Banda Marcial Imperador Pedro II

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio tem uma das maiores bandas de Petrópolis. A Banda Marcial Imperador Pedro II é reconhecida pelo seu repertório musical de alta qualidade.

Grupo Musical Voz Imperial

O Grupo Musical Voz Imperial agrega valor cultural ao Liceu M. Prefeito Cordolino Ambrósio desde 2008.

Guarda de Honra Imperial

A Guarda de Honra Imperial é tradicional. Está no Liceu desde 1990.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Entrega de resultados

Fiquem atentos às datas de entrega dos resultados finais, pois após estas datas os resultados apenas poderão ser obtidos no ano que vem.


CAMPUS I
MANHà
8º ano - dia 16 de dezembro (terça-feira) de 8h às 11h.
9º ano - dia 12 de dezembro (sexta-feira) de 8h às 11h.

TARDE
6º ano - dia 15 de dezembro (segunda-feira) de 13h às 17h.
7º ano - dia 16 de dezembro (terça-feira) de 13h às 17h.

NOITE
1º ano - dia 15 de dezembro (segunda-feira) de 19h às 21h.
2º ano - dia 16 de dezembro (terça-feira) de 19h às 21h.
3º ano - dia 12 de dezembro (sexta-feira) de 19h às 21h.

CAMPUS II
MANHà
8º ano - dia 16 de dezembro (terça-feira) de 8h às 11h.
9º ano - dia 12 de dezembro (sexta-feira) de 8h às 11h.

NOITE
1º ano - dia 15 de dezembro (segunda-feira) de 18h às 20h30.
2º ano - dia 16 de dezembro (terça-feira) de 18h às 20h30.
3º ano - dia 12 de dezembro (sexta-feira) de 18h às 20h30.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Tumulto e confusão marcaram a prova para vaga do concurso para o 6º ano

Muito tumulto e confusão marcaram a prova realizada na tarde deste domingo (7) no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Mais de 30 alunos acabaram não entrando na unidade e perderam a prova de acesso ao 6º ano do ensino fundamental, promovida pela secretaria de Educação. A ficha de inscrição informa que a prova seria realizada às 14h e que os alunos deveriam chegar com uma hora de antecedência. Cinco viaturas da Polícia Militar (PM) estiveram no local. A Rua Oscar Weinshenck precisou ser fechada.

Mais de 30 alunos não conseguiram entrar na
unidade
De acordo com os pais, a falta de clareza no horário do fechamento dos portões foi o que causou o transtorno, que teve briga no interior da unidade, pais passando mal e crianças nervosas com a confusão.

“O comunicado não estava claro sobre que horas o portão ia fechar. E mesmo assim, aqui eles falaram que fecharia às 13h30, mas fecharam 10 minutos antes. Ainda estão errados. Acho que não é justo com essas crianças e a prova deveria ser anulada”, comentou a costureira Ana Maria Passos, que estava com a filha, Ana Júlia, de 11 anos, para fazer a prova.

“Não é certo, eu estudei tanto e agora não posso fazer a prova”, lamentou a menina. “A gente se mata de estudar a semana toda e por um erro deles acontece isso. Chegamos aqui e fico de fora”, reclamou outra jovem, Nicole Moura, de 10 anos.
Os pais se revoltaram e as crianças ficaram
frustradas
Segundo a mãe de Nicole, Daiane Moura, e outros pais de alunos que não conseguiram entrar, um funcionário da unidade fechou o portão.

“Quando ele fechou o portão, com os pais reclamando do horário, ele disse que só faria uma chamada com aqueles que já tinham entrado e voltaria para uma segunda chamada com os atrasados. Mas acabou não voltando mais”, contou.

Para alguns pais, a justificativa dada foi que o edital, que estava à disposição na internet, informava sobre o fechamento dos portões, marcado para 13h30.

“Eles falaram que estava no site, mas nós não temos internet e não somos obrigados a ter”, reclamou a pequena Maria Luíza, de 10 anos, que também faria a prova.

Pais ameaçam procurar à Justiça
Pais reclamaram que portões foram fechados antes do tempo
A confusão teve apoio de diversos pais que se sentiram lesados pela falta de explicação no ato da inscrição, e até mesmo no momento da confusão. Os pais se mobilizaram em recolher assinaturas e afirmam que vão levar o documento à Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, para pegar a assinatura do juiz Alexandre Teixeira, e encaminhar o ofício à secretaria de Educação pedindo providências.

Confusão na prova do liceu em Petrópolis 3 (Foto: Andressa Canejo/G1)Com a confusão, alguns pais passaram mal

“Eu acho que eles têm que tomar alguma medida em relação a esses alunos que ficaram de fora. Eu entendo aqueles que entraram, que também não é justo cancelar a prova. Mas queremos que eles façam uma nova prova para o grupo que ficou de fora ou então que arrume vaga para eles. A confusão foi gerada por eles”, explicou a estudante de pedagogia, Raquel Reuther, indignada com a situação do filho.

Para a empresária Glauciana de Oliveira, o problema causa ainda mais transtornos ao filho, que sofre de ansiedade.

