos um mês, porque os nossos conceitos mudam. Às vezes, você sendo só professor, você não imagina os problemas que o diretor tem com a escola e às vezes não compreende essess problemas. Quando você passa a sentar do outro lado da mesa, ou seja, como diretor, você compreende aqueles problemas que outros diretores tinham e você não compreendia. Então, realmente é bem diferente, é legal e eu posso ter certeza de uma coisa: depois que fui diretor do Liceu, me tornei um profissional melhor!"

Encerrando, ele deixa um recado para os atuais alunos: "Estudem muito e que antes de estudar sejam seres humanos do bem. Pratiquem o bem!"

0 comentários:

Postar um comentário