“Ele vem se preparando a semana inteira. Estava tomando chá de camomila para ficar mais calmo e correr tudo bem. Mas chega aqui acontece isso. Ele fica de fora. E mesmo que permitissem a entrada, agora ele não tem mais condição de fazer a prova”, comentou.

Confusão foi reprovada pelos pais que chegaram com antecedência

Para a dona de casa Camila Pereira Dias, a ficha de inscrição era clara quanto ao horário de chegada dos candidatos.

“Eu cheguei aqui 12h50, pois na ficha dizia para chegar uma hora antes. Entrei com minha filha, eles fizeram a chamada e eles foram para a sala. Disseram que retornaria para avisar aos pais sobre a previsão de término da prova. Fui buscar um biscoito e quando voltei o portão estava fechado. Mas minha filha já estava lá”, contou.

Cristiano Corrêa, pai de um aluno que conseguiu entrar, também reclamou da atitute dos pais “atrasados”.

“Se dizia para chegar com uma hora de antecedência, era para chegar 13h. Estava bem específico. Acho injusto quererem cancelar a prova por causa desses atrasados. O meu filho chegou antes, 12h50, então não pode ser prejudicado”, lamentou.

Secretaria de Educação diz que informações foram claras:
Em nota, a secretaria de Educação informou que os pais ou responsáveis pelos candidatos receberam esclarecimentos a respeito do horário de chegada ao local da prova, no ato da inscrição. Além disso, o edital e o próprio comprovante de inscrição alertavam para esta norma, comum a todo processo seletivo. Ainda de acordo com a secretaria, ao todo foram 294 inscritos para 210 vagas; 237 inscritos realizaram a prova e 57 faltaram ao exame. O órgão esclarece que qualquer caso omisso deverá ser levado à secretaria de Educação pelos pais ou responsáveis.

Confusão na prova do liceu em Petrópolis (Foto: Andressa Canejo/G1)
Cinco viaturas foram acionadas para o local e a rua teve que ser fechada 
Adaptado de G1.

Concurso para vagas no Liceu aconteceu no Domingo



Terminou nesta sexta-feira (28) o prazo para as inscrições do processo de seleção para o 6º ano do Ensino Fundamental do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. O concurso é promovido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, e oferece 210 vagas para o segundo turno (período da tarde). As inscrições foram realizadas no setor de matrícula da secretaria de Educação (Rua da Imperatriz nº 193, no Centro).

Termina seleção para vagas no Liceu do Centro de Petrópolis (Foto: Andressa Canejo/G1)

As provas foram realizadas no dia 7 de dezembro, na unidade de ensino, que fica na Rua Oscar Weinschenck nº 150, no horário de 14h às 17h. Candidatos portadores de deficiência puderam fazer a prova das 14h às 18h. O resultado final e a primeira convocação serão divulgados no site da Prefeitura, no dia 19 de dezembro, a partir das 14 horas e republicados aqui no Blog da instituição um dia após a divulgação oficial. A matrícula dos alunos da primeira convocação será realizada no período de 6 a 8 de janeiro de 2015, na secretaria do Liceu, das 10h às 18h.

No ato da matrícula, o responsável deverá preencher o Requerimento de Matrícula e apresentar os seguintes documentos: cópia da Certidão de Nascimento e/ou documento de identidade do aluno; cópia do documento de identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável legal; comprovante de residência; declaração ou Histórico Escolar original do 5º ano do Ensino Fundamental do aluno; três fotografias recentes, em formato 3x4, do aluno; cópia do cartão do Bolsa Família, se beneficiário; parecer clínico específico para alunos na modalidade da Educação Especial (incluídos pelo MEC).

Não terá direito à matrícula o candidato classificado que não comprovar, no ato da matrícula, a conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental através de Declaração ou Histórico Escolar originais. Haverá mais duas convocações, respectivamente nos dias 15 e 26 de janeiro de 2015, para atender novos alunos, respeitando a classificação geral, com as vagas remanescentes da primeira convocação.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Mostra de Ciências

Os alunos do ensino médio do Campus II realizaram no último dia 18 de Novembro (Terça-Feira) uma mostra de Ciências que foi muito bacana. Os trabalhos foram instruídos e supervisionados pelo professores Marcelo (Química), Aline (Física) e Sandra (Biologia).

O evento foi visitado pelos alunos da escola municipal professora Maria Campos, pelos alunos e professores do Campus II e pela diretora de gestão do Liceu, Renata Martins que orgulhosa disse que o trabalho foi muito legal.



Você pode conferir mais fotos do evento em nossa página do Facebook, clicando aqui.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Desfile Cívico

Tradicionalmente é realizado um desfile cívico anual que acontece no dia 7 de Setembro em todo país devido a comemoração da Independência do Brasil. Neste dia comemoramos o dia da Pátria.

O desfile aqui em Petrópolis é sempre muito visitado. São muitas as escolas e entidades que participam neste dia e é claro que o Liceu não fica de fora. Nossa escola sempre é destaque na avenida, não só pelo tamanho enorme de pelotões, mas também pela qualidade do desfile que é rigorosamente supervisionado pelos comandantes da Guarda de Honra Imperial e da Banda Imperador Pedro II, que compõem o nosso desfile. Como se já não brilhássemos neste dia, este ano a escola apresentou algumas novidades.

A direção do Liceu Municipal adquiriu novos uniformes para a Banda Marcial Imperador Pedro II que entrou com enorme prestígio na avenida com o repertório cheio e com grandes nomes.


A Guarda do Honra Imperial esbanja coordenação, disciplina e excelência. O grupo que possui diversas formações, foi o responsável pela formação de todos os pelotões do Liceu, entre eles Gala Estadual, Gala Nacional, Gala sem Bandeira, Adidas Masculinos, Adidas Feminino, Mais Educação entre outros.

O Coral Voz Imperial que possui uma incrível equipe desfilou em um pelotão esbanjando rigor e simpatia.

O Karatê compareceu com muita notoriedade já que demonstrou muita força e energia e ainda apresentou algumas lutas que empolgaram os visitantes.

Você pode conferir diversas fotos do desfile em nossa página no Facebook, clicando aqui.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

II Festival de Arte do Liceu


No Sábado, dia 23 de Agosto o Liceu Municipal realizou o II Festival de Arte, que da mesma forma que o I Festival, este ocorreu no Campus II, só que a programação dessa vez foi bem mais extensa. O evento teve bandas, danças folclóricas, Dj e ainda venda de diversos quitutes. Foi um sucesso! Os alunos adoraram e contagiaram alegria.

O Festival teve diversas barracas que vendiam Tortas, Salsichões, Cachorros-Quente, Refrigerantes, Pizzas, Batatas-Fritas, Pasteis, Pipocas, Doces, Coquetéis de Frutas entre outros. Os alunos do 3º ano Organizaram um Correio do amor que foi sucesso entre os convidados da festa.

Na ocasião a entrada do evento foi paga na portaria, tendo tido os alunos (portando a caderneta escolar) a entrada gratuita.

Apresentado pela Orientadora Pedagógica do Campus II, Ana Labronici animou a festa apresentando banda compostas pela alunos da escola que tocaram ritmos do mais clássico, ao mais popular. Teve ainda a apresentação de dois grupo de danças folclóricas germânicas, o Bergstadt e o Kaiserstadt. Claro que não podemos esquecer a presença do Dj, que lotou o ginásio (nossa pista de dança) com os ritmos que mais agitam a molecada.

Você pode conferir diversas fotos do evento em nossa página do Facebook.

sábado, 22 de novembro de 2014

Calendário de Provas - Ensino Fundamental - Campus II - 4º Bimestre


1-Calendário de avaliações do 4° bimestre

Data
6° ano
7° ano
8° ano
9° ano
24/11 (2ªf)
Português
Português
Português
Português
25/11 (3ªf)
Geografia/Inglês
Geografia/Inglês
Geografia/Inglês
Geografia/Inglês
26/11 (4ªf)
História
História
História
História
27/11 (5ªf)
Ciências
Ciências
Ciências
Ciências
28/11 (6ªf)
Matemática
Matemática
Matemática
Matemática














2- As disciplinas de Educação Fisica, HGPT/ET, Ensino Religioso e Arte não terão provas. Os alunos deverão ser avaliados através de dois instrumentos, no mínimo, a critério do professor.

3- As provas serão aplicadas obedecendo ao calendário acima e nos seguintes horários:

6° ano – entrarão 13h ás 15h                      8° ano – entrarão 7h30 ás 9h15
7° ano – entrarão 15h15 ás 17h15              9° ano – entrarão 9h30 ás 11h15

4- A segunda chamada deverá ser solicitada por alunos maiores de dezoito anos ou responsável legal para menores de idade, através de requerimento próprio, na secretaria do Campus I,num prazo máximo de 48 horas. Após a solicitação o aluno deverá aguardar a avaliação do documento pela equipe gestora. Sendo ele deferido a escola informará aos professores e a segunda chamada será aplicada somente nos dias 04/12 e 05/12. ATENÇÃO: CASO O ALUNO FALTE ALGUMA AVALIAÇÃO, O RESPONSÁVEL DEVERÁ SE DIRIGIR IMEDIATAMENTE A ESCOLA PARA FAZER O REQUERIMENTO, DEVIDO AO CURTO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE A ÚLTIMA AVALIAÇÃO DO BIMESTRE E OS CONSELHOS DE CLASSE/PROMOÇÃO.

5- Os Conselhos de Classe/Promoção serão nos dias 10/12 e 11/12.

6- Estudem para as provas, respondam as questões com bastante atenção e não entreguem com questões em branco.

7- Cumpram os prazos de entregas de trabalhos para que não sejam prejudicados em suas notas finais.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Copa do Mundo 2014


O clima da Copa do Mundo tomou conta do Liceu Municipal. Durante toda o período de jogos, as atividades se concentraram ao som de apitos, vuvuzelas e tambores das torcidas que apresentaram diversos trabalhos com o tema.

Com destaque ao verde e amarelo, a decoração da escola, feita pelos alunos, também reúne as cores das outras nações que competiram no mundial.

A professora de educação artística Alba Valéria idealizou junto com os alunos diversos enfeites para que a escola pudesse entrar no ritmo da Copa. A intenção principal foi motivar os alunos em relação à competição da Copa do Mundo e trabalhar a interdisciplinaridade escolar.

Já com os professores de educação física e língua estrangeira, os alunos foram incentivados a conhecer os diferentes países que participaram do mundial, dando ênfase à história, cultura e tradição de cada um.

Você pode conferir centenas de fotos dos trabalhos, maquetes e enfeites confeccionado pelos alunos na nossa página do Facebook, clicando aqui.

Festa da Cultura Afro-Brasileira de Petrópolis


Nesta quinta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, será aberta a Festa da Cultura Afro-Brasileira de Petrópolis, promovida pela Prefeitura por meio da Fundação de Cultura e Turismo. A solenidade de abertura será às 10h da manhã na Praça da Liberdade, diante do busto de Zumbi dos Palmares. Com a presença de autoridades, o herói da resistência negra à escravatura, celebrado nesta data, será homenageado com a coroação do busto ali existente. Em seguida, haverá rodas de Capoeira e de Maculelê, com Mestre Fumacinha e alunos da rede pública municipal. Também abrirá as portas nesse horário o Palácio de Cristal, onde será desenvolvida uma extensa programação cultural e de lazer até o domingo, dia 23. O espaço terá barracas de comidas típicas e artesanato temático, que funcionarão das 10h às 22h. A entrada é franca.

A programação cultural do palácio, no primeiro dia da festa, começa às 14h com a palestra “Quem foi Zumbi dos Palmares”, do pedagogo Sérgio Soares, missionário por 10 anos na África. Prossegue com um espetáculo de dança (“Soul Dance”, de David Bittencourt às 15h30), outro teatral (“Zumbi a Liberdade Conquistada”, com músicos e dançarinos liderados pelo Mestre PC às 18h) e termina com o show de percussão da Companhia de Percussão Afro Lata, do grupo Afro Reggae do Rio de Janeiro, às 20h30.

Em mais três bairros da cidade acontecem eventos que integram a festa: Itaipava, Nogueira e Pedro do Rio, além da Oficina de Cozinha Afro-Brasileira oferecida pelo Senac, que será na sexta-feira. Confira a programação completa e participe com toda a família.

PROGRAMAÇÃO

PRAÇA DA LIBERDADE - Centro Histórico

DIA 20 - Quinta
10h – Abertura oficial
Solenidade com a presença de autoridades em homenagem a Zumbi dos Palmares, com coroação do busto existente na praça.
- Rodas de Capoeira e Maculelê – Mestre Fumacinha e alunos da rede pública municipal.

DIA 23 - Domingo
10h – Artes afro-brasileiras de roda (capoeira, maculelê, jongo, roda de samba etc.) – Grupos petropolitanos diversos (palco externo) – Grupos petropolitanos diversos
- Grande Abraço na Praça
- Caminhada em direção ao Palácio de Cristal

PALÁCIO DE CRISTAL - Rua Alfredo Pachá s/nº - Centro Histórico

DIA 20 - Quinta
14h – Palestra: “Quem foi Zumbi dos Palmares” - Sérgio Soares, pedagogo e missionário por 10 anos na África
15h30 – Dança: “Soul Dance” - David Bittencourt (Palco externo)
18h – Espetáculo teatral: “Zumbi a Liberdade Conquistada” – Músicos e dançarinos, liderados pelo Mestre PC
20h30 – Show de ritmos: Apresentação da Companhia de Percussão Afro Lata, do grupo Afro Reggae (palco externo)

DIA 21 - Sexta
10h30 – Palestra: “Literatura Afro-Brasileira?” – professora e escritora Bianca Della Nina (palco interno)
10h30 às 12h – Oficina: Bebê Abayomi (confecção de boneca africana) – Luiza Borba (palco externo)
14h – Artes afro-brasileiras de roda (capoeira, maculelê, jongo, roda de samba etc.) – Grupos petropolitanos diversos (palco externo)
15h30 – Coral: Apresentação do Coral de Libras do Instituto Emanuel (palco externo)
16h30 – Dança: Apresentação de street dance com músicas de Angola – Marcelo Cruz e grupo Top Street Dance (palco externo)
18h – Coral: Apresentação do Coral do CDDH acompanhado com atabaques (palco interno)
20h30 – Música: show do cantor petropolitano Grabriel Silva, que está participando do programa de TV “The Voice”. (palco interno)

DIA 22 - Sábado
10h30 – Palestra: “A Liberdade como o Desabrochar de uma Flor” - Prof. Maurício Vicente Ferreira Junior, diretor do Museu Imperial. (palco interno)
10h30 às 12h – Oficina: Bebê Abayomi (confecção de boneca africana) - Luiza Borba (palco externo)
14 h 30h - Artes afro-brasileiras de roda (capoeira, maculelê, jongo, roda de samba etc.) – Grupos petropolitanos diversos (palco externo) – Grupos petropolitanos diversos (palco externo)
15h30 – Dança: Apresentação de Street Dance do grupo do Instituto Emanuel (palco externo)
16 h30 – Dança: Apresentação do Projeto Morro - Bruno Gonçalves (palco externo)

DIA 23 - Domingo
10 h30 – Oficina: Percussão - Paulo Peçanha (palco externo)
11 h30 – Palestra: “História de ontem e de hoje no Quilombo da Tapera” - Adão Casciano, líder da Comunidade Quilombola (palco interno)
12h – Chegada dos caminhantes vindos da Praça da Liberdade (jardim do palácio)
- Abraço no Palácio de Cristal
14h30 – Exibição de artes afro-brasileiras de roda (capoeira, maculelê, jongo, roda de samba etc.): Grupos petropolitanos diversos (palco externo)
18h – Música: Apresentação do grupo musical Sambare (palco interno)
20h30 –Música: Show do grupo Odara e Filhos da Terra, com repertório de reggae. (Palco interno)

OFICINA: TRANÇAS NAGÔ
De 20 a 23 – 10h30 às 22h
Ao longo de todos os dias, tranceiras ensinarão a fazer trança nagô, com uma demonstração em cada participante (jardim do palácio).

EXPOSIÇÕES
De 20 a 23 – 10h às 22h
- “O Imaginário em Madeira” - José Heitor da Silva – Esculturas em madeira criadas pelo artista plástico, de origem afro-brasileira.
- “História da Cultura Afro-brasileira” – Informações e imagens sobre a contribuição da cultura africana à formação cultural do Brasil.
- Varal de Poesia: “A Contribuição da cultura africana na formação da sociedade Brasileira” – Poesias sobre o tema,escritas por alunos do 3º ao 9º ano das escolas públicas da rede municipal, organizadas pela professora Denise Schmidt do Amaral, da Secretaria Municipal de Educação.

CENTRO DE CULTURA RAUL DE LEONI - Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico

EXPOSIÇÕES
- “Cumpadres de Ogun” – Serigrafias de Carybé – Acervo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis em exibição na Galeria Aloysio Magalhães - das 13h às 18h (terça a sábado) e 13h às 17h (domingo). Até 30 de novembro.
- “Africanidade” - Exposição interativa de vídeos, documentos, livros e CD’s – Acervo do Arquivo Municipal e da Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, em exibição na biblioteca – das 8h às 18h (segunda a sexta). Até 28 de novembro.

FESTIVAL DE FILMES
Cine Humberto Mauro
(20 a 29 de novembro)
- Dia 20 – Quinta, 19h: “Lugar Nenhum na África”, de Caroline Link, com Juliane Köhler, Matthias Habich e Andrew Sachs. Classificação: 14 anos.
- Dia 22 – Sábado, 17h: “O Espírito da Selva”, de Gray Hofmeyr, com Malcolm McDowell, Susan Strasberg, John Carson e Martin Adamiel. Classificação: 14 anos
- Dia 27 – Quinta, 19h: “Entre Dois Amores”, de Sydney Pollack, com Meryl Streep, Robert Redford e Klaus Maria Brandauer. Classificação: 16 anos
- Dia 28 – Sexta, 19h: “África dos Meus Sonhos”, de Hugh Hudson, com Kim Basinger, Vincent Perez e Liam Aiken. Classificação: 14 anos.
- Dia 29 – Sábado, 17h: “Tensão em Ruanda”, de Robert Favreau, com Luc Picard, Fatou N'Diaye e Céline Bonnier. Classificação: 18 anos.

UNIDADE SENAC PETRÓPOLIS - Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro Histórico (Tel: 24 2231-7001)

OFICINA DE COZINHA AFRO-BRASILEIRA – SENAC
Dia 21 – Sexta. 13h
Workshop gratuito a ser realizado no Laboratório de Cozinha do SENAC. Inclui os ingredientes de preparo e conta com 25 vagas. As inscrições devem ser feitas a partir das 12h (uma hora antes do início) na recepção da Unidade SENAC Petrópolis, localizada em frente ao Palácio de Cristal.

ITAIPAVA - Sala de Leitura do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes

Até 30 de novembro
- ARTES PLÁSTICAS – Projeto “África de Todas as Cores” – Pintura coletiva de uma tela com desenho da artista Heloisa Wenceslau, a ser pintada pelos próprios visitantes, que irão colorir uma pequena parte da tela.

EXPOSIÇÕES
- "Bancada Infantil - Uma África de Histórias” – exposição e disponibilização para leitura no local dos livros ligados ao tema, de autores como Ziraldo, Heloisa Prieto, Jorge Amado, Orígenes Lessa e outros.
- “Uma Janela Para a Consciência” – Exposição do livro A Cabeça do Brasileiro. de Alberto Carlos Almeida, com painel de exibição das páginas do capítulo 9, para despertar o olhar crítico sobre a realidade do preconceito racial no Brasil. Após a exposição, o livro estará disponível para empréstimo domiciliar).
- “A África da Literatura” – Exposição de livros, contos e curiosidades literárias que envolvem o tema, bem como os produzidos por escritores de origem afro-brasileira, como Machado de Assis.

NOGUEIRA - Centro Cultural Estação Nogueira

Dia 19 – Quinta
10h – “Castro Alves e a Abolição da Escravatura”
– Apresentação audiovisual sobre a vida e obra do “Poeta dos Escravos”
– Leitura interpretativa de trechos de um poema por alunos da rede municipal
– Debate

PEDRO DO RIO - Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa (Rua Capitão José Leal, s/nº)

Dia 26 – Quarta
19h30 – Debate: “Somos uma raça: a humana” – Mandela
(Encontro Mensal de Oficina de Filosofia Prática) - mediador José Luiz Fernandes, bacharel em filosofia (Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, Rua Capitão José Leal, s/nº)

*Programação sujeita a alterações.
*Para mais informações, Disque Turismo: 0800 024 1516.

sábado, 15 de novembro de 2014

Calendário de Provas - Ensino Fundamental - Campus I - 4º Bimestre


1-Calendário de avaliações do 4° bimestre

Data
6° ano
7° ano
8° ano
9° ano
24/11 (2ªf)
Português
Português
Matemática
Matemática
25/11 (3ªf)
Geografia/Inglês
Geografia/Inglês
Geografia/Inglês
Geografia/Inglês
26/11 (4ªf)
História
História
História
História
27/11 (5ªf)
Ciências
Ciências
Português
Português
28/11 (6ªf)
Matemática
Matemática
Ciências
---------------
01/12 (2ªf)
---------------
---------------
---------------
Ciências









2- As disciplinas de Educação Fisica, HGPT/ET, Ensino Religioso e Arte não terão provas. Os alunos deverão ser avaliados através de dois instrumentos, no mínimo, a critério do professor.
3- As provas serão aplicadas obedecendo ao calendário acima e nos seguintes horários:

6° ano – entrarão 13h ás 15h                       8° ano – entrarão 7h 30 ás 9h 15
7° ano – entrarão 15h 15 ás 17h 15             9° ano – entrarão 9h 30 ás 11h 15

4- A segunda chamada deverá ser solicitada por alunos maiores de 18 anos ou responsável legal para menores de idade, através de requerimento próprio, na secretaria do Campus I,num prazo máximo de 48 horas. Após a solicitação o aluno deverá aguardar a avaliação do documento pela equipe gestora. Sendo ele deferido a escola informará aos professores e a segunda chamada será aplicada somente nos dias 04/12 e 05/12. ATENÇÃO: CASO O ALUNO FALTE ALGUMA AVALIAÇÃO, O RESPONSÁVEL DEVERÁ SE DIRIGIR IMEDIATAMENTE A ESCOLA PARA FAZER O REQUERIMENTO, DEVIDO AO CURTO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE A ÚLTIMA AVALIAÇÃO DO BIMESTRE E OS CONSELHOS DE CLASSE/PROMOÇÃO.

5- Os Conselhos de Classe/Promoção serão nos dias 10/12 e 11/12.

6- Estudem para as provas, respondam as questões com bastante atenção e não entreguem com questões em branco.

7- Cumpram os prazos de entregas de trabalhos para que não sejam prejudicados em suas notas finais.

Calendário de Provas - Ensino Médio - 4º Bimestre


1- Calendário de avaliações do 4° bimestre:



2- As provas terão inicio às 19h30, e o jantar será servido a partir das 18h30.

3- Os Conselhos de Promoção serão nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro. Sendo Assim não haverá aula durante o período citado.

4- A segunda chamada deverá ser solicitada por alunos maiores de 18 anos ou responsável legal para menores de idade, através de requerimento próprio, na secretaria do Campus I, num prazo máximo de 48 horas. Após a solicitação o aluno deverá aguardar a avaliação do documento pela equipe gestora. Sendo ele deferido a escola informará aos professores e a segunda chamada será aplicada somente nos dias 04/12 e 05/12. ATENÇÃO: CASO O ALUNO FALTE ALGUMA AVALIAÇÃO, O RESPONSÁVEL DEVERÁ SE DIRIGIR IMEDIATAMENTE A ESCOLA PARA FAZER O REQUERIMENTO, DEVIDO AO CURTO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE A ÚLTIMA AVALIAÇÃO DO BIMESTRE E OS CONSELHOS DE CLASSE/PROMOÇÃO.

5- Os alunos só poderão ser liberados a partir das 20h30.

6- ENTREGA DOS BOLETINS:
12/12 - 19:00H – 3ª série – Campus I e II;
15/12- 19:00H – 1ª série – Campus I e II;
16/12- 19:00H – 2ª série – Campus I e II;

7- Estudem para as provas, respondam as questões com bastante atenção e não entreguem com questões em branco. Cumpram os prazos de entregas de trabalhos para que não sejam prejudicados em suas notas finais.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Governo sanciona lei que institui cotas para pós-graduação nas universidades estaduais




O governador Luiz Fernando Pezão sancionou, na sexta passada, a lei 6.914, que estabelece um sistema de cotas para ingresso em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), de especialização, aperfeiçoamento e outros instituídos nas universidades públicas estaduais — Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Centro Universitário Estaduall da Zona Oeste (UEZO) e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Estado, a lei visa a assegurar gratuitamente aos graduados “o aprimoramento, a qualificação, e a especialização profissional, desde que carentes”. A oferta de vagas para os cotistas é limitada a 20% do total de número de postos existentes em cada uma das atividades oferecidas.

Desse total, 12% são destinadas a estudantes graduados negros e índios; 12% a estudantes da rede pública ou privada de ensino superior; e 6% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, bombeiros, inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço. A lei trata como estudante carente o graduado da rede privada de ensino superior beneficiário de bolsa de estudo, do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou outro tipo de incentivo do governo. Já os graduados da rede pública se valem da condição socioeconômica utilizada por órgãos oficiais.

De acordo com a nova lei, as instituições de ensino, "no exercício de sua autonomia, adotarão os atos, e procedimentos necessários para a gestão do sistema, observados os princípios e regras estabelecidos na legislação estadual". As mesmas regras do sistema de cotas são aplicadas a cursos oferecidos em parceria com fundações públicas, privadas ou entidades sem fins lucrativos. O projeto (694-A/11), de autoria do deputado Zaqueu Teixeira (PT), fora aprovado no dia 15 de outubro pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).

Estado oferece bolsas de estudo na UCP


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e a Fundação Dom Cintra, ambos com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) passam oferecer 500 bolsas de estudos para cursos de graduação na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). São eles: Tecnologia em Logística, Tecnologia em Gestão de Qualidade, Tecnologia em Manutenção Industrial e Tecnologia em Controle de Obras. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 3 de dezembro. Devem ser feitas exclusivamente pelos sites http://www.ucp.br ou http://www.domcintra.org.br.
 “A formação de tecnólogos que vamos oferecer é uma graduação de nível superior e que contribui muito para melhorar a estrutura das empresas. Nos cursos ofertados a área do conhecimento é focada. Desta forma, a partir de mão de obra qualificada e diferenciada temos um aumento na produtividade e melhoria da qualidade dos processos”, explica Regina Máximo, pró-reitora acadêmica da UCP.
Poderão participar do vestibular todos os alunos da rede pública e privada. O preenchimento das vagas vai respeitar o sistema de cotas, com 45% das vagas reservado a três grupos: estudantes negros ou indígenas; estudantes oriundos da rede pública de ensino ou da rede particular através do Programa Todos Pela Educação do Município de Petrópolis ou programa equivalente de outros Municípios e por fim pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

#ENEM2014 Divulgação dos gabaritos oficiais

Inep deve divulgar gabaritos oficiais até quarta-feira e os resultados indivuais dos candidatos estarão disponíveis só em janeiro.



Os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser divulgados até dia 12 no site http://portal.inep.gov.br/enem. Já os resultados individuais da avaliação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão disponibilizados em janeiro, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha do candidato.

As provas foram aplicadas no fim de semana em 1,7 mil cidades brasileiras. Mais de 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame, mas houve taxa de abstenção de 28,6%, próximo aos 29% de 2013, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

A edição deste ano teve 1.519 eliminações. Entre os motivos mais comuns está o uso indevido de celular: 236 candidatos foram eliminados dessa forma, o quíntuplo dos 47 casos observados no ano anterior. Em 2013, houve um total de 1500 eliminações.

domingo, 9 de novembro de 2014

#ENEM2014 candidatos encerram maratona de provas

Candidatos chegam para o primeiro dia de provas na Uerj, neste sábado

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegam agora ao final da edição de 2014. Ao todo, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a maior porta de entrada para as universidades federais brasileiras. A aplicação começou às 13h (horário de Brasília), e teve cinco horas e meia de duração, com 90 questões de linguagens, que engloba português, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. As provas foram aplicadas em 1.752 municípios, com 17.367 locais e um total de 242.948 salas.

No sábado, os candidatos já enfrentaram uma maratona com 90 questões de ciências humanas e da natureza.

Como acontece anualmente, o momento do fechamento dos portões também teve muita tensão, com vários atrasados ficando de fora dos locais de prova. A estudante Amanda Alli, de 19 anos, foi protagonista da cena mais chamativa do primeiro. Ela se atirou ao chão e chorou muito por chegar à Uerj, maior local de provas do estado, às 13h01m, portanto com um minuto de atrasada, e encontrar os portões fechados. Ela tentou, mas não conseguiu convencer os seguranças a deixá-la entrar.

- Saí de casa, em Pilares (Zona Norte), ao meio-dia, e estava tudo parado. Minha mãe fez vários caminhos diferentes, mas o trânsito estava complicado. Desci e peguei um mototáxi. Quando cheguei, o portão estava sendo fechado do outro lado da rua. Era só atravessar - lamentou a jovem, que tentaria pela terceira vez uma vaga em Jornalismo.

Outro problema que se repetiu foi a publicação de fotos da prova em redes sociais. Pouco depois do início da aplicação, imagens de cartões de resposta começaram a correr a internet. O Ministério da Educação informou que 65 inscritos por uso indevido de telefones celulares foram eliminados.

Quanto ao conteúdo, boa parte dos comentários classificaram a prova como "fácil", apontando as questões de física e química como as mais difíceis. Personagens do imaginário infanto-juvenil apareceram entre os itens. O "Pequeno Príncipe", obra do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, foi usado numa questão de geografia, enquanto a "Turma da Mônica", de Mauricio de Sousa, apareceu num tópico de física.

REGRAS

O tempo mínimo para o candidato permanecer em sala é de duas horas. Para sair do local com o caderno de questões em mãos, ele só pode ir embora meia hora antes do término do horário do exame.

Os candidatos só podem realizar a prova usando caneta transparente com tinta esferográfica preta. Todos devem levar documento de identidade original com foto. Quem não tiver um documento deve levar um boletim de ocorrência registrado com menos de 90 dias de antecedência. Celulares e quaisquer outros aparelhos eletrônicos são proibidos. Em 2013, 47 candidatos foram eliminados por uso de eletrônicos. Parte deles foi flagrada após publicar fotos da prova em redes sociais.

Este ano, o Ministério da Educação (MEC) usou 17 mil detectores de metal portáteis nos milhares de locais de prova. Os aparelhos poderão ser usados a qualquer momento pelos fiscais. O governo também terá pessoas monitorando as redes sociais, para o caso de, mais uma vez, estudantes desafiarem a regras postando imagens das salas de aplicação.

Em 2014, mais de 93 mil pessoas solicitaram atendimento específico para realizar o exame. Destes, 9,2 mil são mulheres grávidas e 13,8 mil são mães que precisam amamentar seus filhos. Também há 13,8 mil idosos, 17 pessoas hospitalizadas e 63,3 mil sabatistas, isto é, estudantes que guardam o sábado para o exercício de sua religião, que chegarão aos locais de prova no mesmo horário dos outros candidatos, mas ficarão confinados para começar suas provas após o  por do sol.

#ENEM2014 Participantes do Enem flagrados em selfies serão eliminados

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse nesta sexta-feira que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que forem flagrados fazendo selfies ou qualquer foto durante as provas serão eliminados do exame. O Enem será realizado neste sábado e domingo e, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores, os participantes não podem utilizar celulares e equipamentos eletrônicos nas salas onde o teste é aplicado. Uma equipe do Ministério da Educação vai monitorar redes sociais, a fim de identificar e excluir do exame eventuais participantes que postem imagens de dentro das salas.

O ministro da Educação, José Henrique Paim, durante entrevista coletiva sobre o Enem

- São proibidos (selfies e fotos). Será o mesmo processo que fizemos o ano passado e vamos agir com mais rigor ainda. Qualquer tentativa de fraude vai ser coibida. Queremos garantir que haja isonomia no exame, por isso esse rigor é necessário - disse Paim, lembrando que 47 pessoas foram excluídas do Enem em 2013 por uso de celular durante as provas.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, ressalvou que a proibição diz respeito ao uso de celulares e aparelhos eletrônicos durante as provas. Os participantes não estão proibidos de portar celular, mas devem guardar o aparelho, devidamente desligado, dentro de uma embalagem que será fornecida nos locais de exame.

- Não é que a pessoa não possa levar celular. Celulares e quaisquer objetos eletrônicos deverão ficar em embalagem porta-objeto, desligados - disse Soares.

O ministro destacou a importância de que os 8,7 milhões de inscritos compareçam e façam o exame neste fim de semana. O Inep enviou mensagens de texto, do tipo SMS, a quem se inscreveu novamente neste ano, depois de ter faltado às provas no ano passado. Paim destacou que a mensagem faz um apelo à consciência dos inscritos, lembrando que o ato da inscrição gera custos de logística e segurança ao governo. Assim, enfatizou ele, o MEC gostaria que caísse a taxa de abstenção, que ficou em cerca de 29% no ano passado.

- Temos de lembrar aos participantes que é importante que eles tenham responsabilidade em relação à inscrição. O candidato precisa considerar que existe um custo envolvido. A consciência dele tem de saber que o comparecimento é importante - disse Paim.

O custo do Enem para o governo federal, já descontada a arrecadação com a taxa de R$ 35 cobrado dos inscritos pagantes, é de R$ 453,5 milhões, segundo o ministro. Alunos da rede pública matriculados no 3.º ano do ensino médio e quem declara ser de baixa renda são isentos da taxa de inscrição. Na média, o custo para o governo ficou em R$ 52 por participante.

O esquema de segurança conta com detectores de metal. Todos os locais de prova terão pelo menos um detector de metais, do tipo manual: o funcionário da segurança passa o aparelho rente ao corpo do participante. O uso do aparelho será feito a critério dos fiscais em cada local de prova.

O Enem será aplicado em 1.752 municípios, num total de 17.367 locais de provas, com 242.948 salas. Num exame em que todos os números são astronômicos, o número de trabalhadores e colaboradores envolvidos na realização do teste chega quase a 1 milhão de pessoas: 916.617, considerando fiscais de sala, coordenadores locais, municipais e regionais, mais as forças de segurança (Polícias Militares, Civis, Federal, Rodoviária Federal e Forças Armadas). A empresa Módulo, de gestão de riscos, auxilia o trabalho de prevenção de falhas.

- Estamos muito seguros - disse Soares.

Paim enfatizou que o Enem segue o horário de Brasília. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h em ponto, quando terá início o exame. Em estados com fuso-horário diferente do de Brasília, os participantes devem ficar atentos e fazer as contas. No Acre, por exemplo, que está três horas atrás de Brasília atualmente, devido ao horário de verão, os portões dos locais de prova serão abertos às 9h e o teste começará às 10h.

Indagado sobre sua permanência à frente do MEC no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, Paim respondeu que caberá a ela bater o martelo:

- Estou muito satisfeito com o trabalho que eu implementei aqui. Então, a presidenta que vai decidir.

A previsão do MEC é que os resultados do Enem deste fim de semana sejam divulgados em janeiro. O ministério também disponibilizará, em data ainda a ser divulgada, os espelhos da redação para que os participantes tenham acesso à correção de seus textos.